TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marxs e Weber nas Ciências Sociais

Por:   •  10/4/2017  •  Resenha  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

DINIZ, Rosemeri Birck; SOUZA, Raquel Aparecida. Pensamento Marxista e a educação na Sociedade Capitalista Atual. Universidade Federal do Tocantins.

SOUTO, Tamiris Albernaz; SILVA, Flávio Augusto; SANTIAGO, Heverton Luiz Pereira, O Pensamento sociológico de Max Weber. Faculdade Atenas

Ética protestante in Artigos de apoio Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2017. Disponível em  acesso em: 10/03/2017

PASSOS, Daniela Oliveira Ramos do. Max Weber e Karl Marx: Questão social, História e Marxismo. Disponível em acesso em: 10/03/2017.

RESENHA CRÍTICA: OS PENSAMENTOS SOCIOLÓGICOS DE CARL MARX E MAX WEBER

Adriana Cristina Gonzales Richieri  RA 31010003159[1]

Considerados fundadores da sociologia, em seus estudos, elaboraram teorias para explicar o desenvolvimento da sociedade e seu sistema econômico, concordando que o Capitalismo representa um novo tipo de organização social com um desnível socioeconômico muito grande entre burgueses e proletários, mas com grande produtividade em níveis materiais e culturais. Ambos se preocupavam com as condições sociais consequentes desta e de como é possível se priorizar a exploração do trabalho em detrimento da dignidade humana.

Tanto para Marx como para Weber o homem não existe para viver sozinho, mas sim em coletivo.

Em seus estudos, Weber procurou compreender o sentido das ações dos indivíduos em sociedade o que ele chamou de Ação Social; esta ação só acontece quando existe relação entre indivíduos e estes podem querer ou não essa relação de troca que conduz a transformação.

Dedicou-se aos estudos da Política, Direito, Economia e História, dividindo as ações sociais em quatro: Ação Social tradicional, que remete a algum costume ou hábito; a Ação Social afetiva, conduzida pela emoção; a Ação Social racional com valores, baseada e na crença; e a Ação Social Racional com Fins, dirigida pela razão utilizando-se de métodos eficazes para alcançar seus objetivos.

Para Weber, a Ética Protestante foi a precursora do Capitalismo, levando os empreendedores (burgueses) a relacionar o ter e o poder de forma que os fins justificassem os meios, buscando seus próprios métodos para acumulo de bens e consequentemente o poder.

Para Weber o capitalismo se resume em burgueses como detentores do poder lucrando à custa do proletariado que existe apenas para servir e possibilitar o lucro. Profetizando pelo tempo que, enquanto capitalismo, o Homem seria sempre escravo do Homem.

Por ora sua profecia vem se concretizando.

Para Marx e Engels o fator fundamental e central de suas reflexões advém do contexto econômico da história, para eles a produção material é que determina a forma de pensar humana, tendo o trabalho como centro de sua “práxis”.

Em seus estudos eles consideram o homem um ser alienado que se torna consciente ao longo da vida, mas consciente apenas de si e não da sociedade como um todo, forma incorreta de pensar segundo os autores; eles afirmam que o homem só alcançara sua emancipação quando atingir a consciência do todo, deixando o egoísmo e assumindo uma forma altruísta de ver e pensar o mundo: “O todo deve, necessariamente, ser posto antes da parte.”[2]

Sua ideia central é baseada na luta de classes, em que a burguesia impera e o proletariado serve em regime de escravidão, essa ideia é também compartilhada por Weber, mas somente até aqui, seus pensamentos divergem no instante em que para Marx existe opção, enquanto que para Weber o sistema é constante e imutável.

 Marx e Engels entendem haver dois caminhos para esta situação antagônica, nas quais o proletariado é autor de ambas; a emancipação, o Homem, toma consciência do todo e passa a lutar pelos seus direitos, transformando assim sua realidade; ou a alienação, o Homem resignado com sua situação de vida, entende não haver outra forma de trabalho, além de servir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com