TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lixo Zero

Exames: Lixo Zero. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  1.984 Palavras (8 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

Gurgel (1986) aponta a extensão universitária como o elemento de ligação entre a instituição de ensino superior e a sociedade em que se insere. A extensão universitária se dá a possibilidade de uma mudança social na vida do indivíduo.

Desta forma, nosso grupo de trabalho de Gestão Comercial da Faculdade Anhanguera resolveu implantar na cidade onde a Faculdade está inserida, a coleta seletiva de material reciclável em condomínios da Cidade de Taboão da Serra.

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos novos para o consumo.

Desde 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis cresceu significativamente, assim como a produção de lixo. O governo e as ONGs estão cobrando das indústrias atitudes responsáveis. Sendo assim, o desenvolvimento econômico deve crescer junto com a preservação do meio ambiente.

Reciclar, além de preservar o meio ambiente, gera uma renda e gera novos empregos. Se o ser humano souber utilizar os recursos que a natureza nos oferece poderemos ter um ambiente limpo desenvolvido de forma sustentável. Viver sustentavelmente é retirar do planeta os recursos necessários para sobrevivermos sem que isso comprometa a sobrevivência dos seres do amanhã. Reciclar deixou de ser moda, e virou uma questão de sobrevivência. É questão de ser resolvida hoje, agora, já.

1.1 OBJETIVO GERAL

Com este projeto queremos realizar ações voltadas para a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, incentivando uma nova geração à mudança de postura e hábitos e contribuindo com os problemas sociais e ambientais. Começando pela nossa cidade evitando desperdícios.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Além de colocarmos em prática os nossos conhecimentos sobre Planejar, Organizar, Direção e Ética estaremos contribuindo com uma parcela para um mundo melhor.

1.3 JUSTIFICATIVA

• O Lixo é uma fonte de riquezas.

• Um litro de óleo combustível usado pode contaminar 1.000.000 de litros de água.

• Reciclar o lixo é fonte de renda e gera emprego.

• Menos consumo de recursos naturais escassos.

• Grande economia de energia elétrica.

• Diminuição de impactos ambientais.

• Brasil recicla somente 2% do lixo segundo IBGE.

2. O PROJETO

PROJETO LIXO ZERO

TABOÃO DA SERRA

ANDRÉIA RODRIGUES FRAGOSO

CARLA APARECIDA DE LIMA MANZAN

MAGALY MITSIKO YUKE

RODRIGO GUILHERME SIMÕES

Este projeto tem o objetivo de despertar a reflexão da sociedade sobre a importância da reciclagem, e assim, incentivar a população a colaborar e a participar do programa do Projeto, separando em casa todo o lixo. Além de estimular as pessoas a contribuir com o meio ambiente e a sustentabilidade.

2.1 PROJETO LIXO ZERO

MISSÃO

• Despertar entre as pessoas o sentimento de solidariedade e do objetivo comum. Reduzir os impactos ambientais provocados pelo descarte dos resíduos realizado de maneira incorreta, estimulando a conscientização cidadã, promovendo uma mudança no comportamento na sociedade através da coleta seletiva do lixo.

VISÃO

• Ser um projeto de referência no Brasil por desenvolver a iniciativa da implementação da Reciclagem do lixo na cidade de Taboão da Serra, a começar pelos condomínios da cidade.

VALORES

• Desenvolver suas ações de forma ética e em respeito ao ser humano.

• Buscar a sustentabilidade e a melhoria contínua.

• Atuar com responsabilidade social, tendo como foco a conservação do meio ambiente.

2.2 PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO PROJETO

Em Taboão da Serra, SP, existe vários condomínios residenciais sejam casas ou apartamentos. Claro, que há produção de lixo de maneira significativa. Primeiramente, os moradores desses condomínios devem ser conscientizados e informados com manuais, panfletos, palestras que o lixo é um problema para a sociedade e para natureza. Transformando este morador em cidadão consciente das suas obrigações para com a natureza, teremos uma grande chance de este indivíduo começar a separar o lixo orgânico do reciclável. Através de educação ambiental promovida pela colaboradora Andréia Rodrigues Fragoso que vai liderar uma equipe a qual iremos denominar de Equipe de educação ambiental. Tal equipe, com autorização dos síndicos dos condomínios ou associação de moradores, fará palestras, distribuirá panfletos, enfim, tudo relacionado a educação ambiental no processo de reciclagem.

O segundo passo será treinar os funcionários que já trabalham nestes condomínios para que o lixo retirado das lixeiras (que já foram separados pelos moradores) não sejam novamente misturados. Esse lixo deve ser colocado em um espaço fechado para que não seja entregue erroneamente para a coleta de lixo orgânico que passa 3 vezes por semana nas ruas da cidades coletando o lixo. Esta etapa será realizada pela colaboradora Carla Aparecida de Lima Manzan que vai liderar a equipe de treinamento.

O lixo seco separado nas edículas do condomínio deverá ser retirado uma vez por semana e levado até um posto de separação e venda do material. Este transporte feito pela equipe de logística representada e liderada pelo Rodrigo Guilherme Simões.

O lixo no posto de beneficiamento será separado em metal como das latas de alumínio, plásticos de garrafas pet e outras embalagens plásticas, papéis de jornais, papelões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com