TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minerais

Tese: Minerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Tese  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho

De

Nutrição

Grupo 4

Alunas:

Aline, Érica, Karine, Pamella, Priscila.

Tema:

Sais minerais

Enfermagem 2° c

Sais minerais

Conceito

Funcionam como "co-fatores" do metabolismo no organismo. Sem eles as reações metabólicas ficariam tão lentas que não seriam efetivas. Os sais minerais desempenham funções vitais em nosso corpo como manter o equilíbrio de fluidos, controlar a contração muscular, carregar oxigênio para a musculatura e regular o metabolismo energético.

Ferro

Importância:

Ferro é um componente fundamental da hemoglobina e de algumas enzimas do sistema respiratório. A deficiência deste mineral resulta em anemia.

A ferritina carrega o ferro e o oxigênio para o sangue ajudando na respiração celular.

Importante saber que sem a vitamina C, a quantidade de ferro obtida pela ingestão de vegetais é irrisória.

Fontes:

Carnes, porco, frango, peixe, ovos, legumes.

Estrutura:

Fe

Cálcio

Importância:

O cálcio é essencial para a transmissão nervosa, coagulação do sangue e contração muscular; atua também na respiração celular, além de garantir uma boa formação e manutenção de ossos e dentes. Por sua presença na formação óssea o cálcio é um dos elementos mais abundantes no corpo humano.

Fontes:

Laticínios: leite iogurte e queijos; peixes ósseos, legumes, brócolis, repolho.

Estrutura:

Ca

Potássio

Importância:

Este mineral é um eletrólito importante para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo. Sintomas de deficiência de potássio incluem fraqueza muscular, desorientação e fadiga.

Fontes:

Vários alimentos frescos como: carne, leite, frutas, legumes, batatas e alimentos de grãos integrais.

Estrutura:

K

Sódio

Importância:

Este mineral é um eletrólito importante para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo. Importante lembrar que muito sódio na dieta pode levar à hipertensão em pessoas com predisposição genética.

Fontes:

Sal, azeite e alimentos processados.

Estrutura:

Na

A bomba de sódio e potássio, faz com que ambos tenham valor diferente dentro e fora da célula, levando 3 sódio para o meio externo e 2 potássios para o meio interno, gastando um ATP como energia, e deixando assim o meio interno (-) e o meio externo (+) da membrana plasmática.

VITAMINAS

Grupo 5

Conceito:

As vitaminas são potentes compostos orgânicos que ocorrem em baixas concentrações nos alimentos, desempenhando funções vitais e específicas nas células e nos tecidos dos organismos.

São classificados em dois grandes grupos: Vitaminas lipossolúveis, isto é, solúveis em lipídios, fazem parte desse grupo as vitaminas A, E, K e D (mais na apresentação demos mais ênfase nas vitaminas A e E); Vitaminas hidrossolúveis são solúveis em água, dentre essas vitaminas estão às vitaminas C, B6, B12.

Importância:

Vitamina A  Suas principais funções estão ligadas ao crescimento, à integridade dos epitélios, à visão, à reprodução e à dentição;

Vitamina C Antioxidante potente, a qual age diminuindo o estresse oxidativo, utilizados no tratamento de estados gripais; Tem alto poder antioxidante no combate aos radicais livres, que promovem o envelhecimento celular orgânica, Sua carência provoca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com