TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MKT Moderno

Pesquisas Acadêmicas: MKT Moderno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 2

Dias de hoje, fronteira dos EUA com o Canadá. Um misterioso objeto radioativo cai na Terra. Testemunhas pensam ser um meteorito. Outra hipótese é de que a Al-Qaeda espalha por um pequeno avião radioatividade no ar.

Mas a inteligência governamental recupera o que parece ser uma cápsula espacial desconhecida da era soviética. E, surpresa, dentro dela, encontra um moleque russo, debilitado, com câncer e imunidade baixa. Talvez um sobrevivente de uma secreta missão a Marte nos anos 80.

Enquanto a Casa Branca precisa de respostas, a cada hora a história parece mais enrolada. O cosmonauta aparentemente nasceu em Marte, planeta para onde a antiga União Soviética mandara uma espaçonave, cujos tripulantes sobreviveram com os recursos de lá a procriaram, algo cientificamente possível.

É a sinopse de Pioneer One, série americana criada por Josh Bernhard, escritor, e Bracey Smith, diretor, que, diferentemente da maioria das séries produzidas, não teme a pirataria e nos quer corsários.

Ela é distribuída diretamente por meio da rede BitTorrent – responsável pelo compartilhamento de milhares de filmes e séries piratas –, proposta inédita que discute a guerra de trincheiras entre grandes produtores e torrents, extensões que possibilitam o compartilhamento de arquivos entre pessoas.

Com o engenhoso plot na cabeça, e sem a pretensão de fazer uma megaprodução, a dupla largou empregos e levantou grana numa campanha no site Kickstarter – a maior plataforma para se levantar fundos a projetos criativos, apoiada por Sundance Festival, YouTube, New York Times, CNN, Wired e outros. Dois meses depois, estrearam o piloto no site VODO.net.

Ganharam o prêmio de melhor drama do NYFTV (New York Festival Television). Inauguraram a era da “série de TV sem TV”.

Os dois avisam no primeiro episódio: os próximos só serão realizados se os telespectadores doarem uma grana ou comprarem a camiseta ou o pôster da série no site de vendas com o sugestivo nome hackerthreads.

Rolou. Cada vez que a grana pingava, um novo episódio saía do forno. Os primeiros quatro foram baixados mais de 7 milhões de vezes. Completaram os seis episódios da primeira temporada. Uma segunda está prometida.

Tudo isso é novo, pioneiro e encorajador. Não vai solucionar o problema da indústria, nem será o airbag da atual crise de direitos autorais do setor. Porém, um grande e instigante roteiro, na boca de um ótimo elenco, é que faz da imperdível série realmente um sucesso.

Lição de moral: não basta rediscutir o meio, é preciso, como sempre, contar uma boa história (mensagem).

PAIVA, Marcelo R. TV or not TV. Estadao.com.br/cultura. 25 de fevereiro de 2012. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,tv-or-not-tv-,840265,0.htm. Acesso em: 11 de fevereiro de 2013.

Dentre as atividades que compõem o mix de comunicação, a que melhor caracteriza a estratégia adotada pelos criadores da série Pioneer One é:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com