TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moradores de rua e sua difícil realidade

Por:   •  30/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho em grupo-TG

Moradores de rua e sua difícil realidade

2014

Moradores de rua e sua difícil realidade

         

A existência de indivíduos em situação de rua e a desigualdade social brasileira inserem-se na lógica do sistema capitalista de trabalho assalariado, cuja pobreza é extrema no cotidiano destes indivíduos; presente na sociedade brasileira desde a formação das primeiras cidades (Carvalho, 2002), a existência de pessoas em situação de rua, traz na própria denominação “rua” a marca do estigma e da exclusão a que são submetidas. Sua presença incomoda e desconcerta quem busca ver nas ruas a mesma tranquilidade asséptica dos conjuntos habitacionais com a circulação restrita de pessoas.

A população em situação de rua encerra em si o trinômio exprimido pelo termo exclusão: expulsão, desenraizamento e privação. Segundo a definição de cientistas sociais como Alcok (1997) e Castel (1998), exclusão social relaciona-se com situação extrema de ruptura de relações familiares e afetivas, além de ruptura total ou parcial com o mercado de trabalho e de não participação social efetiva. Assim, pessoas em situação de rua podem se caracterizar como vítimas de processos sociais, políticos e econômicos excludentes (Martins, 1994).

Como aponta Silva (2006), são comumente enumeradas varias espécies de fatores motivadores da existência de pessoas em situação de rua, como dito no início do texto. Ainda segundo a autora, está claro que se trata de um fenômeno multifacetado que não pode ser explicado desde uma perspectiva inequívoca monocasual. São múltiplas as causas de se ir para a rua, assim como são múltiplas as realidades da população em situação de rua.

“(...) pode se dizer que o fenômeno população em situação de rua vincula-se à estrutura da sociedade capitalista e possui uma multiplicidade de fatores de natureza imediata que determinam. Na contemporaneidade, constitui uma expressão radical da questão social, localiza-se nos grandes centros urbanos, sendo que as pessoas por ele atingidas são estigmatizadas e enfrentam o preconceito como marca do grau de dignidade e valor moral atribuído pela sociedade. É um fenômeno que tem características gerais, porém possui particularidades vinculadas ao território em que se manifesta. No Brasil, essas particularidades são bem definidas. Há uma tendência à naturalização do fenômeno, que no país se faz acompanhada da quase inexistência de dados e informações cientificas sobre o mesmo e da inexistência de políticas públicas para enfrenta-los (Silva, 2006, p95).”

Cabe ao poder público desenvolver ou ao menos discutir, a cerca das políticas públicas de inclusão do “morador de rua” no Brasil; a postura do Ministério de Desenvolvimento Social e de combate à fome (MDS) na tentativa de resgatar a cidadania desta população, através de incentivo, execução do Decreto Presidencial n°7.053 de 23 de Dezembro de 2009, que institui a Política Nacional para a população em situação de rua.

Moradores de rua podem ser considerados uma das mais dramáticas questões sociais. Já que o faz com que tenhamos medo dessa fatia da sociedade, tornando a questão social como ponto de partida.

Muitas vezes paramos em semáforos e somos surpreendidos por um morador de rua. E quase sempre nossa reação é de medo ou pena de ver esse tipo de situação onde, pessoas vivem degradadas e humilhadas. Eles estão nas calçadas, dormindo em praças ou debaixo de viadutos protegidos por papelões e barracas improvisadas. Sem endereço fixo eles às vezes, não tem documentos, priva-se de coisas simples como almoço em família aos domingos. Muitas dessas vezes estão drogados e/ou alcoolizados. E, mais difícil ainda é encontrar crianças ainda pequenas que deveriam estar na escola ou brincando, mas estão ali tentando conseguir a única refeição do dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com