TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARXISMO, MATERIALISMO DIALÉTICO E MATERIALISMO HISTORICO

Por:   •  16/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

MARXISMO, MATERIALISMO DIALÉTICO E MATERIALISMO HISTORICO.

Marx ele não vai produzir essa ideia sozinho, ele vai ser influenciado por outros intelectuais e nós vamos fazer esses apontamentos. Marx nasce na Alemanha, mas vive boa parte da sua vida na Inglaterra, a grande diferença de Karl Marx para os demais intelectuais é que Marx ele vai vincular sua teoria à prática política, então ele vai ser um militante e também um teórico.

Marx alia muito bem a luta revolucionária a sua teoria sobre a sociedade, se ele vive na Inglaterra logicamente ele vai ter um contato muito próximo com aquele processo de consolidação da revolução industrial, vivendo numa sociedade em que as desigualdades sociais estão cada vez mais em evidência, nós sabemos que no contexto o que se consolida a revolução industrial na Inglaterra, surge as novas classes sociais, como por exemplo, o proletariado, não é uma classe social que detém apenas a sua força de trabalho e que vende essa força de trabalho para o burguês, que é o dono do meio de produção, ou seja, o dono da indústria.

No contexto em que Karl Marx viveu no final do século XIX, uma sociedade que é muito marcada pela desigualdade social e pela consolidação de um novo modelo de produção que é o capitalismo, Marx vai se destacar por ser também um dos principais críticos do capitalismo e também um dos defensores do comunismo que é uma sociedade sem classes social.

 Marx desenvolve o método que é chamado de materialismo histórico dialético, materialismo diz respeito à que? Temos que entender que Karl Marx acredita que para compreender a sociedade é fundamental o indivíduo compreender como o ser humano produz bens e riquezas, ou seja, como ele vive as suas condições de vida, Marx acredita que são as condições materiais, a ferramenta que o homem tem a sua disposição para compreender a sociedade, então devemos olhar para a sociedade, mas deve levar em consideração àqueles aspectos estruturais e econômicos na relação do trabalho, tudo isso Marx acreditava que é fundamental para que pudéssemos compreender determinada sociedade.

O materialismo é isso, é compreender o indivíduo, é compreender a sociedade a partir das suas condições de vida e histórica, porque para Marx é fundamental recorrer a história, recorrer a história dos modos de produção, e não podemos confundir modo de produção, com  meios de produção.  

O método Marxista é um método materialista histórico e dialético. O que significa dialética? A dialética tem muito a ver com oposição e embate, pode ser compreendida na lógica marxista da seguinte forma, existe uma luta entre classes sociais, entre quem oprime e quem é oprimido, entre quem explora e quem é explorado. Então essa tensão entre as classes sociais, que move a história na perspectiva marxista, o método de Karl Marx é esse, materialista, histórico e dialético. É materialismo por quê?  Porque leva em consideração a condição de vida, às questões estruturais como a economia e o trabalho, é Histórico porque leva em consideração a história dos modos de produção e é Dialético porque reconhece que a história marcada pelo dinamismo e pela luta de classes, então este é o método marxista então método materialista histórico dialético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com