TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA, PODER E BASES DO PODER

Tese: LIDERANÇA, PODER E BASES DO PODER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  Tese  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Aqui veremos que o poder é uma palavra que nos trás a primeira impressão respeito ou orgulho, pois estamos acostumados a vermos que se uma pessoa tem poder, ela tem uma grande influência, e se essa palavra é usada a nosso respeito nos trás certo orgulho, mais usada de forma errada pode trazer sérios problemas e frustrações, também vamos entender as formas de poder e a função dele dentro das organizações.

1 DEFINIÇÃO DE PODER

Definimos poder como ato de uma pessoa exercer influencia sobre o comportamento da outra, de maneira que ela aja conforme a vontade do influenciador.

1.1 LIDERANÇA, PODER E BASES DO PODER.

O poder pode existir, mas não precisa ser exercido, ele é uma capacidade ou potencial e uma pessoa pode ter poder e não utiliza-lo. O aspecto mais importante do poder é o de ser uma função independente, ou seja, quanto maior a dependência do influenciado em relação ao influenciador, maior será o poder do influenciador. Uma pessoa só pode ter poder sobre você se ela controlar algo que você deseja.

Ao comparar liderança com poder vemos que os dois conceitos estão inter-relacionados, os lideres utilizam o poder como meio de atingir os objetivos do grupo e este poder é um meio de facilitar suas conquistas. O poder requer apenas a relação de dependência das pessoas, enquanto a liderança requer uma coerência entre os objetivos do líder e os dos liderados, a liderança utiliza a influencia minimizando a importância dos padrões, já o poder não.

1.1.1 As bases do poder

O poder formal: Baseia-se na posição que o individuo ocupa dentro de uma organização.

O poder coercitivo: A base de este poder é o medo, as pessoas reagem a esse poder por medo das consequências.

O poder de recompensa: Esta ligada aos benefícios que uma pessoa obterá ao realizar determinada tarefa.

O poder legítimo: É o poder que uma pessoa tem para controlar os recursos da organização.

O poder da informação: Vem do acesso e do controle sobre as informações.

O poder pessoal: Este poder emana das características únicas de um individuo, este poder relaciona-se também com o talento, respeito, admiração dos outros e carisma do individuo.

O poder de talento: É a influencia que se exerce como resultado de uma habilidade ou conhecimento.

O poder de referencia: É a identificação com uma pessoa que possua recursos ou traços pessoais desejáveis.

O poder carismático: É uma extensão do poder de referencia que vem da personalidade e do estilo de uma pessoa.

2 AS FONTES DO PODER

Ter mais poder e conseguir alcançar mais é um interesse transversal em toda a história da humanidade. Por isso podemos afirmar que faz parte da vida contemporânea. O poder pode ser visto como uma mistura de 3 elementos: dinheiro, tempo e energia.

Se nos endividarmos mais do que o razoável, vamos perder poder ao nível do dinheiro, vamos perder poder ao nível da energia por que provavelmente iremos perder o sono pensando nas dividas e no futuro e vamos perder poder ao nível do tempo por que vamos tentar descobrir formas de não aumentar nossas dividas, ao invés de tentar descobrir formas de aumentar nossos níveis de dinheiro e energia.

Poder é também um conhecimento organizado, vamos ver algumas fontes deste conhecimento:

Inteligência Infinita: Pode ser alcançada com o auxílio da imaginação criadora.

Experiência acumulada: A experiência acumulada pode ser encontrada em qualquer biblioteca publica bem equipada. Parte importante dessa experiência acumulada é ensinada nas escolas públicas e em universidades.

Experiência e Pesquisa: No campo da ciência e em praticamente todas as outras facetas da vida, os homens se reúnem, classificam e organizam, todos os dias, novos fatos. Essa é a fonte para a qual nos dirigimos, quando o conhecimento não pode ser obtido através da “experiência acumulada.” Aqui, também, a imaginação criadora deve ser usada com frequência.

3 CALEIDOSCÓPIO DO PODER

Um caleidoscópio ou calidoscópio é um aparelho óptico formado por um pequeno tubo de cartão ou de metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido, que, através do reflexo da luz exterior em pequenos espelhos inclinados, apresentam, a cada movimento, combinações variadas e agradáveis de efeito visual.

Observamos que nas organizações o poder se move e assume diferentes configurações como um caleidoscópio. Existem áreas dentro de uma empresa que exerce o poder conforme os movimentos do mercado. Caso tenha uma situação de concorrência perfeita, é provável que a área de marketing e a de vendas exerça o poder. Numa situação de greve dos funcionários, a área de recursos humanos tem o poder.

Desta forma o poder é móvel nas organizações, embora sejam movimentos de poder conforme as forças do mercado, em cada uma dessas áreas o que existem são pessoas que tomam decisões e implantam ações, o que reforça o fato de o poder ser exercido por pessoas, posição de hierarquia também é fonte de poder.

4 PODER NAS ORGANIZAÇÕES

Um importante processo social é a capacidade que possuem os indivíduos ou grupo social de modificar o comportamento de outros grupos ou pessoas. Estas manifestações estão associadas a uma importante interação social entre os homens que denominamos poder.

Segundo Max Weber, a existência de um quadro administrativo configura uma forma de dominação. E qualquer que seja a associação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com