TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança e desenvolvimento de equipes

Por:   •  17/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 7

   [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina/Unidade de Aprendizagem: Liderança e desenvolvimento de equipes

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professora: Maria Loreni Rosso

Nome do aluno:

Data de envio:14/08/2017

           Esta Avaliação a Distância está estruturada em três etapas, e contempla alguns dos assuntos estudados na Unidade de Aprendizagem, que são: Conceito de Liderança; O exercício da Liderança  e Gestão de Equipes.

 

          A primeira etapa  contempla a participação em um Fórum Avaliativo objetivando a auto apresentação; A segunda trata-se de uma pesquisa de campo, estruturada através de uma entrevista com um Líder de uma Organização de Trabalho/Instituição ligada a sua área de graduação, ou um profissional formado nessa área. Na terceira etapa será desenvolvido um Estudo dirigido resultante da Pesquisa de Campo, onde o estudante analisará as respostas do(a) entrevistado(a)  e referenciará através de citações de autores, os assuntos pesquisados. 

          Importante: na terceira etapa (Estudo Dirigido), deverão constar em cada resposta, duas citações (diretas ou indiretas), sendo uma do Livro Didático da U.A. e outra de autores indicados nas referências da Midiateca, ou de outras fontes de pesquisas confiáveis.

           Etapa 1: Participação no Fórum Avaliativo de Auto apresentação e Integração.

           Esta questão refere-se a sua participação no Fórum Avaliativo. A mesma deverá ser realizada conforme descrição dos passos a seguir, e valerá 1,0 ponto.

           Inicialmente vá até a ferramenta “Perfil”, coloque sua foto (caso já tenhas postado, parabéns); preencha seus dados pessoais e profissionais, retorne a Ferramenta FÓRUM e elabore um texto, de no mínimo oito linhas e no máximo quinze para apresentar-se aos seus colegas de turma, professora, tutora e equipe da UV. Para isso, elabore uma descrição (em forma de texto corrido), salientando em qual Curso está matriculado(a), o porquê da escolha desse curso; qual  a sua pretensão em relação à área de graduação escolhida, qual a sua atividade profissional hoje, salientando a Instituição/Empresa que trabalha, o cargo/função e atividades que desempenha.  Caso não estejas desempenhando nenhuma atividade profissional  no momento,  ou se não desempenhou , faça um texto relacionado aos demais itens solicitados acima, salientando pretensão futuras em relação ao desempenho profissional, na sua área de graduação.

             Etapa 2 – Pesquisa de Campo

             Escolha uma Organização de Trabalho/Instituição ligada a sua área de graduação, apresente-se como Acadêmico do  Curso no qual está se graduando, explique detalhadamente o(s) objetivo(s) desta atividade e realize uma entrevista, levantando os dados de acordo com o roteiro abaixo: (Peso  3,0)

Importante: Procure mudar  a Organização, caso já tenhas desenvolvidos outras Pesquisas de Campo em outras ADs. A diversidade de opiniões  e contextos enriquecerá ainda mais o seu conhecimento.

  1. -   Identificação da Organização  
  1. - Nome da Organização ou do profissional entrevistado: Aeroclube de Bragança Paulista

  1.  - Endereço completo (Rua, Bairro, Cidade, Estado): R. Arthur Siqueira, 651, Bairro Taboão, Bragança Paulista, SP, Brasil.
  1. – Número do telefone da Organização/Profissional (em caso de necessidade): (11) 4033-0967
  1.  - Ramo de atividade da Organização ou área de atuação:
  2.  - Produtos ou serviços oferecidos: Treinamento prático de Piloto Privado avião, Piloto Comercial avião, Multe motor, IFR e instrutor de voo avião
  1.  - Tempo de existência da Organização ou de formação do profissional: 77 anos, fundação 1º de Junho de 1940
  1.  -  Número de empregos gerados pela organização: Atualmente 56

2.2 – Entrevista sobre Lideranças e Desenvolvimento de Equipes

 Importante:  as perguntas a seguir devem ser feitas para algum membro da Direção ou da área de Gestão de Pessoas/Recursos Humanos da Organização, ou a um profissional da sua área de graduação, já formado.  Em todas as questões solicita-se que o entrevistado  justifique sua resposta.

                        2.2.1 Identificação do Entrevistado

  1. Nome completo do entrevistado: Eliezer da Silveira Lobo

  1. Área de formação: Piloto de linha aérea

  1. Cargo ocupado pelo entrevistado: Comandante Airbus 320
  1. Tempo de ocupação do cargo: 12 anos
  1. Atribuições que desempenha: Gerenciamento de voo e liderança de tripulação

                         

  1. – Roteiro da Entrevista

1 – Qual o papel da Liderança em uma organização de trabalho? Justifique sua resposta.

Liderar/Auxiliar pessoas em suas funções para que ajam de maneira a atingir da melhor forma seus objetivos, ou de uma organização, pois a liderança é fundamental para manter o foco em ações programadas para serem feitas.

2 - Que características devem predominar em uma pessoa que desempenha cargo de Liderança em uma organização de trabalho, na atualidade? Justifique sua resposta.

Deve ser paciente para auxiliar, deve ser autoconfiante para passar confiança, deve ser resiliente para não se dar por vencido perante as dificuldades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com