TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materialismo Histórico baseado em Max

Por:   •  22/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Materialismo Histórico

O Materialismo Histórico é um estudo científico das civilizações e suas transformações. É a explicação da história através dos fatos materiais, essencialmente social e econômico, que foi elaborado pela primeira vez por Karl Marx (1818- 1883) e Friedrich Engels (1820 – 1895), nos quais desenvolveram a  teoria que não conseguiram pôr em prática.

A visão do materialismo histórico é que as coisas não se explicam por si só. Segundo Marx, tudo aquilo que vemos, seja em sociedade ou até mesmo individual não podem explicar por si, ou seja , não podemos explicar uma sociedade, instituição, ideologia, educação, partindo dos seus próprios conceitos. Marx  acreditava que todo fenômeno –fato ou evento – é na verdade um mecanismo de poder e para entendermos realmente como a coisa funciona precisaríamos nos aprofundar, no que ele chamava de Estrutura Econômica, no qual destacamos: a Infraestrutura e  a Superestrutura.Infraestrutura é tudo aquilo que está relacionado com a produção dos bens materiais, exemplo: Fábricas, Fazendas, Ferramentas, Meios de Produção.Já a Superestrutura é representada pelas ideias, costumes, instituições(políticas, jurídicas, religiosas, etc), no entanto não é possível defini-la por estar em constante movimento, exemplo a internet, fenômeno atual e que não produz bens materiais.As relações sociais são inteiramente interligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens  modificam o seu modo de produção, a maneira de ganhar a vida, enfim modificam todas as relações sociais.

Friedrich Engels e Karl Marx acreditavam que a sociedade vivia em constante desenvolvimento e progresso, o qual era devido às produções realizadas por indivíduos bem relacionados que facilitavam a satisfação de necessidades básicas da vida e que interfeririam entre eles.Foi através desse pensamento de ambos que surgiria posteriormente o que conhecemos atualmente como , classes sociais. Estruturas políticas que relacionam-se entre ambos. Marx desenvolveu a teoria socialista partindo da análise crítica e científica do capitalismo.O período em que ele viveu foi marcado por grandes mudanças no crescimento do processo de industrialização nos países europeus, no qual testemunhou o crescimento das indústrias , fábricas, o desenvolvimento dos meios urbanos e o aumento das desigualdades sociais.Nesse contexto, a evolução histórica para Marx era independente de qual  época se estivesse,ocorria por motivos de confronto entre classes sociais,cujo objetivo principal era “a exploração do homem pelo homem”.Indivíduos esqueciam-se que de  que eram todos seres humanos,com direitos e deveres, para explorarem ao máximo outros seres de nível “inferior” no seu ponto de vista.A partir de toda as observações do ambiente no qual estava vivenciando Marx não teve a preocupação, em projetar uma sociedade ideal, mas sim entender como funcionava a dinâmica do capitalismo. Para isso, ele fez intensos estudos sobre as origens do capital, o processo de acúmulo, a consolidação da produção e as suas contradições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (28.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com