TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Administracao Japoneza

Ensaios: Modelo De Administracao Japoneza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

MODELO DE ADMINISTRAÇAO JAPONÊSA

Prof. José Roberto

2013

São Paulo

MODELO DE ADMINSTRAÇAO JAPONÊS

1º A

Aline Rodrigues Onofre

Guilherme Loureiro

Jazmine Rodriguez

Maria Lúcia Costa Florentino

Rosangela Moreira

Viviane Diniz Nagahama

Trabalho apresentado na ETESP extensão Céu Butantã, disciplina Gestão Empresarial - GE – Modelo de Administração Japonês, orientado pelo Prof. José Roberto

AGRADECIMENTOS

Agradecemos aos nossos Pais, Esposos, Filhos, Amigos, que no tempo de nossos desesperos em concluir os trabalhos, ou ficarmos malucos com nossas provas, sempre tiveram, e esperamos que sempre tenham paciência, incentivo e principalmente fé em nossa meta.

“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante”.

Charles Chaplin.

SUMÁRIO

FAZER POR ÚLTIMO

INTRODUÇÃO

Modelo Japonês de Administração:

A administração japonesa nasceu no chão de fabrica que consiste em produzir com o máximo de economia de recursos, em setores operacionais da manufatura, o objetivo principal também é evitar qualquer tipo de desperdício e buscar o melhoramento continuo.

O sistema de produção japonês utilizado até hoje, surgiu nos vinte e cinco anos seguintes à Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), na Toyota Motor Co.

O engenheiro Taiichi Ohno foi seu maior idealizador. E o sistema foi denominado como: Sistema Toyota de Produção ou Ohnoismo (que significa produçao enxuta).

A partir da década de 1970, o conceito japonês sobre a administração tornou-se populares em todo o mundo.

A administração japonesa se baseia na forma participativa do envolvimento dos funcionários no processo decisório, negociação de metas, trabalhos em grupo, controle exercido através de liderança, comunicação bilateral, participação nos resultados.

São características básicas do Sistema Toyota de Produção ou Ohnoismo:

JUST IN TIME.- “Na hora certa” “só em caso de necessidade” Estabelece um fluxo continuo de matérias sincronizado com a programação do processo produtivo,que torna os estoques desnecessários.

• Alta qualidade de fornecimento

• Forte compromisso da alta administração.

KANBAN.- Sistema de informação visual que aciona e controla a produção.

• Visa interligar a operação de produção ou transporte para que se produza “em tempo exato” somente aquilo que se vende.

MUDA.- Busca da eliminação total de qualquer tipo de desperdício.

• Superprodução: Produzir em grande quantidade ou cedo de mais,Como resultado , os defeitos não são detectados e assim acabam estragando.

• Espera: Longos períodos de ociosidade de pessoas, além de produção excessiva desnecessária.

KAIZEN.- Busca: Pode ser visto como um processo diário, cujo propósito vai além de aumento da produtividade. Quando corretamente executado, é também um processo que humaniza o ambiente de trabalho, elimina o trabalho duro, ensina as pessoas como realizar experimentos no seu trabalho usando o método científico e também como identificar e eliminar desperdícios nos negócios. Em geral, o processo sugere uma relação humanizada com os trabalhadores e com aumento de produção.

Dentro do sistema Toyota de produção usou-se sistema de pirâmide .os operários poderiam fazer muito do trabalho dos especialistas , ohno agrupou em equipes, com lum líder ao invés de um supervisor. As tarefas e as missões de trabalhar coletivamente da melhor maneira possível.

Como conclusão, percebe-se que nunca mais após as contribuições japonesas vimos o mundo da gestão como víamos antes. Agora, a fronteira da literatura administrativa não se dá mais no âmbito dos livros americanos. Se na década de 80 a ênfase no ocidente era estudar a administração japonesa, agora a moda é compreender a administração chinesa, dada a abertura desse novo mercado para as empresas do ocidente. Ao final, o que precisamos é construir um modo de gerir as organizações através do ponto de vista mais cosmopolita que conseguimos.

Só não podemos perder o já conquistado sistema onde a importância é controle de qualidade total, comprometimento de toda organização com o objetivo de prestar um atendimento de excelência com eficiência.

...

Baixar como  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »