TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO

Tese: MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  Tese  •  3.534 Palavras (15 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 15

1. INTRODUÇÃO

As empresas atualmente se confrontam com um ambiente marcado pela mudança e descontinuidade. Este fenômeno pode ser atribuído a mudança nos padrões de consumo e de comportamento da sociedade, aos avanços da tecnologia, a limitação de recursos naturais e a globalização dos mercados. Surge assim a necessidade de se adotar comportamentos e ferramentas para enfrentar de forma efetiva os desafios observados na atual conjuntura.

Este trabalho tem por objetivo unir a teoria das matérias deste sétimo semestre à prática de um futuro gestor. Para a efetivação deste trabalho, foi necessário realizar uma pesquisa exploratória, onde, em posse destas informações, se puderam identificar as questões solicitadas nas orientações deste trabalho.

Embora a empresa seja uma organização reconhecida no setor em que atua e com potencial de crescimento no mercado, foi possível esclarecer aspectos que não eram observados pelos gestores, e que poderão ser o início para a implantação de um planejamento da empresa pesquisada.

2. METODO DE PESQUISA

Visando conhecer as experiências vivenciadas pelos sujeitos da pesquisa, este trabalho se trata de uma pesquisa de caráter exploratório com base em pesquisa bibliográfica e estudo de caso.

Conforme Cervo e Bervian (1983, p.56) “os assuntos exploratórios não elaboram hipóteses a serem testadas no trabalho, restringindo-se a definir objetivos e buscar maiores informações sobre determinado assunto de estudo”.

Ainda conforme Cervo e Bervian (1996, p.50), o estudo de caso “é a pesquisa sobre um determinado indivíduo, família, grupo ou comunidade para examinar aspectos variados de sua vida”.

Também se utilizou da técnica de observação, que de acordo com CERVO, BERVIAN e SILVA (2007, p. 31), “observar é aplicar atentamente os sentidos físicos a um objeto para dele obter um conhecimento claro e preciso.”

Assim, esta pesquisa se concretizou observando a empresa e seus departamentos, onde foram feitas as coletas de dados, para análise e apresentação.

Inicialmente, foi realizada uma entrevista com a direção, que trouxe ao nosso conhecimento os problemas enfrentados pela empresa e informações para a análise do ambiente interno.

3. TEORIA DOS JOGOS E ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

O restaurante “Amigo da Gente” teve sua fundação em meados dos anos 1990, através da iniciativa de Mariana, dona de casa, que sempre teve o dom da culinária, contudo nunca havia trabalhado na área. Diante de dificuldades financeiras, resolveu abrir o seu próprio negócio. Após um ano, o negócio começou a crescer, passando a necessitar de um local mais apropriado. Assim alugou um imóvel para ponto comercial, separando-se do ambiente familiar.

No ano 2002, Carlos (filho de Mariana), que já possui experiência e potencial na área comercial, ocupando a posição de sócio/proprietário, aplicou capital na empresa, passando a gerenciar a empresa na área comercial, administrativa e financeira, ficando sua mãe na área de produção. Portanto, infere-se que a empresa é uma organização familiar.

Atualmente a empresa apresenta receitas satisfatórias, entretanto reconhece que não tem controle de estoque e custos operacionais. Conta com 12 colaboradores distribuídos nas áreas de produção, atendimento e administrativo. Em termos de investimentos de capital, a empresa não investiu em inovações tecnológicas e organizacionais, exceto na ampliação de suas instalações físicas. Os clientes consideram boa a qualidade dos produtos e serviços ofertados pela empresa, entretanto reclamam da falta de padronização.

Dentre os pontos positivos da empresa, destacaram-se o bom relacionamento com o proprietário, a sinceridade, disponibilidade e administração do proprietário e o crescimento e desenvolvimento da empresa. Como pontos negativos, consideraram a falta de colaboração dos colegas, falta de organização, falta de comunicação e em alguns setores, que precisaria ter profissionais treinados.

Nota-se que há necessidade de investimento em treinamentos na área comportamental, em especial no relacionamento interpessoal e trabalho em equipe. Diante deste quadro, formulou-se um jogo comportamental para trazer a todos os integrantes da empresa conhecimento maior para resolução destes pontos críticos.

Nome: Conhecendo o Outro

Passos

1- Dividir o grupo em duplas (de preferencia que não se conheçam).

2- Orientar que conversem a respeito dos seus gostos, seus desejos, sua família, sua casa, seu trabalho.

3- Após o passo 2, todos se reúnem e cada um irá se apresentar, porém, com as características do seu colega, como se fosse este colega, por exemplo, eu me chamo "nome do colega" e gosto de ouvir música, passear e ler livros de suspense).

4- no final, perguntar:

Como é apresentar o outro?

É fácil me colocar no lugar do outro?

Este jogo tem como intuito fazer com que os colegas de trabalho, colaboradores e também a direção possam se sentir no lugar do outro e com isto apreender com maior facilidade as dificuldades que o outro possa ter. Por final, esta dinâmica possibilita uma maior integração do grupo.

Segundo OSBORNE e RUBINSTEIN (1994, p.156), a Teoria dos Jogos é um conjunto de ferramentas criadas para auxiliar o entendimento dos fenômenos observados quando tomadores de decisão (jogadores) interagem entre si. Partindo do pressuposto de que os tomadores de decisão agem racionalmente na busca de seus objetivos, a Teoria dos Jogos leva em conta as capacidades, os conhecimentos e as expectativas dos diversos jogadores para criar representações abstratas de uma extensa classe de situações reais.

Quanto aos problemas visualizados na empresa e as ações que podem ser implementadas, foi estruturado um quadro com as principais ações que podem ser efetivadas. Como estas ações não podem ser desenvolvidas todas simultaneamente, as mudanças devem ser desenvolvidas de acordo com as necessidades e ao longo do tempo. Considerando os recursos organizacionais, sugere-se que estas sejam delimitadas conforme tabela a seguir.

PRINCIPAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com