TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança Democratica

Casos: Liderança Democratica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 6

A Liderança Democrática

1. INTRODUÇÃO

1.1 Liderança :

A palavra liderança tem origem no termo em inglês leader, que significa líder. Em inglês, liderança é traduzida para leadership.

Ex: He is a good boss because he has good leadership skills. / Ele é um bom chefe porque tem boa capacidade de liderança

1.2 Conceito:

Definimos liderança como a capacidade de influenciar e comandar um conjunto de pessoas para alcançar metas e objetivos.

Liderança é também a arte de atrair seguidores influenciando mentalidades e comportamentos de forma positiva.

A origem dessa influência pode ser formal, como a que é conferida por um cargo de direção em uma organização. No entanto, nem todos os lideres são administradores e nem todos os administradores são lideres. O fato de a organização conferir a seus gestores autoridade formal não lhes garante uma capacidade de liderança eficaz.

1.3 Tipos de liderança: Os três estilos clássicos de liderança, que definem a relação entre o líder e os seus seguidores, são: Autocrática, Democrática e Liberal (ou Laissez-faire).

1.4 Liderança Democrática: O líder estimula a participação do grupo e orienta as tarefas. É um tipo de liderança participativa, em que as decisões são tomadas após debate e em conjunto.

1.5 Lideres autênticos – Lideres que sabem quem são, no que acreditam e que valorizam e agem conforme seus valores e crenças, de forma aberta e honesta.

2. CARACTERÍSTICA

Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório.

• A principal pergunta de um líder democrático e “O que você acha?”;

• O líder estimula e orienta o grupo no desenvolvimento das atividades e nas tomadas de decisões ;

• Solicita a participação de todos construindo um ambiente colaborativo;

• Saber ouvir é característica para ter confiança e manter um alto nível de comunicação entre o grupo;

• Dar valor as opiniões é um fator muito motivador;

• O líder deve ser humilde e ter autoconfiança;

• O líder promove discussões para que sejam levantadas alternativas que possibilitem a tomada de decisões, mas a ferramenta para essa decisão deve ser da equipe;

• O líder procura ser um membro normal da equipe;

• Criticas e elogios são realizados em cima de fatos;

• Preocupa-se tanto com as pessoas quanto com a produção.

A liderança Democrática é um dos estilos que mais atrai, por trazer harmonia para o ambiente e proporcionar as melhores condições psicológicas de trabalho, além de um fator motivacional para a equipe.

3. ESTILO DE LIDERANÇA

Conforme já citamos acima os estilos de liderança são atribuídos ao líder conforme sua “ maneira “ de conduzir a equipe nas tomadas de decisões.

Acreditamos que no entitulado “Estilo de Liderança Democrático”, temos muito mais da personalidade do líder do que um um título imposto mediante um estudo ou outras formas de extrair resultados de um tema.

Na democracia existe a abertura do líder em ouvir opiniões, não só para tomar a decisão mais acertivas, mas também dividir a responsabilidade, na intenção de incentivar seus liderados a analisar crítica e cuidadosamente as decisões a serem tomadas no dia a dia , fazendo com que cada um tenha a consciência de que uma vez que o líder tomou a decisão e acertou, todos levantarão o troféu e da mesma forma se houver fracasso, todos terão de trabalhar juntos para reversão do quadro e conquista de novos objetivos.

A democracia na liderança estimula a equipe a estarem juntos, pensar nos resultados e como eles serão alcançados, fazendo com que o liderado sinta-se importante, parte integrante de um extenso processo que ele mesmo ajudou a construir, trazendo responsabilidade e interesse nas atividades triviais do dia a dia.

Entendemos que a democracia sem controle dará espaço a desordem caso o lider não consiga canalizar as opiniões ou detectar atitudes de rebeldia por parte do liderado, este é o risco, transformar a liberdade de se expresaar em desordem. É um estilo que não permite a possibilidade de ser manipulado, pois se houver por parte do líder uma tentativa de manipulação se tornará nitido, uma vez que nenhuma sugestão dos colaboradores será levada em consideração, oque pode trazer desconforto e descredito ao líder.

4. APLICAÇÃO

As regras são debatidas e decididas pelo grupo. O papel do líder é o de assistir, estimular, apoiar e não o de impor. É o grupo que define as técnicas para alcançar os objetivos, solicitar aconselhamento técnico ao líder quando necessário, sugerindo este, duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham uma nova dimensão à medida que se sucedem os debates.

É o grupo que decide as tarefas programadas em conjunto de uma forma flexível para ter um trabalho organizado com autonomia.

O líder procura ser um membro igual aos outros do grupo e não ser superior, não se encarregando muito de tarefas. É objetivo, aplica feedback,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com