TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO DE TRABALHO DO PARANÁ EM ABRIL DE 2018

Por:   •  7/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 6

EM ABRIL DE 2018, DAS 19 REGIONAIS DA SECRETARIA, 18 APRESENTARAM SALDO POSITIVO DE EMPREGOS.[pic 1]

                

        Com a divulgação dos dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) no mês de Maio, pode-se analisar o panorama de empregos formais no mês de Abril de 2018. [pic 2]

        

        Em Abril de 2018, das 19 regionais da secretaria, 18 apresentaram saldo positivo de empregos. As cinco primeiras foram: Curitiba com (3.362) postos, Maringá (913) postos, Paranavaí (655) postos, Foz do Iguaçu (631) e Francisco Beltrão com (527) postos, Gráfico 1.

        As regionais que tiveram maior destaque na geração de empregos formais, no 1º Quadrimestre do ano (janeiro a abril), foram as de: Curitiba, na primeira colocação com saldo de (13.245) postos, seguida de Maringá (4.092), Cascavel (3.509), Londrina (2.458) e Foz do Iguaçu (1.854). E apenas duas regionais apresentaram saldos negativos, são estas a de, Ivaiporã (-376) e Cornélio Procópio, com (-657) postos. Gráfico 2.

        

Gráfico 1 – Saldo de Empregos Formais, segundo Núcleos Regionais – PR

 Abril – 2018

[pic 3]

Fonte: MTE – CAGED

Elaboração: Observatório do Trabalho – PR

Gráfico 2 – Saldo de Empregos Formais, segundo Núcleos Regionais – PR

Acumulado Jan a Abr – 2018

[pic 4]

Fonte: MTE – CAGED

Elaboração: Observatório do Trabalho – PR

A Regional de Curitiba composta por 36 municípios, foi a que teve maior destaque em número de empregos formais em Abril, ao registrar um saldo de (3.362) novos postos. Este resultado se deve, principalmente, por conta das contratações no setor de serviços com saldo de (1.829) postos. A atividade que mais contratou no período foi a de Serviços combinados de escritório e apoio administrativo, com saldo de (346) postos, e a ocupação foi a de Escriturários em Geral, Agentes, Assistentes e Auxiliares Administrativos com (482) novos postos formais de trabalho.

As cidades que tiveram maior destaque na regional de Curitiba foram as de: Curitiba, sede da regional, com saldo de (1.536) postos, sendo que se destaca o setor de serviços que registrou, na cidade, um saldo de (1.289) novos postos de trabalho. Inclusive esse número coloca a cidade de Curitiba na primeira colocação do ranking estadual. São José dos Pinhais foi a segunda cidade que teve maior destaque na Regional, nesse mesmo mês registrou saldo de (584) postos ficando em 2º lugar no ranking estadual, onde o setor com o número mais expressivo de contratações foi o de comércio, com um saldo de (240) novos postos. Também, destaca-se o município de Pontal do Paraná, com (304) postos, ficando em 7º lugar no ranking Estadual, onde o setor da indústria foi o que mais empregou, somando um saldo total de (322) novos postos.

A Regional que registrou o 2º maior saldo de empregos do Estado foi a de Maringá, com (913) postos, no mês de Abril de 2018. Em destaque tivemos os seguintes municípios: Maringá sede da regional, com saldo de (517) novos postos formais de empregos, seguida de Santo Inácio com (106) postos. Na cidade de Maringá o resultado positivo deve-se principalmente a atividade de serviços que teve registro de (323) postos  deixando a cidade em 3º lugar no ranking estadual. Na cidade de Santo Inácio o destaque é para o setor da Indústria de transformação com  (92) postos. Em uma comparação com todos os municípios da regional, a ocupação que teve maior saldo de emprego foi a de Motoristas de Veículos de Cargas em Geral com (104) postos, e a atividade, foi a de Transporte Rodoviário de Carga com saldo de (93) novos postos.

A Regional que registrou 3º maior saldo de empregos foi a de Paranavaí, com (659) postos, algumas cidades tiveram maior destaque. A primeira cidade da regional foi Paranacity com saldo de (321) postos. O setor que mais empregou na cidade foi o da indústria com saldo de (297) novos postos de trabalho. Esses resultados deixaram a cidade em 4º lugar no ranking estadual. Em seguida Paranavaí, registrou saldo de (129) novos postos de trabalho. Os setores que registraram maior saldo foram os de construção civil e de serviços, que juntos somam (88) postos. Em uma comparação com todos os municípios da regional, a ocupação que teve maior saldo de emprego foi a de e Trabalhadores Agrícolas na Cultura de Gramíneas com (199) postos, e a atividade, foi a de Fabricação de Açúcar em Bruto com saldo de (382) novos postos.

A Regional de Foz do Iguaçu, com saldo de (631) postos, foi a 4ª que mais criou empregos no Estado. Algumas cidades se destacaram: A própria sede da regional, Foz do Iguaçu (316) postos, ficando em 5º lugar no ranking estadual, sendo o setor de serviços o que mais criou empregos, com saldo de (180) novos postos. Em seguida o município de Marechal Cândido Rondon, com (190) postos, sendo a maior parte das contratações principalmente no setor da Indústria com (162) postos. Em uma comparação com todos os municípios da regional, a ocupação que teve maior saldo de emprego foi a de Magarefes e Afins com (103) postos, e a atividade, foi a de Abate de Suínos, Aves e Outros Pequenos Animais com saldo de (184) novos postos.

A Regional em 5º lugar no ranking estadual no mês de fevereiro foi a de Francisco Beltrão, com saldo de (527) postos. As cidades com maior número de vagas formais de empregos criados foram: Francisco Beltrão com saldo de (165) novos postos, sendo o setor que teve maior destaque nas contratações o de comércio com (81) postos. Em seguida a cidade de Capanema apresentou saldo de (125) novos postos, sendo o setor que teve maior saldo de contratações o da construção Civil, com (117) novos postos. Em uma comparação com todos os municípios da regional, a ocupação que teve maior saldo de emprego foi o de Escriturários em Geral, Agentes, Assistentes e Auxiliares Administrativos com (106) postos, e a atividade, foi a de Construção de Obras de Arte Especiais saldo de (112) novos postos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (307.1 Kb)   docx (826 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com