TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Juros E Inflação

Dissertações: Juros E Inflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.116 Palavras (9 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 9

Juros

Juros seria o preço do dinheiro emprestado ou aplicado no qual será cobrada de quem efetuou um empréstimo e deve-se pagar ao proprietário do capital emprestado. Essa percentagem de juros, nada mais é do que o valor que o dono cobrará pelo tempo que não poderá usá-lo ou ainda o período no qual o valor emprestado não foi pago. As taxas de Juros variam normalmente segundo uma base e/ou contrato, onde serão analisados o risco agregado no investimento (salientando que quanto mais arriscado o investimento deve-se exigir taxas de juros proporcionalmente maiores), a aplicação, as expectativas inflacionárias e etc.

Podemos ainda dizer que os juros podem ser compreendidos com um tipo de aluguel, uma vez que as taxas seriam compensações pagas pelo credor do empréstimo para obter algum direito sobre o dinheiro até o dia do pagamento. Já sobre o outro lado da moeda o credor recebe por sua vez a compensação por não usar esse dinheiro até o dia do pagamento e ainda por estar sujeito a riscos, como o de não ser pago. Representa ainda o custo a suportar pelo dinheiro que se pede emprestado (taxa de juro ativa) ou o rendimento que se recebe quando se faz uma aplicação financeira (taxa passiva).

No Brasil, por exemplo, os bancos utilizam uma taxa de referência básica chamada SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia),criada em 1979 pelo Banco Central do Brasil, cujo o objetivo seria tornar mais transparente e segura a negociação de títulos públicos. Sendo este ainda um sistema eletrônico do qual permite atualizações diárias das posições das instituições financeiras, assegurando maior controle sobre as reservas bancárias.

Atualmente a Selic identifica também as taxas de juros que refletem a média de remuneração dos títulos federais negociados com os bancos, sendo ainda considerada a taxa básica por que é usada em operações entre bancos, obtendo assim grande influência sobre os juros de toda a economia. No Brasil ela é considerada a taxa básica de juros, porque é usada em operações e empréstimos de curto prazo entre os bancos, balizando todas as demais, como os juros do parcelamento da compra de um eletrodoméstico, por exemplo.

Existem essencial duas taxas de juros relevantes para os agentes econômicos: a taxa de juros de referência, definida pela autoridade monetária (no caso Europeu), o Banco Central Europeu e as taxas de Euribor. As taxas do BC possuem grande influência na atividade económicas podendo estimulá-la ou reduzi-la, já a segunda são relevantes uma vez que servem de indexantes na maioria dos créditos concedidos aos agentes econômicos. Possuindo esta quatro prazos diferentes - a 1, 3, 6 e 12 meses – que representam a expectativa dos agentes económicos em relação à evolução da taxa de juro de referência estipulada pelo BCE nesse período. Exemplificando :

• Taxa de inflação - quanto maior for à inflação, maior será a taxa de juro nominal, de forma a proporcionar uma taxa de juro real positiva ou não muito negativa;

• A procura de moeda - sendo a taxa de juro o preço pago pela utilização do dinheiro, quanto maior for a procura da moeda, maior será a taxa de juro;

• O risco do devedor - ao aumentar o risco do devedor e a possibilidade de incumprimento, maior será a taxa de juro.

Modalidade de Juros

Visto ainda que no mercado financeiro existem diversas modalidades de juros como os juros compostos, juros nominais, juros de mora, juros reais, juros rotativos, juros sobre capital próprio entre outras, as quais conceituaremos algumas a baixo:

• Juros Compostos: Juros compostos são os juros de um determinado período somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Atualmente o sistema financeiro utiliza o regime de juros compostos pois comparado aos juros simples oferece um retorno maior, onde os valores dos rendimentos se tornam fixo. É no caso do juros composto ao mês, incide mês a mês de acordo com o somatório acumulativo do capital com o rendimento mensal, isto é, prática do juro sobre juro.

A fórmula de juros compostos pode ser escrita através da remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro, e o valor da dívida é sempre corrigida e a taxa de juros é calculada sobre esse valor. O regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia.

• Juros Nominais: Essa taxa de juros nominais são os definidos no contrato, é que obrigatoriamente deve ser indicada em todos os contratos de crédito ou nas aplicações e corresponde ao período de um ano. Essa taxa ainda é usada para demonstrar os efeitos da inflação no período analisado, tendo por base os fundos financeiros (empréstimos).

• Juros sobre capital próprio: É uma taxa de juros onde os acionistas, sócios e titulares de uma empresa dividem o lucro. Ésse pagamento é visto como despesa no resultado da empresa enquanto o dividendo não. Neste caso, o investidor terá que pagar o Imposto de Renda sobre o capital recebido. Essa questão fiscal é justamente o benefício da companhia, como esse pagamento é contabilizado como despesa da empresa, antes do lucro, ela não arca com os tributos repassando este ônus ao investidor. A opção entre dividendos e juros sobre capital próprio compete à assembleia geral, ao conselho de administração ou à diretoria da empresa.

Influência da Taxa de juros básica e influência sobre a economia

De forma geral, banco Central utiliza a taxa de juros para manter a inflação sob controle. Visto que se houver uma queda nós juros a população tem maior acesso ao crédito e consome mais. Com o aumento da demanda pode-se pressionar os preços caso a indústria não esteja preparada para atender esse maior consumo. Por outro lado, se os juros sobem, a autoridade monetária inibe consumo e investimento (eleva os preços dos produtos), a economia desacelera e evita-se que os preços subam --ou seja, que ocorra inflação.

Com a redução da taxa básica de juros (Selic), o BC também diminui a atratividade das aplicações em títulos da dívida pública. Assim, começa a armazenar um pouco mais de dinheiro em caixa no mercado financeiro para viabilizar investimentos que tenham retorno maior que o pago pelo governo. Já quando os juros sobem, acontece o inverso, o investimento em dívida suga como um ralo o dinheiro que serviria para financiar o setor produtivo.

Inflação

Em relação a Economia, é um conceito de Inflação designa o aumento continuado e generalizado dos preços dos bens e serviços, durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com