TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“O 18 Brumário de Luís Bonaparte”

Por:   •  12/4/2016  •  Resenha  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 3

A obra “O 18 Brumário de Luís Bonaparte” foi escrito para ser publicado em um jornal e, dessa forma, não é um texto de difícil leitura. Marx tentou mostrar nesse livro a viabilidade da Teoria da História, formulada no livro A Ideologia Alemã.

O livro se concentra num período no qual se cristalizam importantes determinações que ajudam a compreender como se articulam revoluções no mundo moderno. É uma narração que parte de uma distinção entre revolução política e revolução social.

O autor procura justificar porque duas revoluções de participação popular que se consolidaram em uma revolta generalizada contra o governo resultaram em ditaduras, que foram guiadas por dois homens da mesma família (Napoleão Bonaparte e Luís Bonaparte)

O autor tentou entender como duas revoluções que pediam mais participação do povo e consolidaram uma revolta generalizada contra o governo resultaram em ditaduras. E mais, ditaduras guiadas por dois homens da mesma família. Marx explica como o governo manobrou a população para que ela se rebelasse contra um instrumento constitucional que a representava.

Para Marx, as revoluções na França mudaram a forma de governo, mas deixaram intocadas as estruturas sociais. O golpe de estado dado por Luís Bonaparte na França é uma repetição, sendo a primeira vez (Napoleão) como tragédia e a segunda vez como uma farsa.

Marx sustenta que a única coisa que permite a compreensão desses acontecimentos é a premissa de que a história é sempre a história da luta de classes, que é resultado do conflito entre burguesia e proletariado. Dessa forma, as revoluções do futuro seriam sociais (do proletariado).

A sucessão dos acontecimentos históricos pode ser explicada a partir das jornadas de junho de 1948. Mesmo depois da derrota do proletariado, a revolução social vai ser o elemento central dos desdobramentos históricos. Já não sob forma de uma ação potencialmente forte do proletariado, mas ainda como ação. Isso pauta as ações da burguesia, que entrega seu poder a um terceiro (Bonapartismo). Ou seja, a ameaça de uma revolução social altera a configuração do próprio capitalismo.

Uma das novidades desse texto consiste na atenção que Marx vai dar à ação política das outras classes. Ele não vai falar mais de uma forma homogênea e uniforme. A burguesia é constituída de várias facções (industrial, latifundiária, aristocracia francesa). Essas facções estarão na base dos grupos monárquicos.

Para além da burguesia, Marx apresenta ações de outras classes: a pequena burguesia e o campesinato. A primeira assume o comando de oposição durante a Assembleia Nacional.

A consciência se desloca dos interesses materiais e se aliena e isso constitui uma força política, base da ação política das próprias classes. A consciência parece uma máscara, uma representação. “Os homens fazem a sua própria história; contudo, não a fazem de livre e espontânea vontade, pois não são eles quem escolhem as circunstâncias sob as quais ela é feita, mas estas lhes foram transmitidas assim como se encontram.” (Capítulo I). Para Marx, os atos individuais não movem a história, sendo as lutas entre as classes sociais responsáveis pelas grandes transformações.

Ou seja, na Revolução de 1848 os homens pensavam imitar a Revolução de 1789.

Existe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com