TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Missão Visão E Valores

Monografias: Missão Visão E Valores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  1.498 Visualizações

Página 1 de 7

CONCEITO DE EMPRESA

Empresa é um tipo específico de organização que se caracteriza pelo fato do seu fim ser a maximização dos seus lucros; em última análise, numa empresa todos os restantes objetivos são na verdade meios utilizados para maximizar os lucros. No caso de uma empresa pública, o fim poderá ser ligeiramente diferente e estar mais associado a objetivos de rendibilidade social.

Segundo Kinlaw (1998), a empresa é a força contemporânea mais poderosa de que se dispõe para estabelecer o curso dos eventos da humanidade. Ela transcende as fronteiras e os limites do nacionalismo, exercendo influência predominante nas decisões políticas e sociais.

Para Crepaldi (1998), uma empresa é uma associação de pessoas para a exploração de um negócio que produz e/ou oferece bens e serviços, com vistas, em geral, à obtenção de lucros. Cassarro (1999) coloca que uma empresa é uma entidade jurídica que tem como obrigação apresentar lucro, e este deve ser suficiente para permitir sua expansão e o atendimento das necessidades sociais.

De acordo com Franco (1991), empresa é toda entidade constituída sob qualquer forma jurídica para exploração de uma atividade econômica, seja mercantil, industrial, agrícola ou de prestação de serviços. Segundo Rocha (1995), o processo de organização de uma empresa dá-se em diversas etapas que se iniciam nas pesquisas dos problemas existentes na empresa, até a implementação das possíveis soluções encontradas.

Harrington (1997) corrobora essa ideia, comentando que as organizações entraram em uma era de grandes desafios e incertezas sem precedentes, pois cada vez mais os empresários estão buscando alternativas, visto que os modelos funcionais e tradicionais não parecem ser eficazes.

AS EMPRESAS SÃO CONSIDERADAS SISTEMAS ABERTOS:

A abordagem de sistema aberto concebe a organização como um sistema que tem entradas e saídas, com seu ambiente. Dentro dessa abordagem a empresa é visualizada como um sistema aberto em um dinâmico relacionamento com seu ambiente, recebendo vários insumos (entradas), transformando esses insumos de diversas maneiras (processamento ou conversão) e exportando os resultados na forma de produtos ou serviços (saídas).

No seu processo de autorregulação, um sistema, ou uma organização, afeta elementos dentro e fora dele. A todos os que são afetados pelo sistema e que também o afetam denominamos no caso das organizações, stakeholder. O stakeholder externo corresponde aos que atuam no ambiente externo à organização, como governo, mídia, sindicatos, fornecedores, clientes e competidores. O stakeholder interno são os stakeholder que atuam dentro da organização, basicamente, sócios e empregados.

A abordagem sistêmica, portanto, compreende o estudo das organizações e das formas de administrar baseado no conceito de que a organização é um sistema aberto que interage permanentemente com o ambiente e é composto de subsistemas que interagem entre si. O foco é a interação da organização com o ambiente.

MISSÃO, VISÃO E VALORES ORGANIZACIONAIS:

A missão significa a razão de ser do próprio negócio. Por que ele foi criado e para que ele existe. A missão da empresa está colocada fora das suas fronteiras e centrada na sociedade. Assim, o mercado, as competências essenciais, os produtos/serviços e a tecnologia -o modo de fazer as coisas- quase sempre são considerados os quatro componentes indispensáveis na formulação da missão da empresa. Deste modo, a missão da empresa está voltada para a definição do negocio e do cliente a fim de definir exatamente o que fazer (produto ou serviço), como fazer (tecnologia a ser utilizada, métodos e processos) e para quem fazer (mercado ou cliente).

A visão serve para vislumbrar o futuro que se deseja alcançar. A visão é imagem que a organização define a respeito do seu futuro, ou seja, do que ela pretende vir a ser. Muitas organizações colocam a visão como o projeto de futuro do que elas gostariam de ser dentro de determinado tempo, algo ao redor de cinco anos. Enquanto a missão se refere à essência do negócio e da sua própria razão de ser e existir, a visão esta focada no futuro e no destino.

Valores são as crenças e as atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual. Os valores variam entre as pessoas e as empresas. Muitas empresas procuram manter elevados padrões éticos nas suas atividades cotidianas através da introdução de códigos formais e de ética, cursos internos sobre ética profissional, desenvolvimento de uma cultura ética e apoio total a alta direção. O código de ética é um documento escrito que estabelece os valores e padrões éticos para servirem como guias para o comportamento dos funcionários.

CONCEITO DE GESTOR

O Gestor é alguém pertencente a uma determinada organização e a quem compete à execução das tarefas confiadas à gestão. Segundo o conceito clássico desenvolvido por Henry Fayol, o gestor pode ser definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete à interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planeamento, da organização, da liderança ou direção e do controle ou verificação, a fim de atingir os referidos objetivos.

Daqui se pode concluir que o gestor é alguém que desenvolve planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos organizacionais, concebe as estruturas, estabelece às regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando ou liderança e de controle ou verificação. Em termos hierárquicos, os gestores podem ser divididos em gestores de topo, gestores intermédios e gestores de linha ou supervisores.

CONCEITO DE EMPRESÁRIO

Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços. (Art. 966).

Traços que caracterizam o empresário: Apresentamos abaixo a Exposição de Motivos do Código Civil que traz traços do empresário definidos em três condições:

a) Exercício de atividade econômica e, por isso, destinada à criação de riqueza, pela produção de bens ou de serviços ou pela circulação de bens ou serviços produzidos;

b) Atividade organizada, através da coordenação dos fatores da produção - trabalho, natureza e capital - em medida e proporções variáveis, conforme a natureza e objeto da empresa;

c) Exercício praticado de modo habitual e sistemático, ou seja, PROFISSIONALMENTE, o que implica dizer em nome próprio e com ânimo de lucro.

