TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUNICÍPIO DE CUBATÃO – A VULNERABILIDADE SOCIAL

Por:   •  18/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.355 Palavras (10 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

SERVIÇO SOCIAL

MARIA ANTONIA NERES PIRES

MUNICÍPIO DE CUBATÃO – VULNERABILIDADE SOCIAL

PROFESSORA: TÂNIA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

SANTOS - SP

2016

AMANDA NOVAES DOS SANTOS    RA C255JJ-9

MARIA ANTONIA NERES PIRES           RA C06701-6

MILENE DO CARMO DE CARVALHO    RA C21IDC-9

NATHALIA CRISTINA DE SOUZA            RA C08FHJ-5

MUNICÍPIO DE CUBATÃO – VULNERABILIDADE SOCIAL

[pic 1]

SANTOS- SP

2016

SUMÁRIO

I.Introdução        4

II. Breve histórico de Cubatão        5

III. Vulnerabilidade Social        8

IV. Cubatão e a Vulnerabilidade Social        10

IV.1 – Deslizamentos        10

IV.2 – Meio Ambiente        10

V. Conclusão        12

VI. Referencial Teórico        14


  1. Introdução

O presente trabalho tem como tema Vulnerabilidade no Município de Cubatão, tem como objetivo realizar uma analise e interpretação de dados e informações do município de Cubatão e a relação do município e a vulnerabilidade.

Dentro desta perspectiva de análise, este estudo procurou obter informações sobre o que são tais fatos, assim como a relação com a profissão de Serviço Social que faz uso destes instrumentos (dados, informações fatos) para sua intervenção.

Os profissionais de Serviço Social estão constantemente atrelados na luta dos problemas relacionados a esta questão “vulnerabilidade” que tem muita relação com a questão social que é objeto de estudo das ciências sociais e principal área de atuação do Serviço Social, e o profissional da área está sempre em atuação em territórios, pois é neles que se dá o exercício diário da profissão.

 Não obstante, a importância do estudo está no fato de que a vulnerabilidade tem uma enorme relevância da temática de estudo dentro da área de Serviço Social, fazendo com que seja necessário conhecer o território o qual está sendo trabalhado para melhor se realizar a atuação do profissional.

  1. Conceito de Vulnerabilidade

Primeiramente nos cabe informar o que é vulnerabilidade e as diferentes formas em que esta se manifesta. Em geral, a vulnerabilidade pode atingir qualquer pessoa dentro de qualquer classe social.

Porém, a vulnerabilidade social, como ponta Oliveira (1995), “os grupos sociais vulneráveis poderiam ser definidos com aqueles conjuntos ou subconjuntos da população brasileira situados na linha d pobreza” (p.9), além de complementar afirmando “nem todos os vulneráveis são indigentes” (p.9).

Logo, como já mencionado, a vulnerabilidade não de discrimina por população em situação de rua apenas, e sim qualquer pessoa independente de sua classe, todavia o tema do nosso trabalho é focado na maior parte da população que sofre com a vulnerabilidade social, aqueles no índice de pobreza, destacamos, entretanto que existe a vulnerabilidade pessoal (quando a pessoa não tem condições de enfrentamento das situações que vivenciam) e vulnerabilidade a social (atinge grupos e comunidades).

Vulnerabilidade é a característica de quem ou do que é vulnerável, ou seja, frágil, delicado e fraco. A vulnerabilidade é uma particularidade que indica um estado de fraqueza, que pode se referir tanto ao comportamento das pessoas, como objetos, situações, idéias e etc.

Exemplo: “A vulnerabilidade do paciente é preocupante” ou “Temos no Brasil uma grande vulnerabilidade no sistema de ensino público”.

Vulnerabilidade social é composta por pessoas e lugares, que estão sujeitos à exclusão social, são famílias, indivíduos sozinhos, e é um termo geralmente ligado a pobreza. As pessoas que estão incluídas na vulnerabilidade social são aquelas que não têm voz onde vive, as quais geralmente moram na rua, e esta sujeito de favores de outros.

A fundamental consideração sobre vulnerabilidade é que uma pessoa quando ela apresenta sinais de desnutrição, condições precárias de moradia e saneamento, não possui família, não possui emprego, e esses fatores compõe o risco social, ou seja, é um cidadão, mas ele não tem os mesmos direitos e deveres dos outros.

A pessoa que está nessa situação torna-se um excluído, que ocorre quando indivíduos são impossibilitados de partilhar dos bens e recursos oferecidos pela sociedade, fazendo com que essa pessoa seja abandonada e expulsa dos espaços da sociedade.

Vulnerabilidade e risco social são antônimos de pobreza, entretanto, uma é conseqüência da outra, uma vez que a vulnerabilidade é que põe as pessoas em um risco social. A pobreza dessas pessoas é medida através da linha de pobreza, que é definida através dos hábitos de consumo das pessoas, o valor equivalente a meio salário mínimo.

Uma das opções mais eficazes para atingir esse objetivo é o aumento da escolaridade e da qualidade educacional e cultural para esse segmento da população. Com uma melhor e maior bagagem educacional e cultural as outras carências tem maior possibilidade de  ser suprimidas.

  1. Conhecendo o Território

Tudo tem inicio em 1532 quando chegaram a São Vicente alguns portugueses liderados por Martim Afonso de Souza para colonizarem o território brasileiro.

A região que hoje abriga a cidade de Cubatão servia antigamente como passagem entre o porto e o planalto, o que pouco depois também foi utilizada para passar a carga de um comboio para outro bem como também para fazer descarga de        mercadorias. 

           Em 1713 os jesuítas conseguem o arrendamento das terras de Cubatão e passaram então a cobrar pedágio daqueles que pelos territórios conquistados passavam e ainda alugavam canoas para o trajeto. Os jesuítas em 1759 foram expulsos da colônia portuguesa e tiveram que deixar as terras que foram ocupadas. Neste período de transformação o local recebeu melhores vias de acesso, o que proporcionou melhores condições de vida para os comerciantes do local. 

           E em 1827 foi inaugurado o Aterrado que dava à Cubatão o acesso até o Porto de Santos. A partir desta ligação a cidade cresceu rapidamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (148.2 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com