TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de ciências sociais

Pesquisas Acadêmicas: Métodos de ciências sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.936 Palavras (12 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

A Sociologia, surgiu no século XIX e é considerado a mãe de todas as ciências Sociais, consite no estudo cietífico e sistemático do comportamento humano que é constrído pela sociedade, bem como no estudo das interações entre homens. Sendo assim os sociólogos examinam as forças sociais, e observam as tendências e os padrões que podem ser generalizados e, então, fundamentam as explicações sociológicas que permitem a visualização da conexão entre as dificuldades particulares dos indivíduos e os problemas sociais.

Os métodos das ciências sociais, podem ser utilizadas nas mais diversas áreas do conhecimento, não apenas na grande área das humanidades e artes, mas também nas ciências sociais aplicadas, nas ciências da terra, nas ciências agrárias, nas ciências biomédicas, etc.

A Sociologia é uma das ciências humanas quen estuda a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associa;cões, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a Sociologia tem uma base teórico-metodológica, que serve para estudadar os fenômenos sociais, tentando explicá-los, analisando os homens em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.

A realidade mostra a vida cotidiana do mundo. O mundo não é apenas dada pelos membros da sociedade, mas também surgem de aspecto particulares como pensamentos e ações, o senso comum tem diversas interpretações da realidade cotidiana a realidade se forma a partir de uma relação com outro.

Em algumas sociedade, o homem ou a mulher devem estabelecer uma relação próxima com os seus parentes por afinidades; noutras, espera-se que se mantenham distâncias entre eles. Quando usamos o termo, na conversa comum, pensamos muitas veze na cultura como equivalente às coisas mais eleveadas de espírito - arte, literatura, música e pintura. Os sociólogos incluem no conceito estas atividades, mas também muito mais. A cultura refere-se os modos de vida familiar, as formas de trabalho, as cerimônias religiosas e as ocupações dos tempos livres. Abrange também os bens que criam e que se tornam portadores de sentido para eles – arcos e flechas, arados, fábricas e máquinas, computadores, livros, habitações.

ETAPA 01

1. CULTURA, INDIVÍDUO E, SOCIEDADE

1.2. CULTURA

Cultura (vem do latim colere, que significa cultiva). Segundo a cultura é o complexo que inclui o conhecimento, crenças, arte, a moral, a lei os costumes e todos os outros hábitos e a capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

Cultura também é associada comumente, a altas formas de artística e ou técnicas da humanidade, como a música erudita européia. A cultura muitas vezes se confunde com noções de: desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamento de elite.

Cultura na língua latina, entre os romanos tinham sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra, para produção de espécie vegetais úteis ao consumo do homem. Cultura na filosofia é um conjunto de manifestações humanas que constrastam com a natureza ou comportamento natural. Na biologia é normalmente a criação especial do organismo. Cultura na antropologia é a totalidade de padrões apreendidos e desenvolvido pelo ser humano.

A principal característica de cultura é o chamado mecanismo adaptativo é a capacidade de responder ao meio de acordo com mudanças de hábitos, mais rápida do que uma possível evolução biológica. Já o mecanismo cumulativo são as modificações trazidas por uma geração que passam à geração seguinte, de modo que a cultura transforma-se perdendo e incorporando aspectos à sobrevivência, reduzindo os esforços das novas .

1.3 INDIVÍDUO

Indivíduo vem etimologicamente indivisível não pode ser dividida. Pode se referir-se a uma unidade independente em comparação com outras unidades. Unidade elementar de um sistema mais ou menos complexo.

As vezes significa indivíduo humano como uma pessoa. A Frequentemente designado numericamente nada em comum. Constituem indivíduo existente, tal como um indivíduo de uma espécie. Isto levanta problema da alma e do espírito humano.

indivíduo na idade moderna assume o significado de port-ferio que equivale a algo. A individualidade é individual é a noção alestrada de uma identidade conhecida como sujeito de predicado. O indivíduo avalia sendo um fenômeno de unidade que deixa no ar a sua relação com o real é o resultado da atividade do outro com a apreciação transcendental. Distingue entretanto a identidade, alterações dque fala primeiro da identidade numérica que é estadia ininterrupta na duração do tempo, e a segunda é a identidade narrativa que suporta alterações de personalidade, pois baseia-se na necesidade de diversidade precisa do outro.

1.4 SOCIEDADE

Sociedade do latim significa societes associação amistosa com outro, é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si, constituindo uma comunidade.

A sociedade é objeto de estudo comum entre as ciências sociais, especialmente a sociologia. A história, antropologia, e a geografia. É um grupo de indivíduos que formam um sistema semi-aberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertecentes ao mesmo grupo. Uma Sociedade é uma rede de relacionamento entre pessoas. O significado geral da sociedade refere-se simplismente a um grupo de pessoas vivendo juntos numa comunidade organizada.

A sociedade no geral considera o fato de que um indivíduo tem meios bastante limitados como uma unidade autônoma. Na antropologia as sociedades humanas são na maioria das vezes organizados de acordo com o seu principal meio de subsisitências. Muitas sociedades distribuem generosidades a mando de algum indivíduo ou de algum grupo maior de pessoas. Este tipo de generosidade pode ser vista de em todas as culturas conhecidas. Normalmente, indivíduo ou grupo generoso ganham prestígios ao realizar esses atos. Por outro lado membro pode evitar ou excluir os membros que violam as suas normas.

1.5 RELATÓRIO

O conceito de cultura, indivíduo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com