TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARX E ENGELS: O MATERISLMO MODERNO E O MÉTODO DA ECONOMIA POLÍTICA

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.657 Palavras (7 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 7

MARX E ENGELS: O MATERISLMO MODERNO E O MÉTODO DA ECONOMIA POLÍTICA

Jefferson Bento de Moura

RESUMO

O trabalho objetiva apresentar elementos do materialismo histórico dialético e alguns princípios norteadores. Parte-se do problema: Quais as categorias para uma pesquisa de campo em ciências sociais de acordo com o materialismo histórico dialético? A metodologia é o materialismo histórico dialético. Como referência adotamos os estudos dos textos “F. Engels: O materialismo Moderno” (ENGLES, 1989) e “Marx: O Método da Economia Política” MARX,1989). Ambos os textos estão no capítulo IV “Natureza e significado do materialismo histórico” da obra organizada por Florestan Fernandes intitulada “K Marx F. Engels – História”. O materialismo histórico defende a ideia de que a evolução e a organização da sociedade, ao longo da história, ocorrem de acordo com a sua capacidade de produção e com suas relações sociais de produtividade. Compreendemos que Marx e Engels podem nos oferecer possibilidades de compreensão das diversas realidades sociais.

Palavras-chave: Friedrich Engels. Karl Marx. Materialismo Histórico

1. Introdução

O trabalho tem como temática o materialismo histórico dialético a partir dos princípios descritos por Karl Marx e Friedrich Engels. Parte-se do problema: Quais as categorias para uma pesquisa de campo em ciências sociais de acordo com o materialismo histórico dialético?

Nosso objetivo neste trabalho é de apresentar o conceito de materialismo histórico e alguns princípios norteadores a partir do capítulo IV “Natureza e significado do materialismo histórico” do livro K Marx F. Engels – História, organizado por Florestan Fernandes. A metodologia é o materialismo histórico dialético.

O trabalho justifica-se pela importante contribuição que o materialismo histórico pode oferecer as pesquisas nas ciências sociais. O materialismo histórico defende a ideia de que a evolução e a organização da sociedade, ao longo da história, ocorrem de acordo com a sua capacidade de produção e com suas relações sociais de produtividade. Compreendemos que Marx e Engels podem nos oferecer possibilidades de compreensão das diversas realidades sociais.

2. Desenvolvimento

Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818 em Trier (Prússia renana). O pai, advogado, israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim; aí estudou direito e, sobretudo história e filosofia. Em 1841 terminava o curso defendendo uma tese de doutoramento sobre a filosofia de Epicuro. Eram, então, as concepções de Marx as de um idealista hegeliano. Em Berlim, aderiu ao círculo dos “hegelianos de esquerda”3 (Bruno Bauer e outros) que procuravam tirar da filosofia de Hegel conclusões ateias e revolucionárias. (LENIN, 1986)

Friedrich Engels nasceu em 28 de novembro de 1820 em Wuppertal, Alemanha. Filho mais velho de Friedrich Engels e Elise Engels, teve 8 irmãos. Seu pai era descente de uma família de comerciantes e industriais cujas atividades se originaram ainda no século XVI, na região de Wuppertal e Barmen, os negócios foram passados de geração em geração até Engels. Sua mãe era filha de eruditos e conhecida por sua imaginação fértil e o apreço às artes e à cultura. Friederich Engels morreu em 5 de agosto de 1895, em Londres. (ARAÚJO, 2016)

Em setembro de 1844, Friedrich Engels esteve em Paris por uns dias, e desde então tornou-se o amigo mais íntimo de Marx. Ambos tomaram uma parte muito ativa na vida agitada da época dos grupos revolucionários de Paris (especial importância assumia então a doutrina de Proudhon , que Marx submeteu a uma crítica impiedosa na sua obra Miséria da Filosofia, publicada em 1847) e, numa árdua luta contra as diversas doutrinas do socialismo pequeno-burguês, elaboraram a teoria e a tática do socialismo proletário revolucionário ou comunismo (marxismo). (LENIN, 1986)

No texto “Natureza e significado do materialismo histórico”, Engels (1989) nos apresenta a resistência alemã ao materialismo metafísico e mecânico. “Contrastando com o simples repúdio, ingenuamente revolucionário, de toda a história anterior, o materialismo moderno vê na história o processo de desenvolvimento da humanidade, cujas leis de movimento é sua tarefa descobrir”. (ENGELS, 1989, p. 406). Engels partiu deste ponto inicial para demostrar a natureza e significado do materialismo histórico.

Engels (1989) inicia mostrando como as revoluções operárias na Europa proporcionaram uma reviravolta na concepção histórico do materialismo.

Em 1831, havia ocorrido em Lyon a primeira insurreição operária; de 1838 a 1842, o primeiro movimento operário nacional, o dos cartistas ingleses, atingiu o ponto culminante. A luta de classes entre proletariado e burguesia passou a ocupar o primeiro plano na história dos países mais avançados da Europa, na mesma proporção em que lá se desenvolvia, por um lado, a grande indústria e, por outro, a recém conquistada dominação política da burguesia. (ENGELS, 1989, p. 407)

Para Engels (1989) os novos fatos obrigaram a submeter toda história anterior a um novo exame, e aí se mostrou que toda a história anterior era, com exceção dos estágios primitivos, a história das lutas de classe. (ENGELS, 1989, p. 407).

(BOTTOMORE, 2001) Luta de classes é um conceito que diz respeito a expressão dos conflitos entre as diferentes classes sociais, portadoras de interesses completamente antagônicos e inconciliáveis entre si. Tais lutas são travadas não só no campo econômico, como também político e ideológico. Para Engels (1989) “essas classes sociais em luta entre si são, toda vez, fruto das relações de produção e de troca, em suma, das relações econômicas de sua época” (ENGELS, 1989, p. 407).

Nesse sentindo, Engels (1989) remete a Hegel como libertador da concepção histórica em relação a metafísica. Engels (1989) nos diz

Agora o idealismo estava desalojado de seu último refúgio, da concepção de história, estava proposta uma concepção materialista de história para explicar a consciência dos homens através do ser deles, ao invés de, como até então, o seu ser através da sua consciência. (ENGELS, 1979, p. 407)

Na conclusão de seu texto, Engels (1989) apresenta uma crítica ao socialismo anterior por não oferecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com