TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MORAL E LEI (KANT)

Relatório de pesquisa: MORAL E LEI (KANT). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 4

MORAL E DIREITO (KANT)

Na teoria de Kant opera-se a distinção entre direito e moral, sobre o prisma formal, não material. Tal distinção realça o real motivo pelo qual se cumpre a norma jurídica ou a moral. A norma jurídica é externa, deve ser cumprida simplesmente pela necessidade de se fazer o que ela diz, sem levar em conta o que o indivíduo sobre ela pensa, se ele a considera justa ou não. A norma moral é interna, e existe moral se quem cumpre um mandamento moral, o cumpre por que acredita que este mandamento é o certo. Cumpre por que é certo, não para receber qualquer vantagem, nem por que é inconveniente descumpri-lo. Por mais que Moral e Direito sejam diferentes, é a moral que legitima o direito, pois segundo o pensamento de Kant, um ordenamento jurídico bom, deve ser justo e moral, condizente com os valores sociais, porque o que legitima a criação de tal ordenamento é o compromisso de que o criou com a liberdade individual das pessoas.IMPERATIVO CATÉGORICO

"Existe... só um imperativo categórico, que é este: Aja apenas segundo a máxima que você gostaria de ver transformada em lei universal."

Immanuel Kant, A Metafísica da Moral (1797).

Em termos simples, o que o grande filósofo alemão Kant chamou de imperativo categórico: você deve agir sempre baseado naqueles princípios que desejaria ver aplicados universalmente.

Em termos mais simples ainda: "Faça para os outros o que gostaria que todos fizessem para todos."

Os imperativos categóricos são objetivamente necessários, isto é, são fins em si mesmos e operam com um princípio apodítico prático, quer dizer, necessário, constituindo o verdadeiro imperativo da moralidade. O imperativo categórico impõe-se a si mesmo e não pela finalidade que quer atingir; ele é necessário e tem um caráter de lei prática. O imperativo categórico é expresso em uma proposição sintética a priori, pois possui uma possibilidade a priori. O imperativo categórico (lei moral) é uma imposição do sujeito noumênico á sua dimensão fenomênica e, por isso, é o único imperativo da moralidade. É necessário buscar de maneira apriorística a possibilidade dos imperativos categóricos. Só ele possui o caráter de uma lei prática, pois os imperativos hipotéticos podem ser classificados como princípios da vontade. O imperativo categórico não oportuniza à vontade a possibilidade de escolha porque é incondicional, tendo o caráter de uma lei prática que obriga necessariamente a conformidade da máxima à lei, lei esta universal. O seu conteúdo é constituído pela lei e a necessidade de adequação da máxima (vontade subjetiva) à lei universal: “age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal”, podendo-se derivar deste, todos os outros imperativos do dever. Pode-se identificar nesta primeira formulação do imperativo categórico o princípio da universalidade e, como a realidade (natureza) é determinada por leis universais, temos a segunda formulação do imperativo categórico: “Age como se a máxima da tua ação se devesse tornar, pela tua vontade, em lei universal da natureza”.

IMPERÁTIVO HIPOTÉTICO

Os imperativos hipotéticos são aqueles que determinam que se queres uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com