TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO MUNICIPIO

Artigo: MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO MUNICIPIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO MUNICIPIO

Temática da Monografia

O presente trabalho tem como temática a criação de um modelo para mensuração do desempenho da administração pública, através da criação de indicadores que permitam acompanhar o alcance das metas, identificar avanços, melhorias de qualidade e necessidades de mudança.

Objetivos

O presente trabalho tem o objetivo de mensurar os resultados obtidos pelas políticas públicas implantadas pela Prefeitura Municipal de Pelotas.

Analisar a eficiência das políticas públicas. Observando se as metas estipuladas foram alcançadas e se foram alcançadas de maneira eficiente.

Justificativa

Nos últimos anos o governo, bem como os cidadãos, tem tido uma grande preocupação com a excelência da gestão pública. A sociedade exige a melhor alocação possível dos recursos arrecadados. Em vista disso, o governo tem desenvolvido ferramentas em busca da eficiência da gestão pública, desenvolvendo modelos de gestão e forma de avaliação da gestão publica.

Tendo em vista o exposto acima, o presente trabalho busca verificar a eficiência da administração pública, avaliando se os recursos arrecadados estão sendo alocados da melhor maneira possível, em políticas que tragam resultado efetivo para a sociedade.

Referencial Teórico

Segundo Silva (1999), o motivo mais imediato do interesse pela avaliação de atividades de governo seria a preocupação com a efetividade, isto é, com a aferição dos resultados esperados e não-esperados alcançados pela implementação dos programas.

O modelo da Cadeia de Valor e os 6Es do Desempenho permite a construção das definições especificas de desempenho para cada organização de modo a explicitar as dimensões dos resultados e dos esforços, além de sugerir o necessário alinhamento entre ambas as perspectivas. Em síntese, o modelo mensura o que se deve realizar para se produzir um resultado significativo no futuro. (Secretaria de Gestão Ministério do Planejamento, 2009)

Este modelo é constituído por dimensões de esforço e resultado e essas dimensões são desdobradas em dimensões de desempenho.

As dimensões de esforço são:

Economicidade: obtenção e uso de recursos com o menor ônus possível, gerindo adequadamente os recursos financeiros e físicos;

Execução: refere‐se à realização dos processos, projetos e planos de ação conforme estabelecidos;

Excelência: é a conformidade com critérios e padrões de qualidade para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade.

As dimensões de resultado são:

Efetividade: são os impactos gerados pelos serviços, processos ou projetos;

Eficácia: é a quantidade e qualidade de serviços entregues ao usuário;

Eficiência: é a relação entre os serviços gerados com os insumos utilizados, relacionando o que foi entregue e o que foi consumido de recursos, usualmente sob a forma de custos ou produtividade.

Procedimentos Metodológicos

Criação de um Modelo para Mensuração do Desempenho baseado na Cadeia de Valor e nas 6 Dimensões de Desempenho (6Es).

O desempenho ótimo é aquele que é efetivo, eficaz, eficiente, excelente, econômico e cuja execução de ações e atividades ocorre em conformidade com requisitos e prazos definidos.

Portanto, o modelo de desempenho ótimo é representado por:

Considerando que:

Efetividade (E1): E1 está presente = 1, E1 não está presente = 0;

Eficácia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com