TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia De Pesquisa

Artigos Científicos: Metodologia De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

1. O que é?

É um levantamento e análise que foi publicado sobre o tema de pesquisa escolhido, que permite efetuar um mapeamento do que foi escrito e de quem já escreveu algo sobre o tema da pesquisa.

Faz como parte de um estudo cientifica da graduação ou pós-graduação e também é como parte fundamental em uma monografia, dissertação ou tese.

2. Como faz?

É dividida por nove passos:

1. Definir o assunto.

2. Reunir a bibliografia e começar com pelo menos 20 referências para poder ter uma visão panorâmica sobre o assunto.

3. Dar uma olhada inicial nas referências e identificar a estrutura hierárquica do assunto de pesquisa.

4. Ler a bibliografia reunida com muita atenção e listar as idéias principais.

5. Identificar as idéias principais a serem aproveitadas em seu trabalho. Não se esquecer de indicar as fontes de cada idéia.

6. Rotular todas as idéias para facilitar a referência futura.

7. Organizar as idéias em seções (entre 3 a 4 seções deverá aparecer) e subseções (3 ou 4 subseções para cada seção).

8. Escrever a referencial teórico seguindo a seqüência hierárquica de apresentação e dar à preferência a idéias abordadas por diversos autores.

9. E por último, concluir o referencial teórico identificando as idéias principais discutidas no texto e apontar para as questões de pesquisa em aberto na literatura.

3. Onde procurar?

A revisão deve ser procurada nos livros de texto e tratados, de forma a enquadrar o melhor possível o problema a investigar.

4. Como investigar?

É ler aquilo que há de mais atual sobre o assunto, e isto só se encontra em revistas periódicas ou através da consulta de teses de doutoramento em mestrados. Para nos identificarmos os artigos da revisão bibliográfica, é fazer a pesquisa nas fontes secundárias (publicações que indexam a informação bibliográfica de milhares de artigos, por assunto, palavras-chave, autores, revistas, etc.).

5. Quais os tópicos dos artigos da Revisão?

Os artigos da revisão bibliográfica deverão conter os seguintes tópicos: Título (português e inglês); palavras-chave; abstract; key words; introdução; desenvolvimento; conclusão e referências bibliográficas.

6. Outros nomes da Revisão Bibliográfica

A revisão bibliográfica também é denominada como revisão de literatura ou referencial teórico.

7. O que é necessário para Revisão?

Na revisão bibliográfica é necessário ter domínio das normas da ABNT e também é fundamental citar trechos das obras citadas de forma indireta e direta

8. Objetivos da Revisão Bibliográfica

Os objetivos da revisão bibliográfica são: verificação dos textos relacionados ao assunto de que foi estudado já foram publicados; conhecimento da forma como o assunto foi abordado e analisado em estudos e saber quais são as variavéis do problema.

9. Quantas páginas?

No caso de uma dissertação de mestrado, a revisão da literatura costuma ter 35 a 40 páginas.

10. O que evitar?

Evitar apresentar a revisão da literatura no formato ficha de leitura (isto é, o Autor A disse isso, o Autor B disse aquilo, o Autor C disse outra coisa, etc.). Encontre os pontos de concordância e divergência entre os autores e conte a história da pesquisa. Um exemplo de texto do tipo “ficha-de-leitura” é:

Segundo Shingo (1996), a idéia central do Sistema Toyota de Produção é promover um fluxo harmônico dos materiais entre os postos de trabalho, produzindo componentes nas quantidades e nos momentos em que são necessários. Para tanto, a comunicação entre postos de trabalho deve ser promovida de forma eficiente.

Para Ohno (1994), o Sistema Toyota de Produção pode ser resumido como “produzir nas quantidades certas e no momento em que as partes são necessárias”. O autor frisa a importância do fluxo de informações entre os trabalhadores nas diferentes células ou postos de trabalho.

Observamos que dois autores estão dizendo a mesma coisa, apesar de manifestar as idéias de maneira diferente. O trabalho como pesquisador é compreender qual é a idéia central, identificar os pontos divergentes e pontos em comum entre os autores e escrever de forma clara e objetiva. Os parágrafos podem ser resumidos da seguinte forma:

A idéia central do Sistema Toyota de Produção é promover um fluxo harmônico de materiais entre os postos de trabalho, produzindo componentes nas quantidades e nos momentos em que são necessários. Neste sentido é importante promover um fluxo eficiente de informações entre trabalhadores nas diferentes células ou postos de trabalho (SHINGO, 1996; OHNO, 1994).

11. Estrutura do texto

A revisão da literatura deve ser estruturada de forma a desenvolver o assunto de seus conceitos mais genéricos para assuntos mais específicos. De acordo da apresentação, é seguinte:

Conceitualização e utilidade; Implementação; Resultados reportados.

12. Erros Comuns

Revisão muito breve; obras e autores essenciais não foram incluídos no trabalho.

Revisão construída em cima de muito poucos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com