TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei Dos Redimentos Marginais Decrescentes

Casos: Lei Dos Redimentos Marginais Decrescentes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  499 Visualizações

Lei dos Rendimentos Decrescentes

Também conhecida por Lei das Produtividades Marginais Decrescentes, a Lei dos Rendimentos Marginais Decrescentes significa que os acréscimos de produção de um bem se vão tornando cada vez menores à medida que vamos acrescentando mais unidades de determinado fator produtivo, mantendo a quantidade dos restantes fatores produtivos constante.

Apesar de não constituir uma verdade universal (em determinadas situações pode verificar-se exatamente o contrário), a Lei dos Rendimentos Marginais Decrescentes pode ser observada empiricamente em numerosas situações, ajudando a explicar muitos fenómenos, constituindo também um dos pressupostos base para a formulação da teoria da oferta.

http://fotos.sapo.pt/EngWW3Z1obQanFq6hudY/ Produtividade Marginal

A produtividade marginal de um fator é o acréscimo na produção resultante da utilização de mais uma unidade do fator de produção, mantendo constantes as quantidades utilizadas dos outros fatores. Produtividade marginal do capital= Acréscimo de produto/Acréscimo de uma unidade de capital.

Aumentando-se a quantidade de um fator variável, permanecendo fixa a quantidade dos demais fatores, a produção, a princípio, crescerá a taxas crescentes; a seguir, após certa quantidade utilizada do fator variável, passará a crescer a taxas decrescentes; continuando o aumento da utilização do fator variável, a produção decrescerá.

Um exemplo, é o aumento do número de trabalhadores em uma certa extensão de terra. Numa primeira fase a produção aumenta, mas logo se chega a um estado de nenhum aumento na produção, devido ao excesso de trabalhadores em relação à extensão de terra que não aumentou.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com