TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo de pesquisa

Por:   •  22/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

IDADE MODERNA A PEDAGOGIA REALISTA

Um dos aspectos progressistas do pensamento liberal reside nas origens democráticas e parlamentar do poder político, determinado pelo voto e não mais pelas condições de nascimento como na nobreza feudal.

Esse processo representa a tendência antropocêntrica, ou seja, o resgate da dimensão humana sob todos os aspectos. Um deles é compreender o sujeito do conhecimento, questão dominante da Idade Moderna. Filósofos como Descartes, Bacon, Locke, Hume, Spinoza discutem a teoria do conhecimento e ocupam-se com o problema do método, isto é, com os procedimentos de razão na investigação da verdade. Método significa direção, caminho para um fim, instrumento que permite a construção do conhecimento.

O ponto de partida da aprendizagem é sempre o conhecido, indo do simples para o complexo, do concreto para abstrato. A experiência sensível é fonte do conhecimento, por isso é valorizada a educação dos sentidos.

O ensino deve ser feito pela ação de estar voltada para ação: ”Só fazendo, aprendemos a fazer”. Além disso, é importante não ensinar o que tem em valor apenas para a escola, e sim o que serve para a vida.

Embora vivendo no século XVII, o inglês John Locke exerceu a influencia muito grande nos séculos seguintes por causa das concepções sobre o liberalismo e o conhecimento. E importante também a sua teoria pedagógica, expressa em Pensamentos sobre a educação. Na pratica, Locke exerceu a fundação de preceptor do filho do conde de Shaftesbury.

Ao criticar o racionalismo de Descartes, Locke desenvolve uma concepção da mente infantil e da educação. Destaca o papel do mestre ao proporcionar experiências fecundas, que auxiliem as crianças no uso correto da razão.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com