TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Essencia Autoritária E Democrática

Artigo: A Essencia Autoritária E Democrática. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/7/2012  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 4

A ESSENCIA AUTORITARIA E DEMOCRATICA

É possível perceber no decorrer do século XX que as constituições não foram capazes de interromper os regimes autoritários que se valeram dessas constituições em seu processo de institucionalização.

Segundo Reis (2011), o Brasil experimentou o autoritarismo no século XX, quando as reações, a pressão de participação popular tornou-se uma crescente ameaça para obter a transformação radical do sistema político. Com a instauração do regime militar em 1964 revigorou-se a tradição autoritária.

A sociedade brasileira passou por duas décadas de autoritarismo, chegando à normalidade democrática e ao governo civil que assim se põe em termos de autoritarismo versus democracia.

Mesmo depois do período republicano e pós-redemocratização do país em 1988, ainda encontra presente as enormes diferenças entre os líderes, alguns com uma personalidade mais autoritária, enquanto outros mais socialistas. Estabelecendo uma relação entre democracia e socialismo. Todavia, com são populares, estamos a salvo dos golpes de estado. Entretanto, não estamos livres de sermos logrados, quando eles trocam o forte apoio popular pelos privilégios da elite conservadora, onde estas elites os conduzem de modo autoritário buscando não legitimar e derrocar o político eleito.

Schmitt (1996, p.15), ressalta que a democracia é a “identidade entre o governante e o governado”. Sendo assim, através de uma educação inovadora, é preciso conscientizar os educando quanto à necessidade de políticas democráticas, de políticas fiscais que possam trazer reformas administrativas tão necessárias para empreender, pois somente com essa mentalidade teremos um efetivo e estável instrumento de democracia mais participativa ao desenvolvimento econômico, político, social e ambiental.

De acordo com Reis (2012), “dificilmente deixaremos de encontrar corroboração para proposições que apontem a "essência" autoritária -- ou democrática... na história política de qualquer país”. No entanto, não se tem conhecimento de nenhum movimento em prol de mudanças constitucional que tenha articulado ao longo de tantos anos, um legue tão vasto de apoio por parte de instituições e movimentos tão representativos quanto à “Direta Já”. E pela primeira vez o processo constituinte ganhou um debate público dividindo o protagonismo com o povo. Evidenciando a luta pela segurança, o bem estar social, a liberdade, a igualdade social, a justiça social, e a proteção da natureza como os grandes objetivos políticos das sociedades modernas.

A resistência da constituição de 1988 proporcionou ao Brasil o maior período de estabilidade institucional da história republicana, restabelecendo a democracia que foi produzida no seio de um processo democrático inédito, ainda que dê guarida a pretensões abusivas e autoritárias.

A democracia é o terreno onde grupos e partidos que representam interesses e ideologias diversas lutam pelo poder. É por isso que todos (ou quase todos) têm de incluir entre seus objetivos a conquista da democracia ou, para setores mais ligados ao regime, o aprimoramento da democracia. É evidente que, na medida em que aparece como instrumento para o poder, a democracia é concebida como instrumento. Mas também me parece evidente que, na medida em que se institui no terreno de luta, a democracia passa a ser um objeto comum geral, do conjunto das forças políticas (WEFFOR, 1986, p.59)

O século XX, teve um contexto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com