TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MACROECONOMIA BRASILEIRA: OPORTUNIDADES E PROBLEMAS

Trabalho acadêmico: MACROECONOMIA BRASILEIRA: OPORTUNIDADES E PROBLEMAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.954 Palavras (12 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Num país como o Brasil, a economia é um assunto comentado nas mais variadas esferas sociais, dos bancos universitários aos ambientes de trabalho, ás vezes com propriedade, porém, na maior parte dos casos, de forma superficial e parcial.

A justificativa dessa realidade dar-se, provavelmente, pelo fato de que o Brasil já foi palco de muitos experimentos econômicos nas ultimas décadas e boa parte deles não foi bem sucedida, pelo menos do ponto de vista da população brasileira, que continua enfrentando elevados índices de desemprego, arrocho salarial e uma queda frequente da qualidade de vida.

Essa preocupação do brasileiro com a economia é um reflexo da importância que esse assunto tem para o seu dia a dia. Embora muitas vezes essa relação não esteja muito clara. Mas na verdade, todos sabem que as decisões governamentais vão afetar suas vidas.

Dessa forma, esse trabalho traz uma abordagem analítica da situação econômica brasileira, apontando seus desafios, avanços e oportunidades de expansão.

2 DESENVOLVIMENTO

O olhar mundial parece estar cada vez mais voltado para o Brasil, principalmente quanto á questões econômicas, sociais e de desenvolvimento. O país se tornou um ponto de referencia para iniciativas de redução de pobreza, promoção da igualdade de gêneros e exportação de conhecimento.

O Brasil se destaca cada vez com maior frequência em rankings mundiais: é a sexta maior economia global; o quinto maior país do mundo; o segundo país em maior numero de aeroportos e o país com a maior biodiversidade do planeta. E não para por ai, o Brasil tem em vigor em seu território a lei considerada a mais avançada do mundo contra a violência doméstica: A LEI MARIA DA PENHA. Contudo, tornou-se um parceiro estratégico para as nações em desenvolvimento.

A nação brasileira desenvolve projetos que vão desde submarinos a aeronaves e está envolvido na pesquisa espacial: o país possui um centro de lançamento de satélites e foi o único do hemisfério sul a integrar a equipe responsável pela construção da estação espacial internacional (EEI).o país exporta equipamentos de transporte, minério de ferro, soja, calçados, café e automóveis. E importa máquinas, equipamentos eletrônicos de transporte, produtos químicos, petróleo e eletrônicos.

É precursor nos campos da pesquisa de petróleo em aguas profundas, de onde 73% de suas reservas são extraídas. Sendo também o primeiro país capitalista a reunir as dez maiores empresas montadoras de automóvel em seu território nacional.

O grande desafio agora, segundo especialistas, é melhorar a qualidade da educação para que os jovens possam ter uma melhor inserção no mercado de trabalho e investir em desenvolvimento tecnológico.

2.1 MACROECONOMIA BRASILEIRA: OPORTUNIDADES E DESAFIOS

As caraterísticas que colocam o brasil em posição privilegiada em comparação a outros países são de âmbito geográficos, regionais, comerciais e de recursos energéticos. Porem, apesar destas vantagens o país enfrenta alguns problemas que exigem superação imediata. Trata-se de questões relacionadas a educação, saneamento, saúde, alimentação, habitação e transporte.

Para continuar estimulando o desenvolvimento socioeconômico do brasil, destacam-se as seguintes medidas e ações politicas: reforma tributária, programa de aceleração do crescimento(PAC), política industrial, eficiência no gerenciamento publico.

As vantagens comparativas do país em relação aos demais países com destaque mundial, o permite competir adequadamente no mercado, especialmente na agricultura, associada a indústria e ao comércio exportador(agronegócio).nesse sentido, o nível de vendas das regiões agrícolas no brasil tende a permanecer em ritmo de crescimento maior que em regiões urbanas nos próximos anos.

Com uma economia abrangente e com vastas oportunidades de crescimento, o Brasil possui grandes desafios de ordem econômicas a serem superados, isso porque entre os variados problemas que implicam a expansão econômica o país tem convivido com a realidade de um alto índice inflacionário e burocrático além de uma elevada carga tributária.

2.1.1 Carga tributária

a carga tributaria brasileira é a segunda maior entre os países latino americanos, ficando atrás apenas da argentina

Distribuídos entre impostos, taxas e contribuições, os tributos pagos pelos brasileiros correspondem a 36,3% do produto interno bruto (PIB) do país. A alta carga tributária do coincide com efeitos danosos para a economia, desestimulando investimentos produtivos e retirando dinheiro do mercado de consumo. As enumeras deficiências e limitações da fiscalizaçãointeragem de forma muito significativa com o ambiente macroeconômico, uma vez que a fragilidade da administração tributária nacional obstrui a concretização de uma reforma tributária eficaz e o desenvolvimento econômico e social. A pesada tributação da folha de pagamento, por exemplo, encarece a contratação de trabalhadores, dificultando a geração de empregos.

2.1.2 o processo inflacionário

ainflação é um velho inimigo da economia brasileira. Nos anos 90 o país já enfrentava uma grande temporada de hiperinflação, uma medida para controle dessa realidade foi a adoção do plano real.

O plano real foi um plano econômico, desenvolvido e aplicado no Brasil durante o governo de Itamar Franco, cujo principal objetivo era a redução e controle da inflação. O plano foi bem sucedido. A inflação passou a ser controlada e diminuiu significativamente com o passar dos anos. Até hoje o Brasil colhe os frutos deste plano econômico.

Hoje em dia, o Brasil trabalha com um sistema de metas de inflação anual. A alta da inflação é extremamente prejudicial ao país, já que o aumento dos preços detém o poder de compra da população, especialmente das classes mais baixas que, com menos dinheiro no bolso, corre mais riscos de ficar endividada. Cria-se também um cenário de incertezas para o investidor, que, desanimado com os rumos da economia do país, tende a suspender ou adiar investimentos, prejudicando o crescimento da economia nacional.

Diante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com