TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitoramento Nas Politicas Socias

Monografias: Monitoramento Nas Politicas Socias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.801 Palavras (8 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO:

Este trabalho visa detectar e avaliar os meios de monitoramento indicando os indicadores para que possam ser realizados as avaliações e monitoramentos adequados para cada necessidade especifica melhorando assim os resultados dos projetos aplicados.

AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DE UM PROJETO

O processo de avaliação e monitoramento de um projeto é uma última análise e serve para definir um possível redirecionamento do projeto ou ainda para confirmar se foram atingidos os objetivos anteriormente determinados. Sendo assim, pode-se dizer que qualquer projeto, por melhor elaborado que possa ser, necessita de um bom sistema de monitoramento e avaliação, pois nesse momento são levantadas e analisadas informações importantes que podem definir o fracasso ou o sucesso de um projeto.

O monitoramento de um projeto é a atividade regular e sistemática de observar ações e coletar informações a respeito da execução de um projeto de modo a identificar possíveis desvios das ações programadas e colaborar para o momento de avaliação e posterior tomada de decisões. Desta forma, o monitoramento de um projeto tem importante papel no seu desenvolvimento, visto que, para que se tenha uma avaliação eficiente, são necessárias que, durante o monitoramento, sejam coletadas informações relevantes, como, por exemplo: informações sobre as ações, sobre os impactos e efeitos no meio e nos participantes, sobre o alcance das metas, sobre os recursos empregados, sobre os aspectos facilitadores e limitadores, entre outros relacionados ao projeto.

Por isso, pode-se dizer que o monitoramento não é um fim em si, mas sim um meio para se atingir uma finalidade, ou seja, através das observações e informações coletadas é feita a avaliação para que, de uma forma geral, se tenha conhecimento dos efeitos e impactos do projeto.

A avaliação final é um conjunto de atividades no qual se coletam dados, analisam e interpretam dados e informações para fazer um julgamento objetivo de um projeto concluído ou de uma fase do projeto.

Através da avaliação do projeto são tomadas decisões no sentido de aprimorar as ações do atual projeto, que esta sobre avaliação, ou ainda, de futuros projetos a serem implementados.

Assim, a avaliação deve estar presente em todas as fases do projeto para que a cada fase atingida sejam detectados pontos fortes e fracos e para que se tenha a convicção da necessidade, da importância e da possibilidade de dar continuidade ao projeto, devendo ser capaz de avaliar não só a mudança ocorrida, mas também a permanência dessa mudança ao longo do tempo e o seu grau de abrangência.

De uma forma geral, o processo de monitoramento e avaliação de um projeto consiste em procedimentos de análise e acompanhamento das ações e resultados ligados ao projeto.

PROJETO SOCIAL

Tema: valorização das mulheres em situação de rua.

Publico alvo: mulheres em situação de rua.

Objetivo geral:

Fortalecer a articulação Inter setorial com as diversas políticas públicas e órgãos de defesa de direitos dá mulher, utilização de metodologia que possibilite o atendimento personalizado e a construção participativa de projeto, oficinas e cursos técnicos, que propicie a saída destas mulheres das ruas.

Objetivos específicos:

Garantia de atendimento em espaços/serviços diferenciados para as mulheres que se encontra em situação de rua. Os espaços e metodologia devem propiciar o atendimento conjunto, a privacidade do núcleo de mulheres, a proteção especial e fortalecimento do vínculo entre seus membros e o desenvolvimento de relações saudáveis entre si;

Fortalecer a articulação Inter setorial com as diversas políticas públicas e órgãos de defesa de direitos dá mulher;

Utilização de metodologia que possibilite o atendimento personalizado e a construção participativa de projeto, oficinas e cursos técnicos, de saída das ruas.

MAPA CONCEITUAL

O termo governança busca expandir e superar o atual paradigma de administração pública e esta associada a um papel preponderante do estado como executor direto no desenvolvimento, na gestão de políticas publica e no provimento de serviços.

A orientação para resultados é uma fixação deste novo paradigma, ou seja, o que está em foco são as novas formas de geração de resultados em um contexto contemporâneo complexo e diversificado. Nesse contexto, uma boa gestão é aquela que alcança resultados independente de meritórios esforços e intenções. Alcançar resultados no setor público, é atender as demandas, aos interesses e às expectativas dos benefícios sejam cidadãos ou organizações, criando valor público.

Assim, a principal questão concentra-se em como fazer os resultados serem obtidos e, para isso, faz-se necessário harmonizar todos esses fatores sob o abrigo de gestão para resultado.

Um modelo é um recurso analítico com o propósito de representar a realidade a partir da definição de um conjunto de variáveis aspectos da realidade que se pretende representar, aspectos esses que podem ser visto, definidos e medidos de forma qualitativa ou quantitativa, por meio de indicadores.

Assume-se que a realidade é complexa e os modelos, ao incluírem apenas algumas variáveis para representá-la, serão sempre recursos limitados mostrando e escondendo, deixando de fora muitas variáveis potencialmente importantes e contendo limitações para estabelecer os padrões de comportamento entre as variáveis. Com tudo, todo modelo é limitado, mas a limitação deve ser sempre minorada por meio da escolha das variáveis mais relevantes: incluir o que mais importa e excluir o que não importa.

Por sua vez, o conceito de gestão para resultados não se restringe apenas em função em formular resultados que satisfaçam às expectativas dos legítimos beneficiários da ação governamental de forma realista, desafiadora e sustentável. Requer, também, alinhar os arranjos de implementação para alcançá-los, além de envolver a construção de mecanismos de monitoramento e avaliação que promovam aprendizado, transparência e responsabilização.

Os indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das organizações, assim como seus projetos, programas e políticas, pois permitem acompanhar o alcance das metas, identificarem avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas, necessidades de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com