TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aluno Computador

Por:   •  11/7/2019  •  Resenha  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  2.290 Visualizações

Página 1 de 2

ALVES, Rubens. O Aluno Computador.

Fonte, revista Educação, ano 2011.

O texto “O Aluno Computador” do escritor e educador Rubens Alves, trás de forma muito inteligente as questões sobre os procedimentos efetivos de ensino.

O personagem de nome Memorioso, como o próprio nome sugere tem a incrível habilidade de memorizar tudo com muita facilidade e é aos olhos de todos professores e dos pais um brilhante aluno e um filho perfeito.

Dentro desta conjuntura sustenta-se uma aprendizagem com princípios na memorização de conceitos, datas e fórmulas onde o aluno semente é receptor de conhecimentos e o acumulado durante sua jornada escolar. Um método que prioriza por conteúdo e que o aluno recebe uma quantidade desmedida de informações sem que tenha uma contextualização ou reflexão sobre os mesmos certamente é o vislumbre de um método de ensino retórico.

No trecho do texto …“Seus companheiros reclamavam dizendo que aquilas coisas que lhes eram ensinadas não faziam sentido. Não aprendiam”. Observa-se a aflição  dos colegas de Memorioso, sentiam-se angustiados e talvez subestimados diante a grande capacidade de memorização de conhecimentos de Memorizo.

E eu aqui me detenho dentro do que o próprio texto nos traz em reflexão “ quanto é valido ter alunos memorizadores? É ilusório de que um aluno é um aluno perfeito porque sabe memorizar conteúdos. As crianças precisas ser estimuladas para que estas sintam curiosidades em investigar, a descobrir o porquês das coisas e assim incitá-las a reflexão.

Todos em quanto sociedade e é o papel  estamos ligados ao incentivo da formação de seres pensantes, criticos par que não se tornem robôs

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com