TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neoliberalismo

Trabalho Universitário: Neoliberalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

NEOLIBERALISMO

O Neoliberalismo é um novo modelo de economia adotada pelos governos, uma doutrina econômica onde se destaca o Capitalismo, reduzindo fortemente o papel do Estado na economia. A Globalização é um pré-requisito do Neoliberalismo onde há abertura da economia nas fronteiras e uma liberação de empresas internacionais no país. O Estado na economia Neoliberalista tem como objetivo privatizar as empresas estatais e terceirizar as responsabilidades do governo para as empresas privadas, conseguindo assim levantar capital para o Estado.

O Estado passa a não se sentir obrigado a investir na economia e, em outras diversas áreas como saúde, educação e infraestrutura deixando essa responsabilidade para as empresas privadas.

Suas consequências:

O Neoliberalismo está aumentando a pobreza, miséria e desigualdade social no mundo. Pois são as grandes multinacionais que ditam os preços de mercado para os consumidores, mão-de-obra, insumos e o lucro desejável fazendo com que empresas nacionais não consigam competir com as grandes empresas mundiais.

As multinacionais acabam aumentando a inflação assim elevando os preços dos produtos, também deslocam suas produções para países onde a mão-de-obra é mais barata, enfraquecendo a indústria e aumentando o desemprego em muitos países, por consequência aumentando a pobreza.

Futuro:

O Neoliberalismo permanecerá por vários anos, pois ainda existem países que estão aderindo a este modelo de governo, os especialistas já sabem que o Neoliberalismo na teoria funciona muito bem, mas na pratica devido ao egoísmo dos empreendedores e visando somente o lucro, a pobreza no mundo continuará crescendo.

Nos últimos anos temos visto que o Estado volta a ter mais participação sobre a economia do país, criando medidas de austeridade para combater as crises e faz tentativas de controle do mercado financeiro, também medidas de incentivo a indústria nacional.

A longo prazo o Neoliberalismo precisa urgente de leis para proteger cada Estado e sociedade de práticas ilegais do Capitalismo, levando em consideração principalmente o ser humano com tentativas de diminuir a pobreza e de melhores condições de vida para a população no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com