TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA E OS GRUPOS NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho Universitário: LIDERANÇA E OS GRUPOS NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  4.257 Palavras (18 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 18

ÍNDICE

INTRODUÇÃO 1

1. LIDERANÇA E OS GRUPOS NAS ORGANIZAÇÕES 2

1.1 O PAPEL DO LÍDER 2

1.2 DIFERENÇAS ENTRE LIDERANÇA E CHEFIA 4

1.3 ACTUAÇÃO DO LÍDER NO GRUPO 5

1.4 FORMAS DE ADMINISTRAR O GRUPO 5

1.5 A ESCOLHA DO LÍDER 7

1.6 ATRIBUTOS PARA UM LÍDER 8

1.7 ESTILOS DE LIDERANÇA 10

CONCLUSÃO 11

BIBLIOGRAFIA 13

INTRODUÇÃO

FINALMENTE AS EMPRESAS PERCEBERAM QUE O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E SEUS COLABORADORES SÃO OS MAIORES RESPONSÁVEIS PELO SUCESSO DE SEUS NEGÓCIOS. ASSIM, A FIM DE SE MANTEREM COMPETITIVAS, AS EMPRESAS PROCURAM CRIAR UM CLIMA ORGANIZACIONAL QUE MOTIVE O TRABALHO EM EQUIPA E A CRIATIVIDADE DE SEUS COLABORADORES.

COMO PARTE DESTA INICIATIVA, AS EMPRESAS INICIARAM PROGRAMAS PARA A PREPARAÇÃO DE LÍDERES QUE TENHAM A CAPACIDADE DE FAZER AFLORAR ESSAS CARACTERÍSTICAS NA EQUIPE. TAREFA ESSA QUE NÃO É FÁCIL, POIS, MUITAS EMPRESAS CONFUNDEM O PAPEL DA LIDERANÇA COM O PAPEL DO CHEFE E ACABAM CORRENDO O RISCO DE VEREM NAUFRAGAR O DESENVOLVIMENTO DO CLIMA ORGANIZACIONAL E A CRIATIVIDADE, POIS, O PAPEL DO CHEFE PODE TER EFEITO INIBIDOR SOBRE OS COLABORADORES.

ATRAVÉS DO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DA ANÁLISE DOS DADOS PODE-SE CONSTATAR QUE HÁ INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE LIDERANÇA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL, POIS SE CONSTATOU QUE OS LÍDERES QUE NÃO CONSULTAM SUA EQUIPE E QUE APRESENTAM DIFICULDADES EM SE COMUNICAR POSSUEM COMO CARACTERÍSTICA PREDOMINANTE O ESTILO AUTORITÁRIO COERCITIVO, ENQUANTO OS LÍDERES COM BOM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL TENDEM A SEREM PARTICIPATIVOS NA TOMADA DE DECISÕES. NESTE CONTEXTO, PODE-SE INFERIR QUE, CONFORME O ESTILO DE LIDERANÇA PREDOMINANTE EXISTE UMA VARIAÇÃO NA FORMA COM QUE SE ADMINISTRA A ORGANIZAÇÃO.

1. LIDERANÇA E OS GRUPOS NAS ORGANIZAÇÕES

LIDERANÇA É O PROCESSO DE INFLUENCIAR PESSOAS NO SENTIDO DE QUE AJAM EM PROL DOS OBJECTIVOS DA INSTITUIÇÃO. É A CAPACIDADE DE LEVAR ALGUÉM A COOPERAR ESPONTANEAMENTE. QUANDO O GERENTE NÃO TEM LIDERANÇA, O FUNCIONÁRIO ADOPTA A ESTRATÉGIA DE FINGIR QUE FAZ OU QUE OBEDECE E FAZ O MÍNIMO NECESSÁRIO PARA NÃO PERDER O EMPREGO. A LIDERANÇA TRAZ O PODER SÓLIDO E SUSTENTÁVEL. PARA FALAR DE LIDERANÇA É NECESSÁRIO QUE SE FAÇA UMA EXPLANAÇÃO SOBRE O QUE VEM A SER ORGANIZAÇÃO. PARA MAXIMIANO (2000) OBJECTIVOS E RECURSOS SÃO AS PALAVRAS CHAVES NA DEFINIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO E TAMBÉM DE ORGANIZAÇÃO. UMA ORGANIZAÇÃO É UMA COMBINAÇÃO DE RECURSOS QUE DELIBERADAMENTE REALIZA ALGUM TIPO DE OBJECTIVO (OU CONJUNTO DE OBJECTIVOS). EM OUTRAS PALAVRAS PODE-SE DIZER QUE É UMA COMBINAÇÃO DE ESFORÇOS INDIVIDUAIS QUE TEM POR FINALIDADE REALIZAR PROPÓSITOS COLECTIVOS, ALÉM DE PESSOAS AS ORGANIZAÇÕES UTILIZAM OUTROS RECURSOS, COMO MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS, DINHEIRO, TEMPO, ESPAÇO E CONHECIMENTO. UM SISTEMA É UM TODO COMPLEXO E ORGANIZADO, FORMADO DE PARTES OU ELEMENTOS QUE INTERAGEM, PARA REALIZAR UM OBJECTIVO EXPLÍCITO.

