TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Casos: MISSÃO, VISÃO E VALORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 6

O Negócio da Organização

A definição do negócio de uma organização é a definição de quais produtos e serviços a organização pretende fornecer, para quais mercados e quais clientes (MAXIMIANO, 2005).

“É o algo de valor que a organização oferece ao seu público-alvo” cumprindo com seus objetivos globais. O primeiro passo é a definição do negócio da organização. Três questões são essenciais:

Qual é o negócio da organização? Quem é o seu cliente? O que é de valor para o cliente?

A tendência natural é que a resposta fique restrita ao produto ou serviço da organização. Na verdade, essa é uma abordagem míope e imediatista. As organizações estão ampliando seu foco no negócio com conceitos estratégicos e ampliados.

O desenho organizacional precisa ser compatível com o negócio da organização.

MISSÃO

A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders.

De acordo com o consultor Sergio Luiz de Jesus, a missão de uma empresa está tão ligada ao lucro quanto ao seu objetivo social. Ainda segundo o consultor, toda missão dever orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.

“Missão: razão de ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro”. (Oliveira).

A missão não deve ser restrita apenas aos produtos, serviços ou processos da organização. A missão representa a razão da existência de uma organização.

A missão deve traduzir a filosofia da organização, seus valores e as crenças centrais que representam os princípios básicos da organização e que balizam sua conduta ética, sua responsabilidade social e suas respostas às necessidades do ambiente.

É a missão que agrega identidade à organização.

A missão precisa ser cultivada pelos dirigentes e deve ser difundida intensamente entre todos os membros para que haja conscientização e comprometimento pessoa em relação ao seu alcance.

Exemplos de missão:

• Fiat

Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.

• HSBC

Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas.

• Gerdau

Gerar valor para nossos clientes, acionistas, equipes e a sociedade, atuando na indústria do aço de forma sustentável.

VISÃO

A visão é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória.

A visão representa a imagem que a organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro. A visão está geralmente mais voltada para aquilo que a organização pretende ser do que para aquilo que ela realmente é.

As características básicas da visão:

- Deve motivas as pessoas;

- Deve fornecer uma direção de onde a empresa quer chegar;

- Deve transmitir confiança;

- Deve estar dentro da realidade;

- Deve conseguir avaliar o progresso da empresa e comparar os resultados.

A falta de uma visão dos negócios é profundamente prejudicial, pois desorienta a organização e seus membros quanto às suas prioridades em um ambiente altamente mutável e fortemente competitivo.

“Visão sem ação não passa de um sonho. Ação sem visão é só um passatempo. Visão com ação pode mudar o mundo”. Joel Arthur Barker.

O professor de empreendedorismo Louis Jacques Filion define visão como "a imagem projetada no futuro do espaço de mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso".

Em suma, a visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos.

Algumas definições:

“Uma imagem viva de um estado futuro ambicioso e desejável, relacionado com o cliente, e superior em algum aspecto importante, ao estado atual”. (Whiteley)

“Articulações das aspirações de uma empresa a respeito de seu futuro”. (Hart)

“Algo que se vislumbre para o futuro desejado da empresa”. (Quigley)

Exemplos de visão:

• Fiat

Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.

• HSBC

Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores.

• Gerdau

Ser global e referência nos negócios em que atua.

VALORES

Valores são atitudes compromissadas da organização com seu modo de “estar”; uma dimensão situacional, porém não volúvel, função da interação com o meio ambiente; uma escala de referência para as políticas de ações que podem ser aferidas numa escala de limites entre bom e mau sendo um guia “externo” de sua atuação; permite à sociedade identificar as atitudes da organização ante suas clientelas (em sentido figurado – a personalidade*); novos valores podem ser adquiridos e outros descartados, na adequação às variâncias sociais do ambiente.

Por exemplo, a Responsabilidade Social é um valor novo para algumas empresas e outras, ainda virão a adotá-lo. O portfólio de valores: ditames morais, regras, leis, preceitos da organização orientam seu comportamento em relação às suas clientelas não podendo serem confundidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com