TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Notas Explicativas

Pesquisas Acadêmicas: Notas Explicativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  9.170 Palavras (37 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 37

NOTAS EXPLICATIVAS

Um dos maiores desafios da contabilidade é a qualidade e a quantidade das informações para os usuários das demonstrações contábeis,principalmente externos.

Com uso as notas explicativas veio para complementar estas informações. Podendo ser descritiva e na forma de quadros analíticos.

Auxilia na estética do balanço. A nota explicativa também é usado em caso de erro, porém nas demonstrações o erro persiste mas na nota explicativa o erro é esclarecido

As notas explicativas comforme a lei das sociedades por aççoes ,o cpc e algunz orgons reguladores.

geral

Esta prevista no 4° parágrafo do art.176 das Leis das Sociedades por Ações. As notas explicativas visam fornecer as informações necessárias para esclarecimento da situação patrimonial.

Objetivos Básicos Transparência.

Notas previstas na lei

A lei das Sociedades por Ações diz que toda empresa deve: Apresentar, divulgar, fornecer e indicar informações a fim de serem explicativas nas demonstrações contábeis, tais como:

Sobre a base de preparações das demonstrações financeiras e das práticas contábeis aplicáveis em algum negócio significativo;

As práticas contábeis adotadas no Brasil, que não estejam apresentadas anteriormente;

E para uma apresentação adequada das demonstrações financeiras deve colocar informações adicionais; E as notas devem ainda, indicar:

Os principais critérios de avaliação dos elementos patrimoniais; Os investimentos em outras sociedades; O aumento de valor de elementos do ativo resultante de novas avaliações;

Os ônus reais constituídos sobre elementos do ativo, as garantias prestadas a terceiros;  A taxa de juros, as datas de vencimento e as garantias das obrigações a longo prazo; O número, as espécies e classes das ações do capital social; As opções de compra de ações outorgadas e exercidas no exercício; Os ajustes de exercícios anteriores; Os eventos subseqüente a data de encerramento sobre a situação financeira e os resultados futuros da companhia.

A lei estabelece que devem ser indicados em Notas Explicativas os efeitos das mudanças de critérios contábeis

a menção dessas possibilidades de notas explicativas representa o conceito básico a ser seguido pelas empresas, podendo haver situações em que sejam necessárias notas adicionais

Mas em alguns casos não são aplicáveis, por não apresentarem informações relevantes, ou seja, de utilidade para esclarecimentos da demonstração financeira. EX: Companhia de prestação de serviços, em que seus estoques podem nada mais representar do que mero almoxarifado de materiais de escritório, não sendo necessário a divulgação de critérios de avaliação dos estoques.

NOTAS RECOMENDADAS PELO CPC

De acordo com CPC 26, aprovado pela Deliberação CVM n°595/09 e pela Resolução CFC n°1.185/09, dispõe que as notas explicativas devem auxiliar os usuários a compreender as demonstrações contábeis, sendo apresentadas na seguinte ordem:

A) Declaração de conformidades com os Pronunciamentos, Orientações e Interpretações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis;

B) Resumo das políticas significativas aplicadas; contábeis

C) Informação de suporte de itens apresentados nas demonstrações contábeis pela ordem em que cada demonstrações e cada rubrica sejam apresentadas;

(d) Outras divulgações, podendo incluir: passivos contingentes e compromissos contratuais não reconhecidos, e divulgações não financeiras.

Esses conjuntos de Leis e Pronunciamentos Técnicos do CPC servem para seja fornecido informações significativas e relevantes para os usuários das demonstrações contábeis.

NOTAS SOBRE OPERAÇAO OU CONTEXTO OPERACIONAL

Essa divulgação serve que os usuários das demonstrações contábeis possam saber avaliar a situação da empresa e seus resultados, isso tem sido feito nas notas explicativas com o titulo Operações Contexto Operacional. Sendo muito importante e necessária sua divulgação.

Principais critérios de avaliação

A necessidade de divulgação dos principais critérios de avaliações dos elementos patrimoniais denominadas de sumario das praticas contábeis. O objetivo da divulgação de uma nota explicativa com esse sumaria é permitir aos usuários o conhecimento das praticas contábeis necessária para melhor compreensão da situação patrimonial e financeira da empresa e de suas operações.

A companhia deve divulgar as praticas contábeis adotadas para todas as suas principais operações e elementos patrimoniais. É muito importante que se expressem nas notas os critérios contábeis de operações típicas de seu ramo.

Existem inúmeras praticas contábeis importantes das principais contas da empresa que devem ser descritas.

Os aspetos mais importantes a serem cobertos pelas notas explicativas são:

• O critério de avaliação das aplicações temporárias em títulos e valores imobiliários, em ouro,

• A base da constituição das perdas estimadas em critérios de liquidação duvidosa,

• Critérios de avaliações dos estoques,

• Os critérios de avaliações do imobilizado,

• Critério de avaliação dos investimentos,

• Critério de registro dos passivos,

• A base de contabilização do imposto de renda a pagar inclusive quanto a consideração dos incentivos fiscais corespondentes e a adoção do deferimento do imposto de renda,

• Formas do reconhecimento dos efeitos da inflação.

Investimentos

Todas as informações requeridas que devem estar empresa nessa nota explicativa estão mencionadas no art. 247 da lei das S,A. Referem especificamente aos investimentos de coligadas e controladas.

O art. 243 estabelece que o relatório anual da administração deve relacionar os investimentos da companhia em sociedades coligas e controladas e mencionar modificações ocorridas durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com