TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Trabalho Universitário: Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  2.773 Palavras (12 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 12

Gestão de Recursos Humanos

Wilson Martins de Oliveira

PETROBRAS – A ESTABILIDADE DO MERCADO BRASILEIRO

Ceilândia

Maio de 2013 

Wilson Martins de Oliveira 1311913

PETROBRAS – A ESTABILIDADE DO MERCADO BRASILEIRO

Este trabalho é a conclusão do

1 º semestre do curso de Gestão

de recursos Humanos - UNIP

Ceilândia

Maio de 2013

Resumo

O trabalho tem como finalidade apresentar os resultados obtidos pela Petrobras nos últimos anos em um mercado mundial em crise e também a sua contribuição desta para a estabilidade econômica do país.

Deixa claro que o resultado da Companhia é obtida através de praticas contábeis aplicada de forma consistente.

E também apresenta a estrutura da comunicação institucional da empresa, sua importância e como está subdividida, para atender a diferentes áreas de interesse.

Abstrat

The paper aims to present the results obtained by Petrobras in recent years in a world market in crisis and also their contribution to this country's economic stability.

Makes it clear that the Company's results is obtained by accounting practices consistently applied.

It also presents the structure of the institutional communication of the company, its importance and how it is divided, to meet the different areas of interest

Sumário

INTRODUÇÃO 5

ECONOMIA E MERCADO 6

A dinâmica dos mercados e seus impactos nas organizações. 7

Salários 8

Lucros 9

Mercado de Ações 12

Impostos 13

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 15

Setores de comunicação institucional da Petrobras: 15

Conclusão 18

Referências 19

INTRODUÇÃO

Fica cada vez mais evidente a contribuição da Petrobras para o mercado de capitais no cenário econômico brasileiro tanto no desenvolvimento quanto no crescimento sustentável. Fundada em 3 de outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, é uma sociedade anônima de capital aberto, sendo seu sócio majoritário o Governo Brasileiro.

A Companhia atua em diversos setores relacionados com energia: exploração e produção, refino, comercialização e transporte de óleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, bicombustíveis e outras fontes renováveis de energia.

A empresa gera milhões de reais e fluxos de negócio e dinamiza como ninguém a economia brasileira e suas ações – ordinárias e preferenciais – é, junto às ações da Vale, as principais componentes do mais importante índice indicador de desempenho das cotações do mercado acionário brasileiro, o IBOVESPA, além de estarem entre as dez mais negociadas no mercado de capitais. Alguns fatores afetam as cotações dos papéis da Petrobrás, dentre eles: preço internacional do barril de petróleo, taxa de câmbio (R$/US$) e taxa básica de juros.

O que fica claro também é o respeito com clientes, fornecedores e acionistas, devido à transparência a nível financeiro. Prova disso é que, no site da Petrobras, é possível consultar todos os Balanços Patrimoniais da empresa e seus investimentos, aplicações, lucros e patrimônios.

ECONOMIA E MERCADO

Panorama econômico e financeiro

O sistema capitalista enfrenta outra crise de grande início de século XXI. As economias nacionais foram todas atingidas. Difere apenas o grau de impacto em como se ressentiram, na medida em que esse capitalismo atua internacionalmente quer pelo movimento comercial quer pelo financeiro. Estados Unidos e Europa são os mais vitimados. O primeiro exibe reduzidas taxas de crescimento econômico, o que se reflete no alto índice de desemprego, aquém da oferta de mão de obra disponível.

Na Europa, onde 17 países com uma única moeda, o euro, o panorama se apresenta ainda mais duvidoso, pois as diversas economias em diferentes estágios de desenvolvimento industrial, sem nenhuma barreira ao comprar e vender é notório que as economias líderes – França e Alemanha – são as maiores beneficiadas por serem industrialmente mais avançadas e com enorme capacidade produtiva. E a Grécia é a economia mais prejudicada. Por isso, ela está sendo obrigada a aceitar pacotes de refinanciamento drásticos que não admitem a recuperação econômica por causa do próprio euro. O que é contraditório, adquirir um pacote para permitir a recomposição financeira sem a econômica.

No Brasil, a crise também se faz notar, entretanto, com menos intensidade. O sistema bancário brasileiro detém elos muito fracos com o sistema bancário europeu e estadunidense, reduzindo o grau de exposição ao exterior. Nosso comércio internacional estabeleceu elos mais vigorosos com a América Latina e Ásia, fugindo das barreiras comerciais europeias e estadunidenses. América Latina, China e Índia compõem horizontes de expansão capitalistas mais promissores, por terem ainda muito por construir com populações enormes e pobres a satisfazer, do que as economias do capitalismo maduro em que o horizonte de ampliação está mais estreito e o nível de conforto pairam em patamar mais elevado comparado ao latino. O que não garante a estabilidade da economia brasileira devido a diversos fatores e que devem intensificar o ritmo da atividade econômica no Brasil.

Isto tudo afeta as organizações e em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com