TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática: História da Matemática e a Construção dos Números

Por:   •  13/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

Possibilidades de intervenção.        

História da Matemática e a Construção dos Números        

ÁBACO        

Tipos de Ábacos        

ATIVIDADES:        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

INTRODUÇÃO


Ao falarmos de matemática em muitos casos assusta, pois trazemos de nossa vida escolar  traumas da matéria principalmente aqueles que à estudou em alguns anos atrás.

Isso acontecia com frequência devido aos métodos de ensino arcaicos usados por professores desatualizado e tradicionalista.

Ao longo dos anos isso vem mudando devido a diversos fatores positivos que a escola vem adotando, métodos que o foco principal é um conhecimento pleno e agradável para alunos, a atual didática ensinada à novos professores que estão se formando atualmente.
O trabalho apresentado segue , segundo se pediu na ATPS da matéria e tem como objetivo  apresentar nossa visão segunda referências adquiridas em sala de aula, pesquisadas na internet e nosso PLT da matéria, sobre métodos didáticos de lecionar a matemática, aplicar atividades, situações problemas, uso de ferramentas como; material dourado, ábaco...entre outros, na área pedagógica.

Possibilidades de intervenção que o professor deve fazer para uma criança que está no processo da construção do conceito de numero.

A criança ao chegar na escola traz consigo conhecimentos prévios, sem perceber faz uso das operações matemáticas, exemplo, representar números com dedos, como idade, divide seus brinquedos com os amigos, guardar de formas organizada,  separar...conseguem resolver situações e problemas mentalmente, a escola junto com o professor são quem deve reconhecer e estimular para auxiliar  e fazer uso no processo de ensino.

Um professor pode levar um aluno desinteressado a grandes sucessos, como também desmotivar outro que possua interesse pela construção de conhecimentos, a matemática para muitos é estigmática.

O professor deve mostrar para essa criança usando diversas metodologias a importância do aprender, a matemática e as outras disciplinas, mostrar a eles que o saber numérico é muito importante e necessário para a convivência em sociedade, dentro e fora da escola existem várias possibilidades de intervenções que o professor pode utilizar no processo inicial da construção do conceito de números, uma das atividades utilizadas por exemplo é o ditado de números que  pode parecer um procedimento simples e convencional, mas ele é muito  eficiente para chegar as hipóteses e visualizar conhecimentos prévios deles, essa situação didática pode ser proposta desde o  1° ano ao 4° já que a maioria deles vem de pré-escolas e trazem dela pelo menos o conhecimento de números naturais.

O docente deve e precisa estar em constante busca pelo melhor e atual trabalho, usando técnicas que tradicionais antigas que funcionam e também ao uso tecnológico de hoje que despertam interesses e é sucesso. 

      Um procedimento que resulta positivamente na construção do conceito de número é usar materiais concretos, porque a criança vai conseguir entender melhor aquilo que ela vê. Afinal, nos anos em que se introduz a matemática são ainda muito pequenos para conseguirem trabalhar com o abstrato. Um exemplo muito utilizado em diversas escolas entre elas públicas e particulares é o uso das mãozinhas como instrumento real e facilitador de ensino, além das músicas, jogos e brincadeiras.

História da Matemática e a Construção dos Números

Assim como a Linguagem é importante e extremamente necessário para a convivência e comunicação, a Matemática também é essencial, pois está presente em nosso dia a dia desde muito pequenos, é muito comum uma criança de aproximadamente um ano e meio mostrar com a mãozinha a idade que tem ou contar até três para pular, ou os pais ensinando parlendas ou cantigas de roda que utilizam em suas frases os números. Isso ocorre porque as crianças crescem em culturas nas quais o número está presente, seja de forma oral ou escrita.

A construção da Matemática não se deu de forma rápida, mas se deu gradativamente em anos e anos de descobertas, criações e invenções desde o ano de 30.000a.C até os dias de hoje onde a Matemática se tornou indispensável e fundamental para atividades de todos os tipos seja na vida financeira para controlar gastos, seja na hora de comprar algo na lanchonete ou até mesmo para organizar, agrupar entre outros.

Mas para chegarmos aos métodos que temos hoje é preciso entender as necessidades que motivaram os desenvolvimentos dos números.

Há cerca de 10.000 anos atrás era muito comum os homens serem pastores de ovelhas e tinham a necessidade de saber quantas ovelhas possuía para controlar o rebanho. Então para ter o controle o pastor ao soltar o rebanho separava uma pedra para cada ovelha, ao voltar cada ovelha que entrava ele retirava a pedra, e assim tinha o controle se havia se perdido ou se havia se juntado mais uma ovelha. Esse tipo de contagem chama-se correspondência um a um. Essa correspondência foi fundamental para o surgimento da noção de número, e foi aos poucos o homem foi sentindo a necessidade de registrar esses controles em cavernas, pedaços de pau com talhos ou pedaços de barro com marcas.

[pic 1]

É do ser humana pensa em métodos para suprir suas necessidades e então o homem passou a usar as partes do corpo para contar, começando pelos dedos das mãos do menos para o maior passando a usar também o corpo todo. Surgindo assim a Noção de Ordem mesmo sendo desconhecido ainda, para eles, esse método foi usado até pelos índios.

Em seguida surgiu-se a Invenção da Base Dez, e em alguns casos a Base Cinco, utilizadas mais nas regiões da África e da Oceania. Mas outros povos preferiram ainda a Base Vintesimal.  Mas as invenções continuaram surgindo a contagem da Base Duodecimal, que foi empregada em antigos sistemas comerciais, dos quais temos a dúzia. A Base Sessenta, utilizada ainda para exprimir a medida do tempo em horas, minutos e segundos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (149 Kb)   docx (166 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com