TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças ocorridas na profissão de assistente social

Abstract: Mudanças ocorridas na profissão de assistente social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  Abstract  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 4

Mudanças ocorridas na profissão de assistente social

O Serviço Social não é uma profissão considerada como trabalho desde a sua origem. Essa concepção foi assimilada a partir da década de 1980, quando passa a ser considerado como “[...] uma especialização do trabalho, uma profissão particular inscrita na divisão social e técnica do trabalho coletivo da sociedade.” (IAMAMOTO, 2005, p. 22).A partir do final da década de 1970 e início da década de 1980, o Brasil vivia um processo sócio-político que exigia posicionamento político e afirmação clara de compromisso com relação aos interesses sociais em disputa. De um lado, os interesses das classes dominantes, representados e defendidos pelo Estado e suas instituições. De outro, os interesses dos trabalhadores e da maioria da população excluída econômica, social, cultural e politicamente. E os assistentes sociais, por sua vez, na condição de agentes institucionais operadores das políticas sociais públicas, tinham a função de mediar esses interesses contraditórios e de administrar os conflitos gerados.

Nos anos 90, se verificam no âmbito do Serviço Social os efeitos do neoliberalismo, da flexibilização da economia e reestruturação no mundo do trabalho, da minimização do Estado e da retração dos direitos sociais. O Serviço Social amplia os campos de atuação, passando a atuar no chamado terceiro setor, nos Conselhos de Direitos e ocupa funções de assessoria entre outros. Discutindo a sua instrumentalidade na trajetória profissional, ressignifica o uso do instrumental técnico-operativo e cria novos instrumentos, como mediação para o alcance das finalidades, na direção da competência ética, política e teórica, vinculada à defesa de valores sócio-cêntricos emancipatórios. Partindo do pressuposto da necessidade da capacitação continuada, o Serviço Social busca a ultrapassagem da prática tecnicista, pretensamente neutra, imediatista ou voluntarista.

Nos anos 2000 esta conjuntura provoca novas disputas em torno da questão social e do papel a ser cumprido pelas políticas sociais, verifica-se a proliferação de cursos de graduação privados de baixa qualidade, implementação do ensino de graduação à distância, com prejuízo ao ensino presencial. Reduz-se a capacidade de mobilização em torno de projetos coletivos, o que gera novos desafios para a luta pela consolidação dos direitos da população usuária dos serviços prestados pelos assistentes sociais.

Etapa 2

O campo de atuação atualmente abrange seis grandes áreas: Educação, Saúde, Justiça, Previdência Social, Sistema Penitenciário e Obras Sociais. Ander-Egg (1975: 125) argumenta quea atenção dos pobres e desvalidos, durante a época da expansão capitalista, surge principalmente nos ambientes cristãos (protestantes e católicos), implicando que a assistência social que se organiza então se assemelhe àquela desenvolvida na idade media. O assistente social antigamente, que tinha um caráter paternalista, ou seja, era o profissional apenas da assistência imediata, resolvia o problema do individuo apenas superficialmente e posteriormente passou a ser um profissional vinculado ao intelecto.

Seu surgimento e formas de atuação foram questionados durante toda a sua história sob diversos aspectos. Entre outros, se destacam: a instrumentalidade, os objetivos da profissão, seu objeto de trabalho, posicionamento como trabalho produtivo ou improdutivo, a questão de sua constituição como uma especialização do trabalho coletivo, relação com/e processo de trabalho, ou se mesmo a categoria trabalho (em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com