A essência do papel do empresário é a obtenção de resultados por meio de terceiros, do desempenho da equipe que ele supervisiona e coordena. Ele, deve assim ter condições de liderar os membros da sua equipe e de tomar decisões em nome desta equipe.

HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA UM GESTOR DE SUCESSO

Para atuar no mercado contemporâneo é preciso pensar em muita dinâmica, portanto os gestores precisam ter agilidade, organização e bom relacionamento com a equipe a fim de sempre desenvolver as melhores soluções para a organização.

HABILIDADE TÉCNICA:

É a compreensão e domínio de determinado tipo de atividade envolve conhecimento especializado, habilidade analítica dentro da especialidade e facilidade no uso das técnicas e do instrumental da disciplina especifica. A habilidade técnica é adquirida por meio de experiência, educação e treinamento profissional.

HABILIDADE HUMANA:

É a capacidade de trabalhar com eficácia como membro de um grupo e de conseguir esforços cooperativos nesse grupo na direção dos objetivos. Requer capacidade para criar uma atmosfera de segurança, para comunicar e encorajar a comunicação entre subordinados e para compreender as necessidades e motivações dos membros do grupo.

Uma das principais características de um bom administrador é a sua habilidade de lidar com gente, pois os resultados obtidos são frutos do trabalho e dos esforços das pessoas que ele coordena e supervisiona.

HABILIDADE CONCEITUAL. (Visão sistêmica)

Significa ter habilidade para visualizar a organização (instituição, empresa ou grupo de empresas) como um conjunto integrado. A capacidade de se posicionar no ponto de vista da organização, perceber como as várias funções são interdependentes e como a alteração em uma delas afeta todas as demais. Requer ainda a capacidade de visualizar a organização dentro do seu ambiente externo e compreender as forças políticas, econômica e sociais que atuam sobre ela. Implica em identificar do ponto de vista da organização, a alternativa mais adequada para a ação e decisão, considerando todos esses aspectos.

Como parte das habilidades conceituais o administrador tem que saber conviver, compreender e lidar com situações complexas e ambíguas. Isso requer maturidade, experiência e maturidade para lidar com pessoas e situações.

Referências

Livro- O Administrador. In: LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração Princípios e Tendências. 2ª rev e atualizada. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. cap. 1, p. 3-10 cap, 21, p 424.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração Teoria, Processo e Pratica. 5 ed. Barueri- SP: Manole, 2014. cap 2.

PORTAL-EDUCAÇÃO, Colunista. Conceito de Empresa. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/contabilidade/artigos/42997/conceito-de-empresa>. Acesso em: 14 mar. 2014.

NUNES, Paulo. Gestão / Administração: Conceito de Gestor. Disponível em: <http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/gestor.htm>.Acesso em: 14 mar. 2014.

MELCHOR, Paulo. O novo Código Civil Brasileiro e o Direito das Empresas: CONCEITO DE EMPRESÁRIO. Disponível em:<http://www.jornaldosite.com.br/arquivo/anteriores/paulomelchor/artpaulomelchor.htm>. Acesso em: 15 mar. 2014.

NUNES, Paulo. Gestor/administrador: Conceito de Empresa. Disponível em: <http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/empresa.htm>.Acesso em: 29 mar. 2014.

Fotos

http://static2.bigstockphoto.com/thumbs/4/4/4/large2/44465446.jpg

http://static2.bigstockphoto.com/thumbs/1/6/4/large2/46161439.jpg

http://juliobattisti.com.br/tutoriais/lucineiagomes/som001_clip_image011.jpg

http://apps2.tre-mt.jus.br/asplan/images/plan.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_CcoVrXKWO3M/THUNkZXDdJI/AAAAAAAAJ_4/NfmNSsqyQoo/s1600/lucro.jpg

http://www.gestaoporcompetencias.com.br/wp-content/uploads/gestao_pessoas.jpg

http://www.termacors.com.br/admin/kcfinder/upload/images/Missao_visao.png

http://segundacomeca.com.br/wp-content/uploads/2013/08/VISAO-EMPRESARIAL1.jpg

http://www2.nextview.com.br/wp-content/uploads/2012/03/valores.jpg

http://www.cpt.com.br/imagens/enviadas/materias/materia9969/slide/8introducao-capmi-cursos-cpt.jpg

http://www.itribuna.com.br/media/webmedia/files/cha_imagem_2.jpg

http://colorir.estaticos.net/desenhos/color/201237/cafe-expresso-comida-bebidas-pintado-por-longo-1020479.jpg

Cafeteria

MISSÃO

 Proporcionar um ambiente tranquilo e agradável, garantindo assim a satisfação dos clientes.

 Atender plenamente as necessidades dos nossos clientes e por fim surpreendê-los nas suas expectativas, prestando-lhes um serviço de excelência.

VISÃO

 Ser referência no ramo de cafeterias, com inovação e qualidade no atendimento aos clientes em cinco anos.

 Sermos percebidos pelos nossos clientes, colaboradores e público em geral como a maior e melhor Cafeteria de São Paulo.

NOSSOS VALORES

 Trabalho em Equipe: Todos são peças importantes no trabalho em equipe, cada um representa uma pequena parcela do resultado final para o nosso sucesso. E assim contamos com colaboradores proativos e eficazes.

 Qualidade: É nossa prioridade, começando desde a matéria prima, passando pelo processamento, gerando produtos e serviços de alta qualidade.

 Respeito: O segredo para o sucesso é a dedicação constante no que faz e o respeito ao próximo.

 Ética: Representa nosso compromisso de boas práticas junto a clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade.

...

Baixar como  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »