TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestações Populares - Antes e depois

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.278 Palavras (10 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]



SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1 O QUE MUDOU APÓS AS MANIFESTAÇÕES?        8

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11



  1. INTRODUÇÃO

As manifestações populares surgem na medida em que as mudanças ocorrem, de forma negativa ou positivamente quando estas requerem apoio da população.

Manifestar-se é expor a opinião, demonstrar se há descontentamento ou que há concordância.

Diante da relevância e da repercussão do tema, abordar sobre as manifestações populares sem polêmicas e críticas é inevitável na mesma medida em que se observa a força de um povo, a vontade de lutar, de mudar. Sendo esta uma temática imprescindível de ser discutida por fazer parte da construção da identidade de uma sociedade que busca seus objetivos.

Para compreendermos melhor, o presente trabalho apresentará reflexões sobre a situação atual do Brasil e as recentes manifestações que se estenderam de junho de 2013 até os dias de hoje.


  1. DESENVOLVIMENTO

As manifestações populares que repercutiram a nível mundial no ano de 2013, não aconteceram de forma repentina.

São múltiplos os fatores que vêm somando ao longo dos anos para que estas manifestações estourassem da forma em que ocorreu. Podemos destacar as diretas-já, o movimento dos cara-pintadas que levou a classe política a votar pelo impeachment de Collor, que em meio à represália dos partidos políticos e a pressão midiática que tentou de todas as formas coibir os movimentos sociais, teve sucesso mesmo diante destas barreiras. Mais recentemente temos o movimento que mobilizou todo o país, o aumento do preço das passagens de ônibus talvez fosse o motivo para acarretar essa grande onda de manifestação, mas não é apenas por 0,20 centavos que a população reivindica, mas sim pelas más condições em que os mesmos enfrentam no dia-a-dia, tais como a falta de segurança, precariedade e a super lotações dos ônibus. Esse desconforto foi o estopim para o inicio das manifestações no Brasil.

Os governantes tentaram maquiar a realidade apontando como causa um simples aumento de passagens do transporte público, ou que a manifestação estava fora de foco, mas o objetivo destes é deixar todos ignorantes, pois sem uma educação política adequada, ninguém exigirá mudanças ou procurará satisfações coletivas. Quem está no poder manipula, entretanto, isso o faz até que as pessoas decidam reclamar pelos péssimos serviços públicos que fazem uso. O país ainda não tem noção do que pode se concretizar com essas manifestações, com a sua voz, sua aclamação. Todos juntos têm força suficiente para mudar o que vem acontecendo. A triste realidade em que vive-se hoje acaba barrando o avanço da verdadeira democracia.

Em relação a manifestações populares, necessitamos entender que nem todos manifestantes que divulgam a sua ideia, sua proposta para um país melhor, conseguem obter êxito em suas reivindicações, mas movimentos com alta força social e coletiva têm grande impacto na sociedade, e esses impactos podem influenciar grandes mudanças após essas manifestações. Nestes movimentos acima citados que ocorreram no Brasil em décadas passadas, notamos que não há uma vitória explícita, mas a partir destes percebemos que sucederam grandes mudanças no país. Partindo daí os estudantes que antes não tinham condições de manifestar ganharam força e coesão na sociedade.

No Brasil atualmente ocorrem manifestações populares com uma grande difusão de ideias e ideais, há a busca por melhorias quanto a forma de política, educação, saúde, segurança, enfim são as varias ideias que movimentam estes movimentos. Ao conquistar uma vitória conseguimos mudança em algo que nos convêm e a passamos a acreditar que tem mais força na sociedade e quando há dificuldades, persiste-se até conseguir, o importante é sempre lutar e defender o que se acredita.

Para uma melhor compreensão do sentido da participação popular, é interessante situar brevemente algumas definições de participação social. De forma geral, participação social compreende as múltiplas ações que diferentes forças sociais desenvolvem para influenciar a formulação, execução, fiscalização e avaliação das políticas públicas e/ou serviços básicos na área social (saúde, educação, habitação, transporte, saneamento básico etc.). Os sentidos mais correntes de participação, além da participação popular aqui destacada, consistem na modernização, na integração dos grupos ‘marginalizados’ e no mutirão (Valla et al., 1993).

Efetivamente as manifestações querem dizer que há um descontentamento geral. Está claro que a população está insatisfeita com a impunidade, com a falta de ética, com a falta de honestidade, falta de bons hospitais e médicos, falta de professores, livros e uma estrutura de boa qualidade das escolas, falta de boas estradas e falta de transporte público de qualidade, entre muitos outros fatores que afetam diretamente a população. Sem falar nos gastos excessivos com a copa, deixando a educação e saúde em 2º plano, a isenção dos impostos da FIFA, e quem paga por tudo isso é o próprio povo com juros e impostos super altos nos setores alimentícios, habitacionais, automobilísticos, etc., pois precisa de tudo isso para sobreviver, enquanto o governo se mantém em um patamar elevado as custas da população.

Cabe a toda sociedade avaliar, fiscalizar e cobrar dos governantes que só estão no poder porque neles foram depositados a esperança por melhorias e que é uma forma da população exercer seus direitos. A melhor forma de protestar é através do voto, não deixando chegar ao poder quem quer tirar do povo, não se calar perante as más decisões tomadas deve se protestar sim, afinal quem cala consente e se o povo está insatisfeito tem que exigir pelas igualdades, reformas agrárias e principalmente uma melhor distribuição de renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (152.1 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com