TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUDANÇAS DO MEIO AMBIENTE E IMPACTO NA GESTÃO

Projeto de pesquisa: MUDANÇAS DO MEIO AMBIENTE E IMPACTO NA GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

O presente trabalho busca contextualizar o que é o GECON e sua abrangência, neste modelo a gestão visa a otimização do resultado econômico, sendo que os resultados são atribuídos aos gestores de cada área, responsáveis pelas decisões. Faz isso de forma que as capacidades técnicas e sociais dos gestores sejam intensificadas e o trabalho em equipe seja incentivado. O objetivo deste trabalho é identificar a contribuição do modelo GECON e a sua utilização na Controladoria, bem como, evidenciar as etapas deste processo, incluindo o Sistema de Gestão com as etapas de planejamento estratégico, pré-planejamento e planejamento operacional, execução e controle, o Sistema de Informações, a mensuração do resultado econômico e a avaliação de desempenhos e resultados. O trabalho se justifica pela necessidade de identificar instrumentos que contribuam para a eficácia global da empresa diante do atual cenário extremamente competitivo.

Palavras-chave: Controladoria, Gestão, Planejamento, GECON

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 MUDANÇAS AMBIENTAIS E IMPACTOS NA GESTÃO 6

3 ENTENDENDO O QUE É GECON 7

3.1 Benefícios do Sistema 8

4 MENSURAÇÃO DO RESULTADO ECONÔMICO 9

5 FUNDAMENTOS CONCEITUAIS DO RESULTADO ECONÔMICO 10

6 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

De modo geral o ambiente internacional tem se reestruturado nos últimos

tempos, estando cada vez mais exigente e competitivo. Diante deste cenário

internacional e das novas tecnologias criadas frequentemente desenvolvendo novos instrumentos e métodos operacionais ainda mais eficientes, as empresas têm passado por mudanças profundas, e os gestores passaram a ter grandes desafios pela frente para alcançar os melhores resultados econômicos.

A preocupação com a seleção das tecnologias e metodologias mais adequadas sempre existiu, porém, diante do quadro apresentado esse tipo de preocupação se tornou mais relevante. Objetivando uma otimização do resultado econômico através da melhoria da produtividade e da eficiência operacionais surgiu um novo conceito de gestão, o modelo GECON – Gestão Econômica, que significa Administração por Resultados, é considerado um modelo de gestão de vanguarda e foi desenvolvido no Brasil a partir do final da década de 1970 pelo professor Armando Catelli, este modelo gerencial já foi testado em grandes empresas do Brasil. É baseado em gestão por resultados econômicos e permite mensurar o Valor Econômico da Empresa a qualquer momento, também permite fazer a simulação, planejamento e controle da empresa baseando-se no valor adicionado. um modelo de gestão compreende um sistema de gestão e um sistema de informações.

2 MUDANÇAS AMBIENTAIS E IMPACTOS NA GESTÃO

O ambiente internacional em seus diversos aspectos vem-se modificando e tornando-se mais competitivo e exigente. Nesse Intenso movimento de mudanças, o processo de gestão empresarial passa por novos desafios e os gestores passam a trabalhar com novos modelos de decisão.

As preocupações “de nosso mundo moderno” de certa forma sempre existiram, todavia o ambiente as tornou mais agudas e o estágio atual de avanço tecnológico tem propiciado o desenvolvimento de instrumentos e métodos operacionais mais eficientes.

3 ENTENDENDO O QUE É GECON

Segundo Arnaldo Catelli, O GECON é um modelo gerencial que busca a eficácia organizacional e, portanto, tem como enfoque principal o resultado econômico que é o melhor instrumento de mensuração da eficácia organizacional e decorre do processo de melhoria de produtividade e da eficiência na execução das atividades operacionais da empresa.

Na visão da Gestão Econômica, o resultado de uma empresa é formado pelo somatório dos resultados das diversas áreas da organização, estas, por sua vez, são decorrentes das ações implementadas pelos gestores responsáveis pelas diversas atividades. Dessa forma, a eficácia organizacional depende da otimização do resultado de cada transação, que comporá o resultado de cada atividade para assim formar o resultado econômico de cada área que somados resultarão no resultado da empresa.

O Modelo GECON identifica, no resultado econômico, o melhor indicador da eficácia da empresa, e, neste aspecto, procura estabelecer conceitualmente uma correta mensuração do resultado, bem como do patrimônio da empresa, entendendo que, sempre o Patrimônio Líquido deve representar o valor efetivo da empresa. Considerando dois períodos distintos, a diferença entre os patrimônios líquidos, representando o valor real da empresa e incorporando ainda a expectativa do fluxo de benefícios futuros esperados, deve refletir o resultado econômico global da empresa.

Para que a empresa seja eficaz é necessário que haja uma harmonia entre os recursos utilizados por ela, como por exemplo, recursos tecnológicos e humanos.

Há cinco fatores que podem detectar a medida de eficácia de uma empresa, são eles:

• Produtividade: representado pela maior produção e venda. É importante que haja mercado consumidor para o aumento da produtividade.

• Eficiência: a eficiência pode ser mensurada pelo consumo de insumos, ao menor custo possível.

• Satisfação: quando se tem donos, clientes, gerentes, funcionários, enfim, todas as pessoas que se relacionam com a empresa satisfeitas, os esforços são todos direcionados no mesmo sentido, que é atingir a eficácia da empresa.

• Adaptabilidade ao processo decisório: os gestores da empresa precisam estar sempre atentos as oportunidades e ameaças que o mercado oferece, para que a empresa não sofra nenhum impacto negativo.

• Desenvolvimento: compreende os programas de qualidade, os avanços tecnológicos, os investimentos na capacitação dos empregados, ou seja, todos os fatores que contribuem para um acúmulo de competência da empresa.

Esses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com