TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEIS DE OFERTA E DEMANDA - ULTILIDADE DECRESCENTE, MOTIVAÇÃO NA PUBLICIDADE

Trabalho Escolar: LEIS DE OFERTA E DEMANDA - ULTILIDADE DECRESCENTE, MOTIVAÇÃO NA PUBLICIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 7

LEIS DE O FERTA E DEMANDA - ULTILIDADE DECRESCENTE, MOTIVAÇÃO NA PUBLICIDADE.

SÃO PAULO

2013

LEIS DE OFERTA E DEMANDA - ULTILIDADE DECRESCENTE, MOTIVAÇÃO NA PUBLICIDADE.

A Lei da Oferta e da Procura tem o objetivo de estabilizar a procura e a oferta de um determinado bem ou serviço. Oferta é a quantidade do produto disponível em mercado, enquanto procura é o interesse existente em relação ao mesmo. A oferta depende do preço, da quantidade, da tecnologia utilizada na fabricação entre outras coisas relacionadas aos produtos e serviços. A procura é influenciada pela preferência do consumidor final, a compatibilidade entre preço e qualidade e a facilidade de compra do produto.

O fator determinante para a procura de um determinado bem ou serviço deixou de ser o preço, pois o mesmo sofre alterações por causa de qualquer desequilíbrio entre a oferta e a procura. Dessa forma, pode-se dizer que o preço de algo é determinado pelo próprio consumidor, pois quando esses passam a buscar mais um produto qualquer, o produtor eleva o seu preço, fazendo com que o consumidor pague mais se deseja adquirir o mesmo. Em contrapartida, quando um produto não é mais procurado o produtor é estimulado a deixar de produzi-lo para que não tenha despesas em relação à oferta sem demanda.

O preço de um bem ou serviço é fixado levando em consideração a relação entre a procura e a necessidade do consumidor final e, ainda, os custos gerados na fabricação e o tempo gasto em sua produção. Os fatores que influenciam o consumidor final a procurar um determinado produto são as necessidades em relação ao mesmo, o poder de compra, a concorrência, a qualidade, a satisfação do cliente entre outros.

Nesta denominação integram-se todos aqueles aspectos e processos internos das pessoas relacionados com o seu comportamento como consequência da influência publicitária. Estreitamente relacionados com estes mecanismos encontram-se as diferentes teorias existentes neste contexto.

Com a comunicação publicitária despertam os mecanismos que conduzirão a um comportamento determinado das pessoas afetadas por essa comunicação em relação com o próprio conteúdo da mesma. A comunicação publicitária tem duas componentes principais: por um lado, está a componente de caráter informativo, que trata de informar, de dar a conhecer algo sobre o objeto do anúncio; por outro lado, está a componente persuasiva, que, de uma forma mais clara, trata deliberadamente de exercer influência nas pessoas. Ambos aspectos, o informativo e o persuasivo, estão estreitamente unidos na intencionalidade da própria publicidade.

A dimensão informativa da publicidade pode influenciar o consumidor através do conhecimento e aprendizagem, despoletando as componentes internas (motivando) e externas (acto de compra).

A dimensão persuasiva da publicidade acelera a influência sobre o consumidor através das diferentes formas e mecanismos de persuasão.

A publicidade usa em maior ou menor grau a persuasão. Esta atual a diferentes níveis: persuasão racional, emotiva e inconsciente.

A persuasão racional assenta no comportamento lógico que pode esperar-se das pessoas quando se apresentam argumentos e fatos concretos. Estes podem referir-se a aspectos de natureza econômica, em forma de um melhor preço, de um menor consumo, de maior duração, ou de qualquer outra forma que no fundo representa um benefício ou vantagem para a pessoa em causa.

A persuasão emotiva está ligada aos sentimentos e emoções. Os sentimentos representam aspectos, estados afetivos complexos que existem em todas as pessoas, sem que se saiba, com certeza, como se formam, mas que influenciam o comportamento das pessoas. A emoção representa uma forma de excitação perante uma situação que normalmente leva à aparição de um sentimento. O carinho, o amor, a felicidade, a alegria, etc., são alguns dos principais sentimentos a que apela a publicidade através de processos associativos.

Na persuasão inconsciente existem os instintos, a sugestão e diversos outros aspectos que através da mensagem publicitária exercem a sua influência sedutora em forma muitas vezes de desejo, de posse. Somente alguns dos instintos existentes na pessoa podem ser ativados através da publicidade. Entre eles, está o instinto sexual, o instinto de auto-conservação e desenvolvimento, o instinto de oposição, de poder, o instinto material, de jogo, e o instinto gregário. A sugestão representa a influência exercida sobre a pessoa sem participação ativa da vontade como consequência da percepção de uma mensagem publicitária que põe em marcha o processo de sugestão.

Esquema geral dos mecanismos de autuação publicitária

O panorama que se encontra é de constante mudança. O avanço da tecnologia e das novas formas de organização do mercado, como os acordos comerciais que criaram eixos econômicos como Mercosul, Nafta, União Européia e Alca; alteraram profundamente as relações comerciais das empresas, gerando ambientes de competitividade acirradas, impulsionados pela globalização.

Outro grande fator que alterou completamente a economia mundial foi o crescimento econômico e a entrada da Índia e da China na lista dos países que grandes empresas gostariam de investir. Tal fato se deu pelo ato de mudanças políticas internas, propiciando a acelerada arrancada desses países como centros de produção mais baratos principalmente na área de tecnologia.

Empresas que antes reinavam no mercado com seus produtos e serviços únicos que atendiam às necessidades e expectativas de seus clientes, hoje travam uma verdadeira batalha de sobrevivência com outras empresas fornecedoras de produtos e serviços semelhantes. Num sistema globalizado as diversas unidades nacionais passam a ser componentes da mesma estrutura integrada de geração de valor, cujas estratégias globais levam à procura de redução de custos, à especialização das linhas de produção, entre outros atributos que visam à crescente eficiência e ao maior grau de competitividade. As estratégias empresariais se voltam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com