TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO DE TRABALHO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS E ESPECIALIZADAS

Por:   •  21/4/2016  •  Artigo  •  3.317 Palavras (14 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 14

MERCADO DE TRABALHO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS E ESPECIALIZADAS [1]

Danyelle França Lobo*

Francymar Silva Abreu

Jarline Cassiane Leite Pereira

Lília Karoline Pereira

Lívia Nogueira Gaspar

RESUMO

O presente artigo aborda o mercado de trabalho no ramo da biblioteconomia tendo como principal enfoque a atuação e o perfil do bibliotecário em bibliotecas universitárias e especializadas. Procurou-se dar ênfase nestes dois tipos de bibliotecas aliando-se num mercado global que exige novas competências para o bibliotecário, onde o mesmo deve agregar a preservação da memória da produção intelectual dos indivíduos ao seu perfil, a organização de todo um acervo, tratamento e disseminação das informações, além de mediar e facilitar o processo de acesso cognitivo dos usuários.  Pondo em vista que é de relevante importância, principalmente nos dias atuais, que o bibliotecário tenha pleno domínio dos instrumentos utilizados na disseminação de informações, atuando como agente de transformação, mediador entre usuários e documentos e promotor da competência em informação.

Palavras-Chaves: Mercado de Trabalho, Bibliotecas Universitárias, Bibliotecas Especializadas, Perfil profissional

1   INTRODUÇÃO

A partir da ultima década do século XX, consecutivamente seguido pelo século XXI, ocorreram várias mudanças no que diz respeito às transformações de valor e poder informacional, que tem atingido os mais variados setores em toda sociedade. Atualmente vivemos na chamada “Sociedade da Informação”, conseqüências da evolução dos métodos utilizados para pesquisa no campo da informação. O planejamento e eficiência dessa informação é um elemento produtor de novos conhecimentos e um benefício comum. Diante desta realidade, os profissionais da informação tornaram-se essenciais, uma vez que são eles os responsáveis pela disponibilização de informações capazes de agrupar valor ás atividades das organizações. Nesse quadro, surge o bibliotecário, um profissional habilitado e competente para a função, conforme pesquisa: seleciona, organiza, difundi e dissemina a informação. Essa organização integra a atualização e direcionamento da conduta profissional, pois seu perfil tem avançado de acordo com o que o mercado de trabalho propõe e também o que o momento exige.

Apesar da consciência e do esforço das universidades que disponibilizam o curso de biblioteconomia tentarem atender a formação de profissionais aptos para a realidade do mercado de trabalho, há uma carência em fornecer novos perfis profissionais nas academias, devido a aceleração e ao crescimento evolutivo da tecnologia, a rapidez com a qual as coisas acontecem nos dias de hoje, torna inviável acompanhar as demandas solicitadas.

Este profissional que atua como bibliotecário exerce suas funções em um campo bastante extenso, que engloba bibliotecas particulares, bibliotecas universitárias, bibliotecas especializadas (jurídicas, órgãos públicos, órgãos governamentais, escritórios de advocacias), entre outras. Então a pesquisa tenta apontar o perfil dos bibliotecários que atuam nas bibliotecas universitárias e especializadas do estado Maranhão. Precisamente identificando os dados pessoais, formação acadêmica, atuação, motivação para escolha do campo de atuação, as dificuldades na prática da função e também o uso de fontes de informação específicas da área. O referencial teórico compreende dois eixos centrais: o profissional bibliotecário, que leva em consideração os pontos (mercado de trabalho, atuação, competência e formação) e o bibliotecário atuante nas bibliotecas universitárias e especializadas no que diz respeito a (mercado de trabalho, competências, formação), para explicar como age atualmente o profissional da área da ciência da informação.

2   MERCADO DE TRABALHO NO RAMO DA BIBLIOTECONOMIA

O profissional bibliotecário tem embasamento teórico para atender a necessidade de transformar o conhecimento e a informação em capital, haja vista que o mercado de trabalho se encontra no ápice da competitividade e uma vez que o papel social visa valorizar o processo produtivo de criação do perfil do profissional da informação, isso torna-se um estimulo para este profissional.

Com a modernidade, a interdisciplinaridade vem adotando novos modelos de ensino que interligam as mais variadas áreas do conhecimento, gerando uma reformulação estrutural nas profissões derivadas da sociedade da informação.

Em relação à área da Biblioteconomia, há uma limitação no reconhecimento da funcionalidade desempenhada pelo profissional de ensino, pois a disseminação de suas atribuições ainda hoje é pouco notada pelo mercado de trabalho e pelo próprio estudante da área. Pondo em duvida sua capacidade como profissional da informação. O trabalho bibliotecário surgiu a partir das primeiras bibliotecas estruturadas pela nobreza e pelo clero sem nenhum conhecimento cientifico na área da Biblioteconomia, atualmente há formação específica da área e um leque de especializações que subsidiam a Biblioteconomia como ciência da informação, porém, é notória a desvalorização do labor no que se refere ao mercado de trabalho.

O mercado em geral engloba vários setores, entre eles livrarias empresas privadas, bancos e bases de dados, provedores de internet e editoras. Já o mercado tradicional voltado para a Biblioteconomia é composto por arquivos, bibliotecas e centro culturais.  Independente do campo de atividade aqueles que desejarem trabalhar nessa vertente devem desenvolver práticas e buscar conhecimentos em outras áreas, por exemplo, a  comunicação, a lingüística e a computação, etc. É indiscutível que qualquer área que o bibliotecário adote, ele tende a produzir funções técnicas e administrativas.

3 CONCEITOS DE BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA E BIBLIOTECA ESPECIALIZADA.

Dib e Lima (2013, p.98), afirmam que:

As bibliotecas universitárias seguem as diretrizes e as políticas de sua universidade mantenedora e, por isso, sua autonomia é limitada. Sua missão é apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade, contudo, sua estrutura e serviços, de forma geral, têm características próprias.

Falar da biblioteca universitária é também falar um pouco da universidade. A universidade tem como missão cultivar e disseminar o saber humano. Com as mudanças na sociedade e a evolução das tecnologias, ela busca, além de transmitir o conhecimento que já existia, investir na formação da ciência que ainda não existe e prestar serviços à comunidade. Nesse contexto, vinculada à universidade, a biblioteca universitária tem suas diretrizes administrativas e políticas. Sua missão é dispor apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, pois seus usuários precisam de alguém que os auxilie, portanto o profissional bibliotecário deve estar apto a: “responder a demandas sociais de informação produzidas pelas transformações tecnológicas que caracterizam o mundo contemporâneo” (BRASIL, 2001, p. 32).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (159 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com