TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mídia - Corrupção: Ensaios e Críticas

Por:   •  26/6/2015  •  Dissertação  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

Mídia

Lima, em seu capítulo Mídia, trata das relações entre política, jornalismo e corrupção. O jornalismo, no Brasil, surge com os mesmos ideais da profissão nos EUA e na Europa, ou seja, o jornalista é aquele que tem a responsabilidade moral de erradicar o mal e mostrar as enfermidades sociais. A partir desse princípio surge a noção de jornalismo investigativo, com a missão de fiscalizar e denunciar o governo, a corrupção e os desvios.

Segundo o autor, com o advento do jornalismo investigativo, surgem os escândalos políticos midiáticos, doravante EPM. O EPM envolve tudo aquilo que está ligado ao campo político, isto é, o campo em que o poder político é exercido. Lima afirma, ainda, que um dos meios para se exercer o poder político é através do poder simbólico. A mídia é um dos recursos do poder simbólico, que cria e sustenta reputações e pode, portanto, destruí-las. Um EPM é, então, um evento em que uma atividade, antes oculta, é revelada pela mídia, utilizando do poder simbólico para expor a situação geralmente desonesta.

Lima destaca a falta de reflexão da mídia sobre seu próprio papel no cenário político brasileiro e o fato de não assumir seu papel como formador de opinião pública. Para o autor essa é uma contradição já antiga. A mídia age como principal fiscal da corrupção, tem, portanto, o poder de construir reputações – ou destruir -, entretanto, ela mesma não é fiscalizada, e em caso de eventuais acusações usa seu poder simbólico para desconstruir as suspeitas de corrupção. Apesar disso, o jornalismo brasileira obteve a 47ª colocação em um ranking mundial sobre a corrupção na mídia.

Referência Bibliográfica

LIMA, V. Mídia In: AURITZER, L.; BIGNOTO, N.; GUIMARÃES, J.; STARLING, H. (Orgs). Corrupção: ensaios e críticas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com