TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Cientifica Filosofia e Prática da Pesquisa

Por:   •  8/10/2019  •  Resenha  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

Fichamento do texto:

APPOLINÁRIO, F. A coleta e tabulação de dados quantitativos. Metodologia cientifica – Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Learning, 2006, pp. 133-144.

Ideia central: O texto procura aborda os instrumentos da pesquisa cientifica, dando ênfase nesse capitulo aos dados quantitativos, procurando explicar a forma de construção destes dados através de vários mecanismos metodológicos - como o questionário - ensinando também uma forma de tabulação para elucidar as resposta necessárias às pesquisas.

Ideias secundarias:  Na construção do texto Appolinário, contempla as formas de utilização dos instrumentos da pesquisa, enfatizando os seis passos para a realização de um bom questionário. Outro aspecto abordado são os tipos de resposta às perguntas aqui elucidadas em forma de escalas de análise e respostas textuais como alternativas dicotômicas e múltiplas. Passando por fim a discussão de como tabular os dados por codificação e utilização de softwares específicos.

Categorias:

Instrumentos da pesquisa: caracterizados como os procedimentos e/ou métodos que tem a finalidade de construir informações sobre o objeto estudado, eles são a entrevista, a observação e o questionário, segundo Appolinário;

Entrevista: vista como um método de construção de dados, que envolve encontro de duas ou mais pessoas, muito comum nas investigações sócias. São caracterizadas em entrevista estruturas e semiestruturada, a primeira em que se segue um roteiro pré-determinado e a segunda seguindo um roteiro pré-estabelecido, mas com espaço para assunto imprevisto.

Observação: uma investigação em que o contato direto ao objeto é utilizado tem como ajuda os sentidos para exploração da realidade. A observação tem varias modalidades, sendo diretas e indiretas, sistemáticas e assistemáticas, participante ou não participante e naturalística ou de laboratório.

Questionário: é uma abordagem com uma série de ordenamentos e perguntas a serem respondidas por sujeitos inscritos e sem a presença do pesquisador.

Perguntas abertas: são questionamentos em que se pode escrever livremente.

Perguntas fechadas: oferecem resposta restritas, afim de produzirem dados fechados sobre o objeto.

Escalas contínuas: responde perguntas através de critérios externos, ou seja, faz-se uma linha continua que vai a pontos extremos de possíveis respostas.

Escalas pictóricas: as resposta são representadas por figuras que vão em escalas de satisfação do pesquisado.

Respostas dicotômicas: oferecem duas possibilidades apenas há questões fechadas.

Respostas de múltipla alternativa: são possibilidades de respostas nominais para escalas de avaliação.

Codificação: é a tarefa de criar um questionário especial enumerando de forma crescente as perguntar.

Tabulação: tendo em mãos a codificação realizada no questionário especial o pesquisador pode contabilizar quantas vezes aquela resposta se fez presente na pesquisa.

Discussão: inicialmente o autor mostra os instrumentos de pesquisa social, que são a entrevista, o questionário e a observação. Evidenciando o ultimo instrumento – a observação – como o mais utilizado em pesquisas qualitativas. Caracterizando as entrevista o autor aponta para um método com encontro de pessoas, duas ou mais, dividido em entrevista estruturada, conhecida pelo seu roteiro de perguntas previamente estabelecido, e a semiestruturada, que acompanha um roteiro preestabelecido, mas possui espaço para elementos não previstos. Outro elemento abordado pelo autor com relação a entrevista e a aptidão necessário do pesquisador em realiza-las tendo em vista os vários aspectos cognitivos e sensórias que elas possuem.

Passando a observação Appolinário a caracteriza pelo contato direto como o fenômeno estudado, sendo importante o registro diário durante o período da pesquisa. A observação se divide em direta, observação direta do pesquisador ou indireta, pela utilização de dispositivos eletrônicos; pode ser sistemática, pela observação de comportamento específico escolhido de antemão pela pesquisa, ou assistemática em que todos os comportamento são registrados; outra diferenciação se dá pela participação ou não do pesquisador em que a interação é uma alternativa de compartilhar ou não o cotidiano do objeto de estudo; e por ultimo a diferenciação por controle do ambiente estudado;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com