TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMATICA FINANCEIRA

Trabalho Universitário: MATEMATICA FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 6

Tema : peças fundamentais para realização da analise

Balanço Patrimonial (BP)

No Brasil, o balanço é dividido em três grandes tópicos: Ativo, Passivo Exigível e Patrimônio Líquido. A atual legislação estabelece a seguinte classificação para o Ativo e o Passivo: circulante e não circulante. O ativo não circulante é formado por realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

Resumindo, tem-se o quadro esquemático a seguir para o Balanço Patrimonial:

Estrutura do Balanço Patrimonial

ATIVO PASSIVO

ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE

DISPONIBILIDADES FORNECEDORES

CLIENTES EMPRÉSTIMOS

ESTOQUES IMPOSTOS A RECOLHER

OUTROS OUTRAS DÍVIDAS

ATIVO NÃO CIRCULANTE PASSIVO NÃO CIRCULANTE

REALIZÁVEL A LONGO PRAZO EXIGÍVEL A LONGO PRAZO - FINANCIAMENTOS

INVESTIMENTOS PATRIMÔNIO LÍQUIDO

IMOBILIZADO CAPITAL SOCIAL

INTANGÍVEL AÇÕES EM TESOURARIA

RESERVAS

AJUSTES DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL

LUCROS E PREJUÍZOS ACUMULADOS

.

Ativo Circulante

O Ativo Circulante engloba, além das disponibilidades, créditos, estoques e despesas antecipadas realizáveis no exercício social subsequente.

Ativo Não Circulante

São classificados como não circulantes todos os valores ativos cujo prazo de realização ultrapassar o final do exercício seguinte (prazo superior a um ano). O ativo não circulante, conforme estabelecido pela atual legislação brasileira, é composto de: ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

Passivo Circulante e Não Circulante

O Passivo Exigível, tanto o circulante quanto o não circulante, é composto de dívidas, obrigações, riscos (provisão para garantias, por exemplo) e contingências (estas sãofatos geradores já ocorridos, como atuações fiscais, trabalhistas, ações judiciais e outros litígios em discussão).

Patrimônio Líquido

O patrimônio líquido é calculado do balanço pela diferença entre o Ativo Total e o Passivo Exigível. Mede o total dos recursos próprios da empresa e pode ser entendido como uma obrigação da empresa perante seus acionistas (proprietários).

Demonstração de Resultado do Exercício (DRE)

A DRE tem como finalidade exclusiva apurar o lucro ou prejuízo de exercício, ou seja, quanto a empresa ganhou ou perdeu com seus negócios. O demonstrativo engloba as receitas, as despesas, os ganhos e as perdas do exercício, apurados por Regime de Competência independentemente, portanto, de seus pagamentos e recebimentos.

Receita Líquida

A receita líquida é efetivamente a receita da empresa pela venda de seus produtos e de seus serviços, já que é a parcela que lhe pertence.

O custo das mercadorias vendidas na empresa comercial representa basicamente o custo de aquisição desses bens.

Lucro Bruto

O lucro bruto é a simples diferença entre a receita líquida e o custo dos itens vendidos, o que resta das receitas líquidas de vendas, após cobrir o custo da mercadoria vendida (ou do produto fabricado ou dos serviços prestados), e destinado a remunerar as despesas com vendas, as despesas administrativas e as despesas financeiras.

Lucro Operacional

Para o cálculo do lucro operacional, deve-se deduzir do lucro bruto todas as despesas incorridas pela empresa e consideradas também outras receitas ou despesas operacionais. Pela legislação vigente, praticamente tudo é considerado operacional.

Lucro Antes do Imposto de Renda

Para o cálculo do lucro antes dos impostos, deve-se deduzir do lucro operacional toda a despesa não operacional incorrida pela empresa e considerada também receita não operacional.

Lucro Líquido

O lucro líquido, ou prejuízo, equivale ao resultado da empresa após os impostos, a empregados, a administradores, aos investidores, enfim, aos stakeholders.

1: qual e a diferencia entre a analise vertical e horizontal ?

Análise Vertical

A Análise Vertical, também denominada análise da estrutura, facilita a avaliação da estrutura das demonstrações financeiras (BP-Balanço Patrimonial e DRE-Demonstrativo do Resultado do Exercício) e a representatividade de cada conta em relação ao total do Ativo, bem como a participação de cada conta do Demonstrativo de resultado na formação do lucro ou prejuízo do período analisado.

A Análise Vertical apresenta valores percentuais de cada conta e grupo de conta em relação a um valor base: no caso do Balanço Patrimonial, esse valor base é o total do Ativo ou do Passivo; Na DRE, o valor base é o total da receita líquida.

A Análise Horizontal consiste em verificar a evolução dos elementos do Balanço Patrimonial e da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) durante um determinado período. Essa verificação se faz entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas, evidenciando a evolução da conta ou do grupo de conta por períodos.

Uma das maneiras de apurar os percentuais de evolução da Análise Horizontal é tomar como base um exercício e calcular a evolução dos demais, sempre em relação ao exercício base.

A outra maneira de apurar os percentuais de evolução da Análise Horizontal é tomar como base o exercício imediatamente anterior ao que está sendo analisado. Esse método torna mais dinâmico a análise, possibilitando apurar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com