TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROECONOMIA E MACRO ECONOMIA

Exames: MICROECONOMIA E MACRO ECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de fixação – Economia – Unidade 1

1 - Como você define Economia?

Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

2- O que significa escassez na economia?

A escassez significa que a sociedade tem menos a oferecer do que aquilo que os indivíduos desejam e necessitam, ou seja, a escassez surge porque as necessidades humanas são ilimitadas e os recursos necessários para satisfazer as necessidades são limitados.

3-O que você entendeu sobre Bens?

Bem é tudo aquilo capaz de satisfazer uma necessidade humana.

4- Qual é o conceito formal da Curva de Possibilidade de produção?

Está relacionada com problema da escassez e a necessidade de fazer escolhas. Isso é evidenciado e explicado pela Curva de Possibilidade de Produção (CPP) ou Fronteira de Possibilidade de Produção. A escassez de recursos faz com que a capacidade produtiva de uma economia tenha limites e por isso é necessário tomar a decisão, de quais bens serão produzidos e suas quantidades, ou seja, em algumas situações será necessário produzir mais de um bem A e menos de um bem B.

5 – Qual é o conceito formal de custo de oportunidade?

Representa aquilo que se deve renunciar para se obter algo, ou seja, são as quantidades de um bem que se deve abrir mão para aumentar a produção do outro bem.

6- Quais são os fatores de produção?

Terra (ou recursos naturais), trabalho e capital.

7 – Quais são os tipos de fluxos que recebem denominação de acordo com o foco da

análise econômica?

Fluxo real da economia, que é o movimento dos recursos produtivos e bens entre diversos agentes econômicos.

Fluxo monetário que é o pagamento efetuado pela troca do bem transferido, e sucessivamente vem o Fluxo circular de renda, as empresas ao adquirem os recursos produtivos das famílias, pagam por eles; os donos das terras recebem aluguel por suas propriedades, os trabalhadores recebem os salários e os detentores do capital ganham os juros ou o lucro. As famílias, por sua vez, utilizam seus recursos monetários para comprar os bens e serviços oferecidos pelas empresas. O dinheiro recebido com a venda das mercadorias e serviços, retorna para as empresas, que podem adquirir mais recursos de produção, tornando o fluxo circular.

8 – Quais são as questões Centrais da Economia?

As questões centrais da economia são: o que e quanto produzir, como produzir e para quem produzir.

9 – Defina Macroeconomia!

Dedica-se a uma visão geral da economia, estuda o resultado global do comportamento dos agentes, a partir da análise de indicadores (inflação, desemprego, produção total, consumo, volume total de poupanças, etc.). Estuda as condições de equilíbrio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com