TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINHA DE DISCUSSÃO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Por:   •  28/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.242 Palavras (9 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE: IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

WEMERSON RICARDO PEIXOTO DAZILIO

 RA: 1806194

SERRA ESPIRITO SANTO

2019

Sumário

  1. Identificação.....................................................................................................3
  2. Analise crítica do ambiente físico...................................................................3
  1. Quanto a utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências................................................................................................3
  1. Caracterização da gestão escolar....................................................................4
  2. Organização administrativa e pedagógica.....................................................5
  3. Outras atividades desenvolvidas pela escola..................................................7
  4. Levantamento das expectativas dos alunos em relação à escola..................7

2° Caracterização da comunidade..................................................................7

  1. Localização da comunidade......................................................................7
  2. Equipamentos sociais.................................................................................7
  3. Densidade demográfica..............................................................................8

4. Perfil econômico da população....................................................................8

5. Uso predominante do solo............................................................................8

6. Levantamento das expectativas...................................................................8

Conclusão...........................................................................................................8

1° CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

  1. Identificação
  1. Escola de Ensino Médio e Fundamental Centro Educacional Linus Pauling
  2. AV: Central, 821, Parque Residencial Laranjeiras, Serra - ES
  3. (27) 3328-4814 (27) 3328-4611
  4. Empresa privada.

  1. Análise crítica do ambiente físico
  1. A escola se encontra localizada no centro da principal avenida de acesso do bairro e próximo ao terminal de ônibus da região tornando-a bastante acessível para a comunidade local e vizinhança. A maioria dos estudantes chegam à escola através de moto, carro, bicicletas, ônibus ou a pé. A maior parte dos estudantes é do bairro que se encontra a instituição o que torna a sua localização compatível com o acesso à clientela.  
  2. Sim, pois a mesma tem um grande espaço físico, a sua área é bem extensa proporcionando aos alunos e professores da escola um bom ambiente, podendo proporcionar para os mesmo um bom funcionamento da escola.
  3. A escola funciona como ensino médio, fundamental I e II e educação infantil. Todos os segmentos funcionam simultaneamente nos turnos matutino e vespertino em 3 edificações diferentes localizadas dentro da área do colégio. Além de contar com várias salas de aulas a mesma conta com laboratório de informática, laboratório de química e física, biblioteca, duas quadras de futsal, auditório, sala de vídeo e área de recreação com cantina, piscina, playground. Atendendo aproximadamente 1000 alunos nesse espaço, a escola atente sua demanda de ensino, sendo bem distribuído o espaço físico da mesma. Todas as salas de ensino que a escola tem no espaço físico da intuição, atingem seus objetivos de ensino para os alunos, porém o laboratório de informática da escola precisa ser ampliado uma vez que o mesmo é usado para atender a demanda da educação básica, ensino fundamental I e II e ensino médio. Foi constatada também a ausência de um espaço físico para a disciplina de Artes uma vez que todas as atividades são realizadas na própria sala de aula.

  1.  Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências.
  1. As principais atividades desenvolvidas no laboratório são aulas experimentais contemplando o conteúdo de Química, Física e Biologia. O espaço da biblioteca é usado pelos alunos para pesquisas e estudo. Já os professores utilizam a biblioteca em suas aulas como ferramenta para desenvolvimento de projetos de leitura. No laboratório de informática são desenvolvidas pesquisas e realização das atividades proposta pelos professores em todos os segmentos nas mais diversas disciplinas. Na disciplina de matemática é trabalhado a parte de jogos matemáticos de cunho pedagógico otimizando o aprendizado do aluno. Na sala de vídeo os professores utilizam recursos visuais como filmes, documentários, para produzir debates sobre temas pertinentes ao conteúdo trabalhado assim como simulações e softwares que modelam matematicamente fenômenos físicos, químicos estudados pelos alunos.  O auditório serve para apresentações de trabalhos e reuniões pedagógicas, já na quadra e piscina são desenvolvidas as atividades da parte de Educação Física e entre outros momentos de lazer dos alunos da referida escola.
  2. Todos os espaços físicos são utilizados pelos alunos durante as diversas atividades propostas durante as aulas com o monitoramento dos professores e com o acompanhamento da equipe pedagógica da instituição.

O laboratório de química é utilizado três vezes por semana pelos alunos do ensino médio e 9ª anos com o acompanhamento do professor de química. Já o laboratório de informática é utilizado todos os dias com os alunos do ensino fundamental 1 acompanhados pelos professores.

  1. Sim, os laboratórios assim como a biblioteca e auditório permitem que os professores trabalhem de forma prática os conceitos introduzidos durante as aulas teóricas.
  2. De forma geral, a estrutura da escola tem se desenvolvido ao longo do tempo em função da demanda do número de alunos e da sua proposta pedagógica. Anualmente a escola tem feito investimentos em sua estrutura ampliando seu espaço físico e expandindo os seus recursos pedagógicos. A participação em congressos de cunho nacional com o objetivo de conhecer novos recursos pedagógicos tem impulsionado à adesão de novos materiais e sistemas de ensino que oferecem outros recursos que permitem que o aluno interaja não apenas com o espaço físico, mas também de forma virtual otimizando o processo de ensino aprendizagem. Porém a única ressalva a meu ver seria a necessidade de construir outro laboratório de informática para atender melhor o Ensino Médio e Fundamental II.

