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LINKLATER, A. 1990. The problem of Community in International Relations. Alternatives – Global, Local, Political, v. 15, n. 2, p. 135-153. - Copia

Por:   •  5/4/2021  •  Abstract  •  2.009 Palavras (9 Páginas)  •  217 Visualizações

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Autores da TC originaram-se da Escola de Frankfurt: Habermas, Linklater e Cox.

As reflexões de Linklater tem suas raízes das análises da política e da sociologia, assim como do materialismo histórico clássico.

Acredita-se no potencial contestador por parte dos indivíduos, cuja ação racional é direcionada p/ a mudança 🡪 Obj. emancipação do indivíduo.

Para Jürgen Habermas – a crítica é a base p/ a construção de um projeto de emancipação social, diferente do que ocorre nas teorias tradicionais positivistas.

a) Não existe sociedade sem mudança ou indivíduos sem capacidade crítica.

b) Ênfase na democracia participativa – sustentada no diálogo direto entre os indivíduos em sua comunidade (Raiz da construção e da mudança).

- Resultado disso seria a emancipação social.

É na associação direta entre a participação, o questionamento e a busca da emancipação que reside a proximidade de Linklater com Habermas.

Andrew Linklater - É um dos principais responsáveis pela construção de uma abordagem crítica da teoria das RI (Meados da década de 80).

Busca estudar a forma como as comunidades políticas se relacionam e quais os constrangimentos que estas comunidades impõem sobre a sociedade.

Preocupação central é normativa e inclusiva: Extensão da comunidade política p/ além do Estado-nação.

- Desenvolvimento de forma de organização política que reduzam a desigualdade material e que promovam a emancipação.

Organizações políticas mais tolerantes e integrantes das diferenças culturais e que se revelem mais universalistas.

Sua teoria encontra-se estruturada em três dimensões: normativa, sociológica e a prática.

Linklater se volta p/ as questões de identidade e comunidade como mais significativas que as relações econômicas na busca atual pela emancipação.

Desenvolve uma teoria social da política mundial para recuperar a liberdade dos indivíduos e suas comunidades:

- Por meio da emancipação que nasce da democracia participativa e do diálogo.

Estado (concepções clássicas – realismo e liberalismo): Elemento de dominação que constrange a participação dos indivíduos e impõe suas regras sob a sociedade.

- Sociedade seria apenas uma receptora de valores vindos deste Estado.

- O Estado assim exclui o indivíduo tanto da política doméstica como o ignora enquanto agente da ação internacional.

- Tanto dentro quanto fora das fronteiras dos Estados predomina apenas a dominação.

Objetivo dos indivíduos: busca por um mundo universal, moral, justo e legítimo 🡪 Sociedade internacional solidária (Cenário Pós-vestfaliano).

Objetivo – Formas mais cosmopolitas de governança (Menos centralizado na soberania).

Universalismo nasce de um processo dialético de construção e desconstrução das diferenças.

A emancipação constitui a perda de significado moral e ético das fronteiras dos Estados.

O foco passa a ser as múltiplas formas de inclusão e exclusão promovidas pela política mundial; 

- Dentre as quais destaca-se o Estado enquanto comunidade moral.

Linklater – Defende o universalismo moral sem exclusão.

O problema da comunidade nas relações internacionais.

Andrew Linklater.

Obra.

O objeto dessa obra é o problema da comunidade das RI, em especial a formação do Estado na Europa moderna.

Discute-se questões filosóficas, sociológicas e práticas que se tornaram centrais na história do pensamento internacional (Daí aparece questões de inclusão e exclusão moral).

1) Questões filosóficas: Preocupam-se com a existência ou não de uma justificativa p/ a inclusão de cidadãos pelo Estado e a exclusão de não-cidadãos da comunidade moral.

2) Questões sociológicas: Se os princípios dominantes de inclusão e exclusão no sistema de Estados internacionais estão mudando.

3) Questões de prática: Se a PE deveria preocupar com esses princípios ou impedir que eles mudassem.

O problema da comunidade no sistema de estados modernos.

Estado europeu moderno – Com o tempo princípios de igualdade soberana e não intervenção, assim como outros tornaram-se elementos constitutivos de uma nova sociedade de Estados.

- Noção de uma sociedade mais ampla de Estados 🡪 Preocupação em conservar a ordem internacional (Sem incorrer no risco de que cidadãos individuais contestassem a legitimidade do Estado).

Ideia de uma Sociedade da humanidade, é um tema que o Estado moderno nunca foi capaz de silenciar.

Questões centrais na teoria e na prática ocidental das RI (Filosófico, sociológico e prático) são centrais também na teoria crítica das RI.

Nenhuma alternativa única fornece respostas conclusivas p/ todas as perguntas.

- A maioria das escolas de RI e muitas vertentes da teoria social e política contêm algumas das respostas.

Teoria crítica – conecta análises normativas, empíricas e práticas de inclusão e exclusão moral.

Kant e Marx.

Proposta (Linklater) – Recuperação de um projeto anteriormente desenvolvido de diferentes maneiras por Kant e Marx.

Reflete – O projeto de materialismo histórico com sua visão normativa de uma sociedade universal de produtores livres e iguais;

Nem Kant (vulnerável à acusação a-histórico) e nem Marx fornecem muito mais que ilustração ou inspiração no contexto atual.

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