TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multimídias Na Educação TG Unip

Casos: Multimídias Na Educação TG Unip. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

Multimídias na Educação.

As multimídias na educação proporcionam um grande avanço em diversos aspectos, estimulando aprendizagens mais significativas de forma inovadora, atraente e criativa.

Elas possibilitam ao professor novos desafios e um novo mundo de pesquisa e acesso à metodologias diferenciadas podendo ser utilizadas como ferramentas tanto no planejamento de aulas mais competentes e significativas como também no registro dessas aprendizagens com projetos, dramatizações e pesquisas.

Outra possibilidade das multimídias na educação se encontra na socialização de aprendizagens e construções que de outra forma ficariam apenas no cotidiano de determinada escola, não podendo ser exemplo para outros professores que buscam o conhecimento real e significativo para seus alunos.

Nesse sentido, um bom exemplo de uma aprendizagem que utilize recursos multimídias pode ser encontrado na seguinte aula de arte:

No primeiro momento o professor pesquisa sobre o que deseja ensinar, no exemplo, pinturas de determinado período histórico.

Num segundo momento depois de realizado o planejamento e já em sala de aula, o professor pode se utilizar de uma apresentação no power point para mostrar diversas obras e os dados biográficos dos referidos pintores desse período.

Em seguida, propõe-se aos alunos uma visita virtual aos diversos museus do mundo em que poderão se familiarizar com o estilo estudado.

Finalizando a sequência, os alunos poderão se apropriar ainda mais dos saberes propostos ao reinterpretarem determinada obra desse período, criando uma releitura para a mesma através de recorte, colagem e outras ferramentas (mudança de cores, nuance, sombras, marcas d'água, etc...) que são disponibilizados em diversos softwares de edição de imagens.

É um simples exemplo de uma aula que poderia ser até mesmo enfadonha mas que é muito enriquecida com o uso das multimídias na educação.

Não podemos esquecer que os alunos do Século XXI necessitam de aulas motivadoras, desafiadoras e que estimulem a pensar, porque o domínio das tecnologias já ocorre para eles e o que lhes falta muitas vezes é saber como fazer para pesquisar, selecionar informações, como utilizá-las, entre outras, e, o professor, nesse caso, atua como um mediador entre a construção desses novos saberes e as novas tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com