  1. Não há comentários sobre outros aspectos.

  1. Características da gestão escolar
  1. A elaboração do Projeto Político – Pedagógico contou com a participação do grupo de professores sócios da instituição fundada no ano de 1995. No decorrer do tempo tal projeto sofreu adaptações em função das mudanças e necessidades da clientela local. Tais mudanças vêm sendo realizadas principalmente pela direção pedagógica com a participação de alguns professores.
  1. Não existe um conselho consultivo ou deliberativo aberto à participação da comunidade. A instituição por ser privada prefere ser exclusivamente responsável por todas as decisões referente à estrutura pedagógica, normativa e física da mesma. Porém devo ressaltar que o relacionamento da instituição com a comunidade local construída ao longo desses 24 anos é muito intensa e positiva, pois a mesma sempre está aberta a ouvir os pais atendendo suas necessidades. Eu atribuo esse bom relacionamento com a comunidade local, pois, a instituição cresceu com a mesma no decorrer do tempo. Muitos pais de alunos são ex-alunos da escola assim como alguns professores.  
  1. Os professores, e todos aqueles envolvidos na área pedagógica da escola participaram na elaboração desses documentos. Sendo que o trabalho foi promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social, observando os preceitos constitucionais, a legislação educacional em vigor e o Estatuto da Criança e do Adolescente, com todos os alunos, inclusive dos alunos com necessidades educativas especiais.
  1. Não há comentários.
  1. Organização administrativa e pedagógica
  1. Segue o organograma da escola.

[pic 2]

  1. Os cursos oferecidos são o que estão de acordo com a norma da educação, tanto na parte Fundamental como do ensino Médio. No ensino Médio tem 4 salas de aulas disponíveis no turno matutino sendo que o 3ª ano tem também aula no turno vespertino durante duas vezes por semana, fundamental II são 6 salas de aula no turno matutino e 4 salas no turno vespertino e no fundamental I  são 6 salas no matutino e 10 salas no vespertino. No turno matutino a aula inicia às 07h00min horas e termina às 11h30min horas para o ensino fundamental e 12h30min horas para o ensino médio. Já no turno vespertino a aula inicia para o ensino fundamental e médio as 13h00min horas, e encerra às 17h30min horas.  As decisões são tomadas pela direção pedagógica da instituição que também se responsabiliza pela elaboração dos horários das aulas assim como pelo calendário escolar.
  2. O horário das reuniões assim como os horários dos eventos e aulas é determinado pela coordenação pedagógica supervisionada pela direção. As reuniões de pais, professores e conselhos de classe são realizadas aos sábados.
  3. Os planos de ensino são elaborados durante as reuniões pedagógicas que ocorrem na semana que antecede o inicio do ano eletivo pelos professores com base no material didático adotado pela instituição e sobre a supervisão da pedagoga.
  4. O sistema de avaliação é feito com base na distribuição dos 100,00 pontos segundo a tabela abaixo:

PROVA PARCIAL

PROVA TRIMESTRAL

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

TOTAL

1ª TRIM

10

12

8

30

2º TRIM

10

12

8

30

3º TRIM

12

14

14

40

A recuperação é feita no final de cada trimestre segundo a tabela abaixo:

RECUPERAÇÃO

1ª TRIM

30

2º TRIM

30

3º TRIM

100

Observações

  • No terceiro trimestre todas as disciplinas devem destinar 10,0 pontos dos 14 pontos de atividade complementar para avaliação dos trabalhos apresentados na semana cultural científica promovida pela instituição.
  • Em todos os trimestres dois pontos das atividades complementares em todas as disciplinas são destinadas para a avaliação das redações produzidas durante o trimestre  e anexadas em uma pasta pelos alunos.
  • As atividades complementares ficam a critério dos professores sendo o instrumento de avaliação definido pelo mesmo segundo a dinâmica de sua disciplina e prévia autorização da direção pedagógica da escola.

  1. A comunicação é feita por meio de:
  • Reuniões de pais;
  • Atendimento individual agendado com a família;
  • Redes sociais quando se trata de divulgação de eventos;
  • Website da escola para acesso ao sistema financeiro e pedagógico.

No decorrer do processo, vai sendo sinalizado pelos professores, para a equipe pedagógica as dificuldades e limitações dos alunos observadas durante as aulas, a fim de diagnosticar o problema e trata-lo o mais rápido possível. Independentemente se a causa da não aprendizagem for disciplina ou cognitiva, a família é imediatamente acionada pela coordenação. Em caso de problema cognitivo a escola encaminha a família a um atendimento psicológico se dispondo a contribuir com o psicológico no preenchimento de questionários para diagnosticar qual eventual problema cognitivo o aluno possui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (304.7 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com