TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Da Pesquisa

Projeto de pesquisa: Metodologia Da Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia

Afro-Brasileira - UNILAB

DEAAD – DIRETORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

Curso de Especialização em Gestão Pública

Disciplina: Metodologia da Pesquisa

Semestre: 2º Semestre – 2014

Período: EAD

Aluna: Maria Almerinda de Paula

Especialização em Gestão Pública

Metodologia da pesquisa

Atividades

1. Na Unidade inicial do material de estudo na disciplina comenta-se sobre técnicas de estudos. Uma das mais utilizadas é o resumo de conteúdos, fortemente indicado para uma maior assimilação dos assuntos. Leia o trecho abaixo e desenvolva um bom resumo neste propósito.

“São quatro as atividades principais dos especialistas em comunicação: detecção prévia do meio ambiente, correlação das partes da sociedade na reação a esse meio, transmissão da herança social de uma geração para a seguinte e entretenimento. A detecção prévia consiste na coleta e distribuição de informações sobre acontecimentos do meio ambiente, tanto fora como dentro de qualquer sociedade particular. Até certo ponto, isso corresponde ao que é conhecido como manipulação da notícias. Os atos de correlação, aqui, incluem a interpretação das informações sobre o meio ambiente e orientação da conduta em reação a esses acontecimentos. Em geral, essa atividade é popularmente classificada como editorial, ou propaganda. A transmissão de cultura se faz através da comunicação das informações, dos valores e normas sociais de uma geração a outra ou de membros de um grupo a outros recém-chegados. Comumente, é identificado como atividade educacional. Por fim, o entretenimento compreende os atos comunicativos com intenção de distração, sem qualquer preocupação com os efeitos instrumentais que eles possam ter”.

1) R-Certamente as atividades dos especialistas em comunicação está atrelada a detecção prévia do meio ambiente que consiste na coleta e distribuição de informações, ou manipulação de noticias. A correlação das partes da sociedade na reação ao meio, onde está incluso a interpretação das informações, pelo editorial e propaganda. A transmissão da cultura, que se faz através da comunicação das informações, identificada como atividade educacional. O entretenimento, que é feita pelos atos comunicativos, e se resume em distração.

2. Leia o texto e responda as indagações abaixo:

O presente artigo tem como objetivo analisar o uso da contratação temporária pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, fundação pública estadual que foi obrigada pela justiça a rescindir todos os contratos temporários que mantinha desde o ano de 1998 e realizar concurso público para ingresso de novos servidores. Pretende-se examinar se o uso dessa ferramenta representava práticas gerencialistas de administração ou caracterizava-se apenas como uma forma de implementar práticas patrimonialistas. Para isso, esse trabalho mostrará como se dava a forma de ingresso no serviço público nos três modelos de administração púbica (patrimonial, burocrática e gerencial) relacionando-os com o uso do contrato temporário pela UERN. Metodologicamente, esse estudo foi uma pesquisa descritiva e qualitativa, delineada como um estudo de caso, que utilizou a documentação indireta como técnica de pesquisa, além da análise de conteúdo e documental. Dentre os resultados, tem-se que a UERN usou o contrato temporário em desconformidade com a lei, não refletindo desta forma a real flexibilidade que ele permitia. Conclui-se que o uso do contrato temporário pela UERN não foi movido pela flexibilização gerencialista que ele ocasiona, mas apenas para o atendimento a interesses patrimonialistas.

Citação: Targino D.V.; Araújo R.M.M; Pinheiro, G.G. Os cargos são para os homens, e não os homens para os cargos: um estudo sobre o uso do contrato temporário na UERN. Revista Gestão Pública: práticas e desafios. Disponível em: http://www.mpanerevista.kinghost.net/ojs-2.2.4/index.php?journal=gppd&page=article&op=view&path%5B%5D=179

a. Qual é o objetivo geral do estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com