1.1 O PAPEL DO LÍDER

FALAR DE LIDERANÇA E DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS É HOJE EM DIA ALGO TÃO TRIVIAL COMO DIZER QUE AS EMPRESAS POSSUEM UMA RESPONSABILIDADE SOCIAL PERANTE A SOCIEDADE. SEM DÚVIDA ALGUMA TAIS ASSUNTOS SÃO EXTREMAMENTE DEBATIDOS E ESTUDADOS NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL, MAS AS EXPLICAÇÕES ÀS QUAIS SE ENCONTRAM NOS DIVERSOS ARTIGOS, LIVROS E OBRAS SOBRE TAIS ASSUNTOS NEM SEMPRE VÊM DE ENCONTRO ÀS NECESSIDADES DAS EMPRESAS. NA MAIORIA DAS VEZES, DISCUTE-SE A RESPEITO DO QUE UM LÍDER DEVE FAZER, E SE ESQUECE DE REFLECTIR SOBRE AQUILO QUE ELE DEVE SER.

TAL DISTINÇÃO NÃO É DE MODO ALGUM IRRELEVANTE, OU SEJA, É IMPORTANTE LEVAR-SE EM CONSIDERAÇÃO SUA PERSONALIDADE, SEU CARÁCTER E SUAS CARACTERÍSTICAS INTRÍNSECAS NÃO SOMENTE AS ACÇÕES E ATITUDES NAS TOMADAS DE DECISÕES. SABE-SE QUE A BUSCA DE RESULTADOS TANGÍVEIS SEMPRE FOI UM DOS GRANDES MOTORES DA VIDA DAS ORGANIZAÇÕES. FOI COM ESTE OBJECTIVO QUE TAYLOR COM A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, FORD COM A LINHA DE MONTAGEM, FAYOL COM O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO E MAX WEBER COM A TEORIA DA BUROCRACIA DESENVOLVERAM A ESCOLA CLÁSSICA. DEPOIS, ATRAVÉS DE ELTON MAYO E SEU FAMOSO ESTUDO DE HAWTHORNE INCORPORAM-SE NOVAS VARIÁVEIS AO PROCESSO DE MANAGEMENT, OU SEJA, GERÊNCIA OU ADMINISTRAÇÃO, COMO POR EXEMPLO, A NECESSIDADE DE RECONHECIMENTO, SEGURANÇA E SENTIDO DE PERTINÊNCIA.

A DESCOBERTA DESTES FACTORES PROMOVEU A PRIMEIRA GRANDE MUDANÇA NA FORMA DE CONDUZIR A EMPRESA E OS SEUS EMPREGADOS. COMO CONSEQUÊNCIA, MUDOU-SE TAMBÉM OS PARÂMETROS QUE DEFINIAM UM BOM CHEFE E COMEÇOU A DELINEAR-SE A CONCEPÇÃO DO MODERNO CONCEITO DE LIDERANÇA.

É VERDADE QUE HOUVE UMA MUDANÇA DE ENFOQUE, MAS NÃO SE ALTEROU SIGNIFICATIVAMENTE O MODO DE TRATAR COM AS PESSOAS DENTRO DA ORGANIZAÇÃO, JUSTAMENTE PORQUE CONTINUARAM SENDO VISTAS COMO UM INSTRUMENTO PARA CONSEGUIR AQUILO QUE SE DESEJA. LIDERAR É LIBERAR A CAPACIDADE CRIATIVA DAS PESSOAS, VISANDO ATINGIR OBJECTIVOS DE ACORDO COM OS VALORES DA ORGANIZAÇÃO. TAL NÍVEL DE COMPROMETIMENTO LEVA CONSIGO UMA DUPLA EXIGÊNCIA: 1) QUE A LIDERANÇA SEJA DIGNA DA CONFIANÇA DOS SEUS LIDERADOS E 2) QUE OS LIDERADOS SEJAM POR SUA VEZ, DIGNOS DA CONFIANÇA DO LÍDER.

A CONFIANÇA, AO MESMO TEMPO EM QUE É RECÍPROCA PODE SER TAMBÉM UMA CONSEQUÊNCIA DAS ACTIVIDADES DO LÍDER (BULLARA, 2003). O LÍDER NÃO É AQUELE QUE CONSEGUE RESULTADOS ATRAVÉS DAS PESSOAS, MAS COM AS PESSOAS. ENQUANTO NO PRIMEIRO CASO, O RESULTADO É O FIM EM SI MESMO, E AS PESSOAS, O INSTRUMENTO, OU SEJA, USA AS PESSOAS PARA SE ALCANÇAR ALGO MESMO QUE PARA ISSO SEJA NECESSÁRIO MANIPULAR; NO SEGUNDO CASO, O RESULTADO É A CONSEQUÊNCIA NATURAL DO PROCESSO DE LIDERANÇA, E AS PESSOAS ESTÃO EM PRIMEIRO LUGAR. CHEGA-SE A UM PONTO ONDE A CONFIANÇA MÚTUA É MANIFESTADA. LÍDERES E LIDERADOS REALMENTE TRABALHAM EM CONJUNTO VISANDO A UM OBJECTIVO COMUM.

1.2 DIFERENÇAS ENTRE LIDERANÇA E CHEFIA

MUITOS AUTORES FAZEM UMA DIFERENCIAÇÃO ENTRE CHEFE E LÍDER, OUTROS COMPRAM GERENTE E LÍDER, HÁ AINDA OS QUE CHAMAM DE PATRÃO E LÍDER. PARA GIBB (APUD PENTEADO 1981) HÁ UMA DISTINÇÃO MUITO CLARA ENTRE LIDERANÇA E DOMINAÇÃO.

1 - A DOMINAÇÃO É MANTIDA ATRAVÉS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com