TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O 18 Brumário de Luis Bonaparte

Por:   •  19/6/2019  •  Resenha  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

Karl Marx foi um intelectual do século XIX que focou seu trabalho no estudo do capitalismo e suas influências nas políticas burocráticas do Estado-nação, nas revoluções políticas e sociais e na hierarquia de classes. Como interdisciplinar, Marx analisou os eventos históricos antes e durante sua vida de uma perspectiva econômica, social e filosófica. Uma das publicações mais controversas e debatidas de Marx, O décimo oitavo Brumário de Luís Bonaparte, foi um relato do jornalista sobre os anos anteriores e que levaram ao golpe de Estado de Louis Bonaparte em 1851, que culminou em sua eventual ascensão ao ditador do segundo francês. Império. O principal objetivo de Marx no décimo oitavo Brumário é explicar por que sua teoria de uma "interpretação da história baseada na classe" não se deu na França revolucionária.

Na França do século 19, uma economia capitalista crescente resultou em uma distribuição de riqueza entre a população. Isso alterou as hierarquias societárias francesas tradicionais e levou ao surgimento de uma nova classe com diferentes graus de riqueza e controle da produção material. Amplamente rotulado como burguês, esse influente grupo foi altamente fracionado e gradualmente emergiu para incluir tanto capitalistas de “dinheiro novo” quanto cidadãos de classe média mais comuns. De acordo com a teoria baseada em classes de Marx, a classe dominante deveria ter controle total do estado-nação. No entanto, a França revolucionária era uma anomalia, já que a influência burguesa no governo acabou sendo silenciada pela própria pessoa (Louis Bonaparte) que eles colocaram no poder. Assim, a tese de Marx no décimo oitavo Brumair afirma que facções políticas e choques de interesse dentro da burguesia causaram uma gradual perda de influência no governo francês. Para Marx, os burgueses acabaram sendo dispensáveis ​​por Bonaparte e o golpe de Estado bem-sucedido graças ao grande apoio entre as massas e uma constituição que deu ao presidente um tremendo poder burocrático.

O décimo oitavo Brumário não é historicamente cronológico, mas vai e volta entre a derrubada do rei Luís Filipe, em fevereiro de 1848, até o bem sucedido golpe de Estado de Bonaparte, em dezembro de 1851. O livro centra-se nos numerosos fracassos burgueses e fracassados. o proletariado para assumir o controle do governo francês. Entre maio de 1848 e maio de 1849, os republicanos burgueses aproveitaram o governo francês “provisório” dos proletários “socialistas” e democratas pequeno-burgueses que prometiam governar em nome do povo. Foi nessa época que uma constituição foi redigida, na qual o futuro presidente elegeu o poder de todas as forças armadas, bem como a tarefa pessoal de nomear e demitir funcionários na assembléia nacional.

Nas eleições presidenciais de dezembro de 1848, Louis Bonaparte venceu por um deslizamento de terra, apelando às massas e prometendo não novos impostos. No entanto, Marx não dá crédito a Bonaparte e, em vez disso, argumenta que a presidência foi ganha graças ao partido de ordem, constituído pelos proprietários de terras Bourbon ou "dinheiro velho" e pelos capitalistas orleanistas ou "novo dinheiro". Esses eram talvez os dois grupos mais fracionados dentro da burguesia, e haviam deixado de lado suas diferenças quando perceberam que a vitória de Bonaparte era iminente. Uma vez no poder, Bonaparte substituiu os republicanos burgueses pelo partido da ordem na assembléia nacional. Na visão de Marx, Bonaparte tinha jogado “fantoche” para o partido da ordem.

Como seu tempo no cargo continuou, Bonaparte começou a consolidar mais e mais poder em grande parte devido à constituição elaborada pela burguesia. Enquanto no início do cargo ele teve que apaziguar os vários partidos políticos que poderiam removê-lo, Bonaparte finalmente conseguiu situar seus aliados políticos na assembléia nacional e em outros altos cargos do governo sem muito conflito. Para obter apoio e unir o público em geral, Bonaparte alimentou os temores dos cidadãos franceses, considerando reformas como a liberdade de imprensa socialista e uma ameaça à ordem e estabilidade dentro da república. Sua propaganda foi capaz de convencer o público de que tempos difíceis às vezes pediam a suspensão do sufrágio e uma política de controle total do estado. A igreja recebeu a tarefa de educar os jovens e eles seguiram a política de pró-bonapartismo da mídia controlada pelo Estado. Para apaziguar o lumpenproleteriat, seu maior grupo de simpatizantes, Bonaparte ofereceu empréstimos e empregos em seu próprio exército privado, que Marx apelidou de “dezembristas”. Gerido por generais pró-bonapartistas, este exército de bandidos foi influente em manter idéias revolucionárias e radicais. Finalmente, o culto de Bonaparte (ele era sobrinho de Napoleão) era uma arma poderosa em seu arsenal psicológico. Enquanto ele continuava a elogiar seu governo por manter a França fora do caos, Louis Bonaparte estava abrindo caminho para seguir os passos de seu tio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com