TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças nas estruturas familiares

Artigo: Mudanças nas estruturas familiares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Artigo  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3

Uma das instituições mais antiga que temos na sociedade é a família, ela é considerada a base de todas as sociedades. Sendo formadas desde um pequeno grupo até multidões de indivíduos e variam desde estruturas simples, até múltiplas gerações extremamente complexas.

Uma família tradicional é normalmente formada por um homem e uma mulher, unidos por matrimônio ou união de fato; os filhos que vierem a existir compõem uma família. A família assume uma estrutura característica. Por estrutura entende-se, “uma forma de organização ou disposição de um número de componentes que se inter-relacionam de maneira específica”. A família pode então, assumir uma estrutura nuclear ou conjugal, que consiste em duas pessoas adultas (tradicionalmente uma mulher e um homem) e nos seus filhos, biológicos ou adotados, habitando num ambiente familiar comum. A estrutura nuclear tem uma grande capacidade de adaptação, reformulando a sua constituição, quando necessário.

A família ampliada, alargada ou extensa (também dita consanguínea) é uma estrutura mais ampla, que consiste na família nuclear, mais os parentes diretos ou colaterais, existindo uma extensão das relações entre pais e filhos para avós, pais e netos, tios e sobrinhos.

Existem também famílias com uma estrutura de pais únicos ou monoparental, tratando-se de uma variação da estrutura nuclear tradicional devido a fenómenos sociais, como o divórcio, óbito, abandono de lar, ilegitimidade ou adopção de crianças por uma só pessoa.

Para além destas estruturas, existem também as por vezes denominadas de famílias alternativas, estando entre estas as famílias comunitárias e as famílias arco-íris, as constituídas por pessoas LGBT - lésbicas, gays, bissexuais ou transgênicos - e os seus filhos.

As famílias comunitárias, ao contrário dos sistemas familiares tradicionais, onde a total responsabilidade pela criação e educação das crianças se cinge aos pais e à escola, nestas famílias, o papel dos pais é descentralizado, sendo as crianças da responsabilidade de todos os membros adultos.

A sociedade norte-americanas ao longo das últimas décadas, presenciou uma evolução da estrutura familiar e da vida diária em muitos aspectos, devido a inúmeros fatores , um fator que contribuiu muito é a evolução em muitos fatores e aspectos da vida dos americanos .

Os americanos valorizam muito a individualidade de cada um, são independentes. Os pais americanos dão mais liberdade aos filhos, eles incentivam que seus filhos saiam de casa o mais rápido possível, são criados de forma independente, desde cedo pequenos líderes dos seus proprios caminhos. Isso para os pais brasileiros é um grande descaso, pois estão acostumados a famílias unidas.

Apesar de estar surgindo cada vez mais famílias complexas, a estrutura tradicional norte-americana continua a prevalecer ( mãe, pai e filhos) em sua grande maioria.

As mudanças mais visíveis que ocorrem e não constituem uma "familia tradicional":

• Os americanos estão se casando mais tarde, entre a faixa etária de 26 anos de idade.

• Os casamentos estão durando mais tempo.

• Hoje as famílias são mais socialmente igualitárias, são mais etnica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com