TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materialismo historico

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Católica do Salvador, Escola de Educação Física, Disciplina: Introdução a motricidade, Professora: Kátia Oliver de Sá, Aluno: Luan Brito Nunes

Fonte: GOELLNER, Silvana V.A Categoria da atividade e suas implicações no desenvolvimento humano. Revista Brasileira de Ciências do Esporte pág: 13, Janeiro, 1992.

No materialismo historico e a logica dialetica no estudo do desenvolvimento humano traz uma pespectiva baseada na atividade, na qual o ser humano é visto a partir do seu potencial criador e um conjunto de relações de produção construido pela sociedade no tempo e no espaço. Segundo esses ideais entendemos a atividade como necessidade psiquica e peculiar a vida, pois é através dela que se da a apropriação da realidade e a modificação da mesma, tendo em vista que o trabalho é a principal forma de atividade humano ele é considerado fator determinante do desenvolvimento humano.

O objeto do texto a categoria da atividade e suas implicações no desenvolvimento humano busca mostrar a importância que a atividade teve e tem na constante evolução dos seres humanos no sentindo biológico e social, e como o trabalho alterou o modo de convivência e de percepção dos  individuos consigo e com os demais.

O estudo ocorreu de acordo com a psicologia soviética influenciado assim pelos ideias de Marx, Engels, Lênin, e posteriormente por Lev S. Vygotsky e Alexis N. Leontiev.

O homem por meio do trabalho percebe que é necessario estabelecer conexões e conviver em grupos, o que lhe impôs a se comunicar, assim a consciência junto com a linguagem estimularam modificações no organismo humano. Pois através de tais aspectos o homem passa a ter possibilidade de pensar, e existir como um ser social e racional e essa condição que os diferencia dos animais que agem institivamente.

O homem altera suas atividades de acordo com suas necessidades, pois o objetivo é sempre saciar uma necessidade após serem saciadas outras surgem, assim vão surgindo novos objetos, bens materias que demonstram um desenvolvimento cultural, assim segundo essa teoria o desenvolvimento humano e suas atividades refletem em seus objetos que vão evoluindo juntamente.

Assim fica claro que a capacidade especificamente humana não são hereditarias são absorvidas ao longo da vida pela acumulação da cultura que foi criada pelas gerações precedentes.

Segundo Alexis Leontiev o desenvolvimento humano pode ser discutido através da atividade, consciência e a personalidade. O que diferencia o psiquismo humano do animal é justamente a consciência.

 Na concepção de Marx a atividade humana começa de forma basica e sensorial e que com seu desenvolvimento originam a percepção e pensamento, e a consciência  é sempre originaria da atividade e esta divulga ao invididuo o mundo que o cerca, o homem passa a ser ciente dos seus atos na sociedade e dos outros homens.

Sobre personalidade, Leontiev afirma que as propriedades antropologicas do individuo são condições dadas geneticamente da formação da personalidade que determinam apenas as formas e os modos de suas manifestações.

De acordo com o Vygotsky o home primeiramente tem as suas relações em nivel social e só depois as internaliza e as torna individual. Assim pode-se destacar o papel fundamental do adulto no desenvolvimento da criança pois é ele que a apresenta ao mundo que a cerca a ligação dela com a sociedade, dai destaca-se a importância do professor que deve mediar aquilo que a criança tem condições e o que ela ainda pode realizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com